TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo de Ergonomia

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        Diante das transformações vividas no âmbito econômico, as pessoas se veem mais horas dentro de uma empresa com pessoas desconhecidas do que dentro de sua própria casa com seus familiares. Isso se deve por diversos fatores, mas o principal é garantir sua sobrevivência.

O trabalho é capaz de dignificar o homem, mudar destinos e transformar vidas, portanto é de suma importância que o ambiente de trabalho seja de algum modo, confortável e satisfatório para o colaborador, o que do contrário pode acarretar uma série de doenças não só físicas como também mentais.

Várias horas repetindo o mesmo processo, fazendo esforço físico, subindo várias vezes à escada durante o dia, a iluminação inadequada para o ambiente, o assento desregulado para o tamanho/altura do colaborador, ruídos, produtos estocados muito altos ou muito baixos, são alguns dos problemas diários que muitos dos colaboradores vivenciam. Contudo, é possível perceber que existem formas de mudar essa realidade e que seus benefícios são mútuos. Onde, o colaborador estará satisfeito com seu trabalho e poderá se tornar até mais eficiente e a empresa, que por sua vez, gastará bem menos com indenizações ou planos de saúde para os seus colaboradores. Portanto, a preocupação com a aplicação da ergonomia é fundamental e indispensável visando o bem-estar do colaborador, resultando então em maior produtividade.

Portanto, o presente artigo tem como principal objetivo fazer uma analise ergonômica de um posto de trabalho da área administrativa de uma micro pequena empresa localizada na cidade de Marabá-PA, para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa, chek-in list e visita in locco.

Organização do trabalho

Estresse

Jornada de trabalho

Metodologia

A empresa

        A empresa analisada está localizada no Sudeste do Pará na cidade de Marabá, é de porte pequeno, possuindo 4 funcionários, incluindo o dono, 1 gerente geral, 1 gerente administrativa, 1 auxiliar de escritório e 1 servente. Está no mercado desde 2008, revendendo produtos de materiais para construção, dos mais variados, destacando: telhas, louças de banheiro, metais, fios, cabos, tubos e etc. A filial está localizada em Goiânia-GO, de onde os materiais saem em direção até a empresa aqui estudada.

Coleta de dados

        Para a realização do presente estudo, foi realizado um estudo de caso com características de uma análise qualitativa e exploratória, qualitativa porque se baseou na opinião e experiência dos colaboradores, sem levar em consideração dados estatísticos, e exploratório porque fez-se um embasamento teórico para entender melhor a situação, além disso, foi aplicado um check list para os funcionários da empresa, para conhecermos mais as reclamações dos colaboradores, além disso, foi realizadas visitas in locco, onde foi possível conhecer os postos de trabalho e por isso, escolher um para analisar e aplicar ferramentas de conhecimento ergonômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com