TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Mental Hipótese de Gaia

Por:   •  29/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Geologia

1)O que é uma hipótese científica e o que é uma teoria científica?

Uma hipótese é uma tentativa de explicação sobre determinado fenômeno que pode ser testada por meio de investigações adicionais, já uma teoria é uma explicação bem fundamentada de observações para descrever determinado fenômeno

2) O que é catastrofismo e uniformitarismo?

O catastrofismo teve como principal defensor Georges Cuvier, considerado o pai da Paleontologia. Segundo a teoria, as grandes alterações ocorridas à superfície da Terra foram provocadas por grandes catástrofes, como por exemplo inundações e essas mudanças ocorridas seriam pontuais, dirigidas e sem ciclicidade.

O uniformitarismo teve como principal defensor James Hutton, hoje considerado como pai da geologia moderna, o uniformitarismo pressupõe três princípios: as leis naturais são constantes no tempo e no espaço; deve-se explicar o passado com base no que se observa hoje e as mudanças geológicas são lentas e graduais.

Dessa forma, defensores do uniformitarismo buscavam refutar o catastrofismo, sustentando a ideia  que a crosta terrestre teria se formado por processos ocorridos ao longo do tempo geológico, e não por cataclismos eventuais.

3) Qual a idade da terra?

A Terra tem aproximadamente 4,54 bilhões de anos, com base no período de meia vida dos elementos é possível datar a idade da terra. Minerais formados da lava de vulcões possuem traços de elementos radioativos que decaem com o tempo até atingir sua forma mais estável sendo possível fazer proporção entre o elemento original e elemento resultante do decaimento atômico. A meia vida do urânio-238, tem um período de meia vida de mais de 4 bilhões de anos e através da datação radiométrica geólogos conseguiram encontrar minerais de até 4,4 bilhões de anos. Porém, meteoritos que atingiram a terá datam cerca de 4,56 bilhões e com esses dados puderam datar a possível idade da terra.

4) O que são desastres naturais?

São fenómenos naturais que impactam a sociedade de forma negativa, esses fenómenos representam o ciclo natural da terra, no entanto sua frequência aumentou bastante por conta do aquecimento global, que tem sua contribuição humana, ocasionando desequilíbrio resultando em no aumento dos desastres naturais. Para o ser humano esses fenómenos são verdadeiros prejuízos, para a natureza representa renovação e manutenção, uma forma dos elementos da natureza atingirem seu equilíbrio.

5) O que é Geologia? Qual o objeto de estudo da Geologia ?

A geologia é definida como a ciência que estuda a superfície e estrutura interna do planeta terra: a origem, evolução e estrutura da terra por meio de estudos de formação de minerais e rochas,  fatores que condicionam a formação e transformação do planeta, bem como formação dos depósitos minerais, reservas de petróleo entre outras questões associadas as rochas, solos e composição da estruturas terrestre. É uma ciência que  interage com outras áreas como física, química, biologia e matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com