TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatura Integrada Por Computador

Por:   •  30/4/2020  •  Artigo  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

A função de cada sistema CAx e suas formas de interação com a Manufatura Integrada por Computador (CIM)  

        Tomando-se como base os artigos e materiais disponibilizados, é possível destacar e enaltecer a importância da utilização dos sistemas CAx nos processos de produção em organizações, bem como a aplicabilidade para a solução de problemas e ganhos de benefícios para o processo e para as tecnologias envolvidas. Assim, dentre esses sistemas, é possível destacar os sistemas CAD, CAM, CNC e CAE; além de demonstrar o alinhamento direto dessas ferramentas com a manufatura integrada por computador.

        Primeiramente, o CAD (Desenho Assistido por Computador) tem como intuito acelerar o trabalho dos projetistas, agilizar a precisão dos desenhos e trabalhar com listas de componentes específicas. É possível destacar que o sistema CAD vem exercendo um papel importante na gestão e desenvolvimento de projetos. Sua principal utilização está atrelada à construção de elementos tridimensionais de produtos por meios computacionais. Além da parte técnica, é possível notar a influência da utilização do CAD nos seguintes tópicos de gestão de projetos: tempo, qualidade, custo, flexibilidade, comunicação, integração e inovação.

        Em contexto semelhante, os sistemas CAM (Fabricação Assistida por Computador) permitem a geração de programas NC para operações de torneamento, eletroerosão e fresamento. Em geral, os sistemas CAM geram os programas NC através segmentos de retas, utilizando os comandos G01, de acordo com a norma DIN 66025. O software CAM também tem como objetivo calcular as trajetórias de ferramentas contidas em um programa NC.

        A ferramenta CNC (Comando Numérico Computadorizado) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado em tornos e centros de usinagem. A execução do programa, na máquina, se dará por meio de uma transmissão online entre a máquina CNC e um computador externo contendo o programa CNC. Essa transmissão é feita com o auxílio de um cabo de comunicação padrão RS232. Para a máquina CNC executar a manufatura de um molde, ela precisa de um programa NC contendo as trajetórias das ferramentas, gerado pelo CAM.

        Por fim, a Engenharia Auxiliada por Computador (CAE) possibilita ao projetista realizar análises de esforços submetendo o modelo 3D a simulações de esforços aos quais a peça real estará sujeita em campo. Com isso, é possível prever se uma garra de fixação irá suportar a flexão que será submetida na montagem das peças. Caso seja detectado uma falha, é possível alterar as dimensões da garra e refazer o teste no CAE.

        É possível concluir que, de forma generalizada, a forma como cada ferramenta interage com a Manufatura Integrada por Computador é variável de acordo com a demanda da operação/produção. Todas as tecnologias trazem benefícios notórios para as empresas que as utilizam. Porém, é importante ressaltar a necessidade de haver um conhecimento prévio, ter uma equipe qualificada e realizar estudos de mercado consolidados para que o utilização das ferramentas não seja prejudicial para o processo de produção vigente e, possivelmente, defasado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com