TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE ECONOMIA AMBIENTAL

Por:   •  1/9/2019  •  Seminário  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: Ana Paula Schneider________________________________________________________             PESO: 1,5                 NOTA: __________      

Atividade Avaliativa 2: Métodos de Valoração Ambiental

Pesquise sobre os principais métodos de valoração ambiental existentes e preencha a tabela a seguir de acordo com o solicitado:

MVC

(Valoração Contingencial)

MPH

(Preços Hedônicos)

MCV

(Custos de Viagem)

MDR

(Dose-Resposta)

MCE

(Custos Evitados)

O que é?

Método de Valoração Contingente MVC se baseia na percepção ambiental dos indivíduos, de modo a captar a disposição a pagar (DAP) ou a disposição a receber (DAR) pela conservação ou permitir a degradação, respectivamente, de um determinado recurso ambiental (FREITAS et al. 2010).

Valora um imóvel considerando as características locacional e ambiental para estimar preços de propriedades (NOGUEIRA; MEDEIROS; ARRUDA, 2000 apud CONSTANTINO et al. 2017)

Estima o valor de um patrimônio ambiental, com base na procura por atividades recreativas, captando os gastos pagos (transporte, tempo de viagem, taxas, etc.) pelos visitantes para usufruir do local (MAIA; ROMEIRO; REYDON, 2004 apud CONSTANTINO et al. 2017)

O MDR é um método que trata a qualidade ambiental como um fator de produção. Assim, “mudanças na qualidade ambiental levam a mudanças na produtividade e custos de produção, os quais levam por sua vez a mudanças nos preços e níveis de produção, que podem ser observados e mensurados” (HUFSCHMIDT et al., 1983 apud FONSECA et al.)

Estima o valor do meio ambiente por meio dos valores desembolsados com defensivos ou preventivos, visando diminuir ou evitar danos nas características ambientais (MAIA; ROMEIRO; REYDON, 2004 apud CONSTANTINO et al. 2017).

O que leva em consideração?

Através de um questionário bem estruturado o autor deve simular um comportamento de um mercado hipotético, onde o mesmo deve buscar a máxima disposição a pagar pelo recurso natural em questão.

As pesquisas devem ser realizadas com diferentes tipos de indivíduos com idades, classe social, preferências e locais da cidade diferentes, para assim conter maior representatividade e a pesquisa ser menos tendenciosa.

A base deste método é a identificação de atributos ou características de um bem composto privado cujos atributos sejam complementares a bens ou serviços ambientais. Identificando esta complementaridade, é possível mensurar o preço implícito do atributo ambiental no preço de mercado quando outros atributos são isolados (MOTTA 1997). Leva em consideração que imóveis podem obter características semelhantes mas podem ter distintos preços de mercado em função de seus atributos ambientais.

Através de pesquisas o método consiste em utilizar pesquisas com indivíduos frequentastes de um patrimônio natural, onde é captada informações como a quantidade de tempo (custo de oportunidade) e de dinheiro (custo real) que uma pessoa ou família emprega ao visitar um espaço natural.

Caracteriza-se por utilizar preços de mercado de acordo com a realidade de cada local.

AO método é utilizado quando um recurso ambiental for considerado um fator de produção de algum bem transacionável no mercado (TOLMASQUIM, 2000).

A ideia central do MCE, é analisar situações em que o custo incorrido para se evitar um dano ambiental é adotado como forma de estimar o valor desse dano”. Não se trata de uma valoração direta do dano ambiental, mas do quanto se deve gastar para que o recurso ambiental se mantenha inalterado (YOUNG 2015 apud CASTRO; NOGUEIRA 2017)

É um método direto ou indireto?

Método direto de valoração, com Disposição a Pagar Direta(Maia et al., 2004 apud Fonseca et al.)

Método direto de valoração com Disposição a Pagar Indireta. (Maia et al., 2004 apud Fonseca et al.)

Método direto de valoração com Disposição a Pagar Indireta. (Maia et al., 2004 apud Fonseca et al.)

Método indireto de valoração .

Método indireto de valoração  

É um método em função da produção ou da demanda?

É um método pela função da demanda pois conforme Motta (1997) o método em função da demanda a variação da disponibilidade do recurso e altera o nível de bem-estar das pessoas e, portanto, é possível identificar as medidas de disposição a pagar (ou aceitar) das pessoas em relação a estas variações.

Em função da demanda

Em função da demanda

Em função da produção.

O MCE é classificado como um dos métodos função produção, no qual o recurso ambiental é um insumo de um bem ou serviço privado e representa gastos que seriam incorridos em bens substitutos de modo a manter inalterado o nível de produção do bem privado (CASTRO; NOGUEIRA 2017).

Reflete a preferência relatada ou revelada?

O método é classificado como de preferência declarada (relatada), os indivíduos declaram as suas preferências em questionários simulando mercados hipotéticos.

Método baseado por preferência revelada pois o indivíduo revela suas preferências por meio de compra de certos bens de mercado associados ao uso ou consumo do bem ambiental.

Método baseado por preferência revelada.

Método baseado por preferência declarada (relatada).

Método baseado por preferência revelada.

Qual é a principal vantagem?

O método de valoração contingente é hoje o único capaz de obter estimativas de quais seriam os valores de existência dos atributos ambientais.

Esse método elimina a possibilidade de captar possibilidades de valores de não-uso.

A vantagem deste método é que não é necessária a criação de mercados hipotéticos, sendo o comportamento observado diretamente, por meio de entrevistas

A vantagem desse tipo de estudo com enfoque no MDR é seu baixo custo de realização, pois necessita de apenas séries temporais de monitoramento ambiental.

Uma das principais vantagens do método é que ele é útil em comparação com as abordagens baseadas nos custos, que assumem implicitamente os danos que vale a pena evitar.

Qual é a principal desvantagem?

Captar valores ambientais de indivíduos sobre questões para os quais não estão familiarizados ou desconhecem.

A utilização de indicadores de propriedade próximas a áreas de risco (favelas, perigos de desabamentos, entre outros) mostra que na maior parte das vezes não é possível captar valor absoluto do impacto.

A desvantagem deste método é que é muito subjetivo avaliar o custo de meios de transporte, pois eles podem variar de uma situação para outra. Dessa forma, este método deve adicionar a seu custo todos os gastos possíveis que envolvam os serviços ambientais, para que obtenha dados mais reais.

Em países pouco desenvolvidos a preocupação com os danos ambientais ainda é baixo, sendo assim esse tipo de método pode não ser o mais adequado.

Desconsidera alguns fatores como a existência de um comportamento altruísta do indivíduo para medir o valor atribuído à vida ou à saúde e à falta de informação sobre os reais benefícios do bem ou serviço ambiental, (MIRANDA; VITALE; ZAMPIER, 2009 apud CASTRO; NOGUEIRA 2017).

Referências consultadas na pesquisa (colocar links):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com