TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONQUISTA DE MERCADO

Por:   •  2/6/2017  •  Seminário  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESUMO

O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS COLABORADORES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONQUISTA DE MERCADO

Gestão de Produtividade

Débora Teixeira da Rocha, RA: 4701775.

Com o atual estado da economia brasileira, tem-se procurado métodos para aumentar a qualidade e produtividade. Uma ferramenta que pode aumentar a produtividade é a valorização do capital intelectual que é a valorização e reconhecimento de pessoas da organização por meio de recompensas.

Antigamente o homem era visto apenas como uma ferramenta e as empresas se preocupavam apenas com a produção, com o decorrer dos anos foram surgindo estudos que provavam que a motivação do funcionário estava relacionada a produtividade.

Quando o colaborador se sente valorizado busca soluções para problemas, reduz desperdício, e melhora seu desempenho na produção. Essa valorização varia de pessoa para pessoa, deve ser estudado e aplicado estrategicamente. O reconhecimento é feito por meio de recompensas dadas como premiações por seu trabalho na organização.

Como a valorização varia de pessoa para pessoa, há uma certa dificuldade em definir a recompensa e como será a motivação dessa pessoa, por isso existem alguns critérios para valorização do colaborador.

O primeiro é o mercado de trabalho como informante, as informações estão ligadas aos movimentos e acontecimentos do mercado, porém não há dados suficientes com esse método e acaba gerando sentimento de injustiça aos colaboradores.

Depois tem padrões internos de equidade, que são definidos pela organização, de modo que seja comum e justo a todos, de acordo com a contribuição de cada colaborador. O cargo é a principal referência para diferencia para diferenciar a compensação dos colaboradores.

Logo após, começou-se a avaliar pelas habilidades dos colaboradores no desempenho de suas tarefas, porém ainda gerava insatisfação para muitos colaboradores.

        Então, passou-se a buscar melhores alternativas para o programa de recompensas, a melhor solução foi recompensar baseado na diferença de tempo entre tomada de decisão e a avaliação dos resultados da mesma. Foram desenvolvidas teorias e desenvolveram níveis de tempo de tomada de decisão, que vai desde nível 1 chão de fábrica até nível 7 que é o cargo mais alto da empresa.

        Com esse novo método a intenção já não é mais recompensar pelo cargo e sim reconhecidos pelo nível de complexidade e dificuldade de suas atribuições e responsabilidades, acompanhando suas ações.

        Desde o início da administração cientifica foram identificadas necessidades humanas, tais como: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização. No quesito recompensa nem sempre o dinheiro fala mais alto, o dinheiro é considerado uma remuneração básica. Outros tipos de recompensas são premiações, participação nos lucros e até na parte acionária da empresa.

O feedback dos superiores também contribui para valorização do colaborador, bem como higiene do local de trabalho, um colaborador que trabalha em um ambiente limpo sente que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com