TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acidente de Trabalho

Por:   •  16/6/2023  •  Artigo  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

POS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ACIDENTE DE TRABALHO

ALUNO: LORENI SERAFIM PROFESSOR:-------------------

LUCAS DO RIO VERDE– MT 2023

  1. INTRODUCAO

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.

A definição de acidente de trabalho pode ser obtida no artigo 19 da Lei n. 8.213/1991:

Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provo- cando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Além do acidente de trabalho também temo as doenças ocupacionais que são consideradas acidentes de trabalho, que são aquelas doenças patológicas oriundas do exercício da função de do trabalhador, a determinadas atividades , que consta na relação do ministério do trabalho e da previdência socia outras atividades que também são consideradas doenças ocupacionais são aquelas patologias adquiridas ou desencadeada em função das condição em que o trabalho e realizado.

Infelizmente no Brasil o acidente de trabalho ainda vem sendo uma triste realidade dados estatísticos da previdência social mostram que entres os anos de 2007 e 2013 aconteceram mais de 5milhoes de acidentes de trabalho, sendo destes 45% acidentes que acabaram em morte, invalidez permanente ou em afastamento temporário do emprego.

Neste trabalho abordaremos o acidente de trabalho ocorrido com uma motoniveladora em uma obra de recuperação asfáltica, na cidade de Colíder – MT, onde o ajudante veio a óbito após a motoniveladora passar por cima do mesmo.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é apresentar acidentes as possíveis causas do acidente ocor- rido com a motoniveladora e o ajudante geral que veio a óbito no local do acidente na cidade de Colíder Mato Grosso.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Segundo a reportagem do site /www.olhardireto.com.br o colaborador estava distribu- indo o cimento junto com outros trabalhadores na pista para a motoniveladora vir logo depois e espalhar o cimento que ficava em montes na pista, em determinado momento trabalhador se descuidou e a máquina o atropelou vindo a passar por cima deste trabalhador ocasionando le- sões graves levando a vítima a óbito.

Figura 1 – foto do acidente com a vítima e a maquina

Foto: Colíder News

[pic 1]

Como pudemos observar o acidente não e uma acidente típico que ocorre todos os dias, mas é um acidente no qual podemos tirar algumas lições, como técnica em segurança do traba- lho em analise sobre o acidente pontuo que faltou as orientações sobre a atividade a qual os colaboradores estavam desempenhando, faltou orientação ao operador da motoniveladora que não olhou ao se movimentar , mas faltou o principal que foi a coordenação da atividade, prova- velmente o colaborador estava distraído por outro trabalhador que ali estava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com