TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Eletromagnéticas

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]                                                           [pic 2][pic 3]

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Tecnologia e Geociências

Departamento de Eletrônica e Sistemas – DES

Medidas Eletromagnéticas

Prof. Mauro Rodrigues dos Santos

Relatório

Trabalho Proposto

Medidas Eletromagnéticas

Recife, 19 de março de 2013

Resumo

Este é o relatório do trabalho proposto (prática) na disciplina “Medidas Eletromagnéticas” da Universidade Federal de Pernambuco, no curso de Engenharia eletrônica.  Por meio deste foram apresentados os métodos utilizados para a montagem de um circuito impresso, avaliações utilizando técnicas de metrologia científica, cujas aplicações culminaram na última atribuição do projeto, a criação de um sistema para efetuar medidas indiretas de temperatura.


Sumário

  1. Introdução

  1. Objetivos do Trabalho
  1. Metodologia
  1. Desenvolvimento
  1. Análise dos Resultados
  1. Conclusão
  1.  Anexos

  1. Introdução

        Com este trabalho pôde-se aplicar variados conceitos científicos e práticos aprendidos na disciplina “Medidas Eletromagnéticas”, com o objetivo de realizar um sistema de medição para efetuar medidas indiretas da temperatura, analisando e garantindo sua confiabilidade (precisão, exatidão, tolerância dos componentes etc.).

Para tal, foi projetada e devidamente construída uma placa de circuito impresso na qual se providenciou a montagem de um amplificador de sinal (tensão), cujo módulo do ganho foi 5.    

Também foram feitos procedimentos (medidas) com finalidade de definir a qualidade de um lote de resistências e avaliar a rede elétrica do Laboratório Didático, os instrumentos de medição propostos (voltímetros analógico, digital e TRUE RMS) e o ganho do circuito montado na placa impressa.


  1. Objetivo

        Construir um sistema de medição de temperatura composto por um sensor, um amplificador e um multímetro; analisar a variação da tensão de uma rede elétrica; medir e comparar a resistência de diferentes resistores de mesmo valor nominal; e realizar um processo de medições com instrumentações diferenciadas com fim observar as discrepâncias das indicações e, assim, poder avaliá-los quanto a sua funcionalidade.


  1. Metodologia

3.1 - Confecção de uma placa de circuito impresso

        Primeiramente, foi preciso compreender o funcionamento de um amplificador operacional em um circuito, avaliando a sua atribuição em função de componentes externos que acabam por influenciar em seu funcionamento. Na imagem a seguir, encontra-se o esquema de um circuito simples com amplificador operacional:

[pic 4]

Figura 1: Amplificador operacional 741 na configuração inversora.

        Como a resistência de entrada do amplificador operacional é da ordem de 106Ω (no caso ideal, assume-se infinita), a corrente neste terminal é praticamente nula. Dessa maneira, a corrente que passa pelo resistor R1 é a mesma corrente que passa pelo resistor R2.

A engenharia presente no amplificador operacional força os terminais de entrada (inversor e não inversor) a apresentarem a mesma tensão. Como a entrada não inversora está aterrada, a tensão na entrada inversora será nula (terra virtual). Logo, usando as leis de Kirchhoff:

[pic 5]                                                  (1)

Definindo ganho (A) como:

[pic 6]                                                                          (2)

Conclui-se que:

[pic 7]                                                                           (3)

        Com estas informações em mente, foi escolhido um ganho A=5 V/V. Para chegar a tal, usando a relação encontrada na equação (3), decidiu-se por utilizar resistores de resistência nominal R2 =10kΩ e R1 = 2kΩ. Como não se produz em grande escala resistores desta última resistência nominal, utilizou-se, assim, dois resistores de 1kΩ em série.

3.2 Avaliação de dois lotes de resistores (R1 e R2)

        Para efetuar a avaliação da qualidade da fabricação de resistores de um mesmo lote, analisou-se a média aritmética das indicações e calcularam-se os desvios padrão e médio a partir do conhecimento do valor de resistência nominal dos resistores.

        

A média aritmética das resistências pode ser calculada diretamente a partir da definição:

[pic 8]                                                                (4)

        O desvio médio:

[pic 9], onde:                                                        (5)

[pic 10] e Rn é a resistência nominal.

        

        O desvio padrão:

[pic 11]                                                        (6)

No caso, sendo n o número de medições (igual ao número de resistores), foram usados lotes contendo 15 resistores, ou seja, n=15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com