TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO ERGONOMIA

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ergonomia

Turma: N01

Glaucia Regina De Oliveira Almeida

ERGONOMIA INDUSTRIAL

Ana Flávia Lima Rodrigues

Andrey Nevisky Mattias Nascimento

Beatriz Suzart Da Mata Ramos

Danilo Augusto Hora Silva

Fellipe Borges Soares Ribeiro

Marcos Tenisson Bonfim Cabral Junior

Aracaju, SE – BRASIL

2015

Ana Flávia Lima Rodrigues

Andrey Nevisky Mattias Nascimento

Beatriz Suzart Da Mata Ramos

Danilo Augusto Hora Silva

Fellipe Borges Soares Ribeiro

Marcos Tenisson Bonfim Cabral Junior

ERGONOMIA INDUSTRIAL

Artigo desenvolvido durante a disciplina de Ergonomia como parte da avaliação referente ao semestres 2015.1

ARACAJU, SE – BRASIL

2015

INTRODUÇÃO

  A Ergonomia Industrial é a correção ergonômica de situações de trabalho já implantado na indústria. A gestão dentro do ambiente ergonômico industrial tem como objetivo coordenar um programa de ergonomia na empresa, programa esse que tem a finalidade de adaptar as condições de trabalho ao trabalhador.

Diminuindo assim o risco de acidentes provenientes das atividades desempenhadas pelo colaborador, de forma que possa aumentar tanto o conforto do operador como a produtividade da empresa. A estruturação de um ambiente ergonomicamente adaptado deve seguir algumas condições para que o projeto surta os efeitos desejados. Como por exemplo aplicar métodos e ferramentas para alisar os postos de trabalho e classificar as atividades da empresa em uma escala de riscos ergonômicos.

 

  A coordenação de um programa ergonômico tem como finalidade diminuir o risco dos acidentes prováveis e até improváveis nas atividades exercidas pelos trabalhadores. Estruturalmente falando, as indústrias como um todo, devem se atentar para o bem-estar do contribuinte, pois com isto a produção alcançará o maior êxito possível .

  O planejamento ergonômico industrial almeja aumentar o conforto de todos que na indústria se encontram, classificar e mapear os riscos ali presente, estimular a produtividade dos empregados na busca de um ambiente mais propício, entres outros objetivos .

  A análise ergonômica do local serve para identificar o risco ergonômico das atividades desempenhadas naquele lugar. Análises estas que podem ser quantitativas, quando consistem na medição dos aparelhos correspondente ao corpo do colaborador, que fornecem um resultado numeroso. Por exemplo a antropometria. Ou qualitativas, quando o que é considerado de fato é a opinião dos funcionários através de entrevistas, que se baseiam nas incidências mais comuns ao local pesquisado .

  Conclui-se que é de grande importância que o responsável pelo levantamento compare o processo real e imaginário,visando efetuar a melhor análise ergonômica  industrial.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  A presente revisão tem como propósito apresentar a importância da Ergonomia na área industrial de uma forma direta, e com exemplos de métodos utilizados em empresas de áreas afins. 

  A ergonomia industrial tem como objetivo aumentar a produtividade e diminuir o risco dos acidentes prováveis e até improváveis nas atividades exercidas pelos trabalhadores das indústrias, indústrias elas que devem se atentar para o bem-estar de todos ali presente,pois com isto a produção alcançará êxito. (Ergonomia Industrial, www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos)

 

  Em uma empresa automotiva os trabalhadores estavam reclamando de fortes dores musculares e alguns se afastando do cargo. Tal empresa utilizou do método PDCA, que consiste em planejar, executar, verificar e agir. Com isso, houve redução no número de afastamentos. (Artigo: Melhoria das condições de trabalho através da ação ergonômica participativa e da lógica do PDCA no setor automotivo.)

  Em uma indústria termoelétrica observou-se que o ambiente de trabalho era muito quente, pouco iluminado e as cadeiras não eram confortáveis. Aplicou-se então o método OWAS, que consiste na divisão de fases e posteriormente categorização através da pontuação que cada item recebe para análise de postura no trabalho. Com isso, os problemas foram solucionados. (Artigo: Análise ergonomica e aplicação do método OWAS em uma oficina de manutenção mecânica de uma termoelétrica.)

  Na cadeia petrolífera o SAC (Situações de Ações Características), foi utilizado base de elaboração de simulações, objetivando a reconstituição da atividade futura, e criando espaços de interações entre os participantes do processo do projeto. (Artigo: Complementariedade entre análise ergonômica do trabalho e a abordagem da atividade futura na Ergonomia de concepção: Aplicações na indústria de refino de petróleo.)

  O método AET (Análise Ergonômica do Trabalho) observou o posto da passadeira de lavanderia de um hotel em que numa primeira análise apresentou diversos problemas que trouxeram a conclusão de que as atividades utilizadas não eram apropriadas para uma pela desenvoltura do serviço realizado. Com isso, foi aplicado uma transformação positiva no modo como ela exercerá as suas atividade, trazendo assim satisfação e bem-estar para o trabalhador. (Artigo: Construção das demandas ergonômicas e modelagem: Estudo de caso da atividade dos funcionários de uma lavanderia industrial em um hotel do RN.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (303.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com