TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito da Qualidade Nasceu Voltado para a Indústria.

Por:   •  9/10/2016  •  Bibliografia  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

O conceito da Qualidade nasceu voltado para a Indústria, mas com o tempo se expandiu para os mais diversos seguimentos da Indústria e dos Serviços.

Atualmente a Qualidade é entendida com requisito para a competitividade, com o objetivo em produzir mais e melhor, de forma a atender ou até superar as expectativas do cliente. Produzir com qualidade implica em produzir com menor custo.

Qualidade na Indústria Automobilística

Atualmente trabalho no segmento de fornecimento de peças para o setor automotivo, na empresa Visteon Sistemas Automotivos, na divisão de interiores (injeção de peças plásticas), localizada em Guarulhos. Os principais clientes são Ford, General Motors, Volkswagen, Honda, Peugeot e Mercedes Bens. A empresa atende todos os requisitos da família ISO 9000, 14000, e também as certificações das montadoras.

De todos os segmentos sem dúvidas o que teve um dos maiores crescimento na indústria foi o setor automotivo.  A indústria japonesa foi um dos carros-chefes na revolução da qualidade, os automóveis japoneses são sinônimos de alta tecnologia e qualidade. Quando falamos do setor automotivo estamos falando de toda gama de empresas, que fabricam peças e insumos para as montadoras. Com isso mobilizam uma série de fornecedores diversos, entre bancos, tapetes, carpetes, vidros peças do motor, pneus e todos os componentes de um veículo, existem um grande números de fornecedores, responsáveis, cada um, por uma pequena parte do produto final.

As montadoras uniram-se e criaram as normas de qualidade:

  • QS-900(norte-americana)
  • VDA(alemã)
  • AVSQ (italiana)
  • EAQF (francesa)

No brasil como não existem normas com especificações técnicas, um esforço com as principais montadoras, a normas da família ISO lançou as especificações técnicas 16949, especifica para o setor automotivo.

Abaixo descrevo a Qualidade em alguns seguimentos:

Qualidade na Agricultura

A Qualidade na Agricultura teve um avanço significativo principalmente no final do século XIX, com a criação do fertilizante e início do século XX, com a revolução na tecnologia das lavouras mecanizadas e manipulação genética contida nos grão transgênicos, tivemos inegáveis avanços na produção agrícola.

Um produção agrícola que se aplica os requisitos da Qualidade deve ser rigorosamente planejada, desde a seleção do solo e das sementes ou mudas até o transporte para o centros de distribuição, passando pela colheita e armazenamento dos frutos. A gestão adequada dessas etapas é a única forma de se garantir a qualidade ao longo de todo o processo.

Assim como no caso dos produtos industrializados, o setor agrícola brasileira sofreu a concorrência dos produtos importados e para sobreviver teve que investir pesado nos requisitos da qualidade para gerar produtos com qualidade e menor custo. A Qualidade na agricultura não é diferente de qualquer outro setor deve servir para reduzir custos, aumentar a produtividade e satisfazer os clientes.

Para garantir aos consumidores a qualidade do produtos agrícolas foram criadas as certificações para se certificar que os produtos agrícolas sejam seguros e saudáveis.  Exemplos das certificações através dos selos :

Em 1988 foi criado o selo de pureza do café brasileiro pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic);

Em 2009 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) lançou o selo de produto orgânico;

O selo de Produção Integrada de Frutas (PIF) foi criado em prol da qualidade da produção agrícola de frutas que garante sustentabilidade econômica e ambiental, segurança alimentar e relações de trabalho pré-estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com