TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATERRO SANITARIO

Por:   •  12/11/2021  •  Monografia  •  8.209 Palavras (33 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 33
  1. SUMÁRIO[pic 1]

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................

9

2 REFERENCIAL TEÓRICO ..............................................................................

12

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL..................................................

12

2.2 RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.................................................................

13

2.3 CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.............................

15

2.4 GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS........................................

16

2.5 ATERRO SANITÁRIO....................................................................................

18

2.6 PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE RECICLÁVEIS............

20

2.7 VIABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA RECICLAGEM.................................

21

3 METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................

24

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS................................

25

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................

36

REFERÊNCIAS....................................................................................................

38

APÊNDICE – QUESTIONÁRIO PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES..........

41

  1. 1 INTRODUÇÃO

O meio ambiente saudável é a garantia de sobrevivência de todas as espécies, fato este que envolve principalmente o ser humano, que é o principal responsável pelas mudanças ocorridas na natureza, devido a suas ações que objetivam claramente o desenvolvimento econômico e financeiro, esquecendo-se do socioambiental.

A necessidade de trabalhar a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental ganha a cada dia mais importância em todas as ciências, sendo que os profissionais da Engenharia Civil devem estar cientes de sua responsabilidade neste contexto, o que gerou a motivação para o desenvolvimento deste estudo.

O crescimento populacional, o processo de urbanização e a revolução tecnológica geraram um novo estilo de vida em toda a sociedade, especialmente, no que se relaciona a produção de resíduos sólidos, ou seja, de lixo que necessitam de uma destinação adequada, ainda mais nos grandes centros urbanos. É preciso ainda comentar que além da quantidade, os resíduos sólidos produzidos pela forma de vida do homem contemporâneo possuem em sua composição elementos sintéticos e perigosos ao ecossistema e à saúde humana, por isso é preciso trabalhar a responsabilidade socioambiental (GOUVEIA, 2012).

Surgiram assim empresas que atuam nas atividades de destinação adequada aos resíduos sólidos, com sua base de formação fundamentada na responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e capacidade de reconhecer que somente ações sérias e rápidas permitirão a continuidade da vida no planeta.

A destinação dos resíduos sólidos urbanos pode ser em aterros sanitários ou a reciclagem que é a reutilização desses resíduos sólidos, ação esta que gera benefícios para toda a comunidade a partir de ações socioambientais relevantes em caráter ambiental e, também econômico-financeiro. Assim realizou-se um levantamento quantitativo de resíduos sólidos gerados no Município de Rondonópolis-MT, de forma a demonstrar os benefícios socioambientais que a destinação adequada destes resíduos pode gerar.

Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNR's nº 12.305/2010. Ainda durante este estudo foram apresentadas alternativas de reutilização ou formas de reciclagem dos resíduos sólidos, demonstrando como a responsabilidade socioambiental. Entende-se que as empresas envolvidas no processo podem contribuir com o meio ambiente e com a geração de renda.

Um dos problemas que mais vem causando discussão em Rondonópolis-MT se relaciona ao fato de que é preciso respeitar o Plano Diretor e Participativo do Município, no que se relaciona a questão ambiental e ao direcionamento dos resíduos sólidos urbanos, mas para isso, é preciso a participação de toda a população.

Sabe-se que o SANEAR é a empresa que presta serviço para o Município de Rondonópolis-MT na coleta e destinação adequado dos resíduos sólidos, sendo as duas etapas precárias. Porém, é de conhecimento geral de que o volume de resisudos sólidos gerados é maior que a capacidade de destinação adequada, sendo que um grande volume é destinado ao Lixão municipal e, posterior, acomodamento dos resíduos em aterros sanitários.

O adequado seria a efetivação de um sistema de coleta seletiva associada a reciclagem e/ou reutilização dos resíduos sólidos o que gerariam ações em benefício de toda a sociedade, todavia esta ação deve ser realizada de forma conjunta entre empresas recicladoras, Prefeitura Municipal e a própria sociedade que deveria separar o lixo em suas casas, fazendo com que os resíduos sólidos fossem corretamente descartados, coletados e destinados.

Neste sentido, a questão problema que norteou este estudo foi: Quais as principais ações de responsabilidade socioambiental das empresas que atuam na reciclagem dos resíduos sólidos em Rondonópolis-MT?

O objetivo geral do estudo é identificar as principais ações de responsabilidade socioambiental das empresas que atuam na reciclagem dos resíduos sólidos em Rondonópolis-MT.

Quanto aos objetivos específicos, este estudo apresentou: quantificar o montante de resíduos sólidos gerados no Município de Rondonópolis-MT; levantar os tipos de resíduos sólidos gerados em maior volume no Município de Rondonópolis-MT; buscar junto às cooperativas e associações que trabalham com a coleta seletiva de lixo como funciona o gerenciamento desses materiais e quais as destinações conferidas e apresentar alternativas sustentáveis para destinação dos resíduos sólidos gerados mediante o trabalho que já vem sendo desenvolvido no Município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (515.1 Kb)   docx (309.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com