TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METAL-MECÃNICA

Por:   •  18/5/2017  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA METAL-MECÃNICA

A obra sob comento é do atual trabalho dos autores sobre manufaturas integradas por computador. Trata-se de um estudo de caso em uma empresa de metal-mecânica, onde é feita a análise da produção após a implementação da  Manufatura Integrada por Computador (CIM – Computer Integrated Manufacturing).Sendo abordados conceitos  teóricos sobre PCP(Planejamento e Controle da Produção),a implantação e integração com o CIM ,além dos resultados obtidos a partir do sistema.

O artigo está dividido em 5 capítulos , no qual o primeiro dá uma breve introdução sobre o         que é o sistema CIM  como também define-o como ápice da evolução tecnológica de produção para atingir a integração dos recursos do sistema operacional.

O segundo define o conceito de PCP, que consiste em atividades de decisão em que é preciso traduzir, direcionar, projetar e controlar operações de todas as áreas funcionais da empresa. Para tanto, de acordo com os autores as manufaturas tem investido em Tecnologia de informação (TI), baseados em quatro níveis de integração: Interconectividade, Interoperabilidade Consistência Semântica e Integração Convergente. A partir desses aspectos com a associação de Tecnologia da informação e PCP aparece a necessidade do CIM que significa a completa automatização dos processos fabris, possibilitando a reunião de todos os departamentos aumentando os índices de interligação, flexibilidade e evolutibilidade.

Esse sistema articula estações de processamento capazes de processar, de modos automáticos vários componentes através de fontes de informações do âmbito externo e interno ao chão de fábrica. A estrutura do CIM está fundamentada no Sistema de Controle Hierárquico Distribuído, associados hierarquicamente a quatro níveis – máquina, célula, setor e fábrica. Em comparação com sistemas tradicionais os benefícios são o aumento da produtividade, a redução dos custos e do trabalho em processo bem como o aumento da qualidade do produto.

Posteriormente os autores caracterizaram o estudo de caso, informando a localização da empresa, situada no interior de São Paulo, e seu ramo de atuação, como também o período de implantação e acompanhamento que foi de dez meses, entre novembro de 2010 e agosto de 2011, e a coleta de dados. Esta foi feita por módulo denominado CRP-DA cuja sigla significa Controle de Recursos Produtivos, automatizando os apontamentos da produção onde disponibiliza diversos controles como: carga de máquina, rendimento, eficiência, tempo padrão, tempo real de produção, índices OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficiência Global do Equipamento) e um conjunto de relatórios e análises comparativas na qual são compreendidas informações como: início e fim da produção, setup, paradas, motivos de parada, quantidade produzida, refugo e retrabalhos. Além disso, esse módulo se comunica a sistemas de ERP permitindo a importação de dados cadastrais e a exportação dos dados coletados na produção. Para implantar os sistemas coletores foram dispostos entre os setores de Controle Numérico Computadorizado (CNC), usinagem e montagem. Funcionários do PCP e da produção passaram por treinamento para garantir o recolhimento correto dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com