TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambientalismo, enquanto movimento social surge

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: GESTAO E CIENCIA DO MEIO AMBIENTE

ATIVIDADE AVALIATIVA AV 1 /VALOR: 5 PONTOS

Aluno (a):LUIS FERNANDO CAROLINO BRAGA; RA: 11312299

PROFª TELMA RIBEIRO

QUESTÃO 1 ( 2 pontos )- O ambientalismo, enquanto movimento social surge, efetivamente, nas décadas de 1960 e 1970, juntamente com outros movimentos de grande repercussão no mundo ocidental tais como o feminista, estudantil e hippie. É no bojo dos movimentos de contestação daquela época que os ecologistas começaram a levantar suas bandeiras, denunciando o modelo econômico capitalista que, entre outras mazelas, incentivava o consumismo, o desperdício, a destruição da natureza e a poluição das cidades.

  1. Elabore uma síntese sobre o contexto histórico-cultural onde emerge e se desenvolve o movimento ambientalista/ecológico no mundo.
  • Após a segunda Guerra mundial, novas energias foi introduzido no mundo, com o crescimento da industrialização Carros e mais carros é colocado nas ruas, assim aumentando a utilização de combustível cada vez mais e assim a poluição crescendo a uma taxa alta, crescendo juntamente o consumismo. Com o êxodo rural e a urbanização as cidades cada vez mais lotadas, os ambientalistas viu que a destruição da natureza estava crescendo mais e mais e a prejudicava todos ao longo do tempo. Foi onde os especialistas começaram a alertar a população por meio de movimentos ambientalistas e criações das comissões e das conferências para ser discutidos meios para os problemas do planeta Terra causado pela população.
  1. Explique a importância das grandes conferencias internacionais para o meio ambiente.
  • As grandes conferencias tem como objetivo, discutir as questões criticas ambientais que o Mundo enfrenta, as conferências tem o intuito de juntar todos os representantes do planeta para ser propostos metas e estratégias para combater os males que atinge o meio ambiente.

QUESTAO 2- ( 1,5 ponto)- Entende-se por Política Ambiental  o conjunto de princípios doutrinários que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais, quanto à regulamentação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente. Tais princípios são expressos no conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um dado território.

Cite as características da Politica Ambiental do Brasil

  • Tem como objetivo regularizar a apropriação dos recursos naturais no território nacional, como características podemos citar que o Estado é quem administra os recursos naturais onde atende a indústria nascente, o poder executivo concentra os instrumentos de gestão e controle dos recursos, sendo assim a sociedade não tem direito de estar presente nas elaborações das politicas ambientais.

QUESTAO 3- ( 1,5 pontos)- Analise a figura e escreva um texto argumentativo sobre a importância das discussões e ações sobre a temática ambiental e sobre seu papel como engenheiro Mecânico neste contexto de agravamento da crise ambiental no século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (126.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com