TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

O.P.2

Prática 1:

Extração Líquido-Líquido

Equipe 3:

João Vitor da Silva Menezes - 472728

Pamella Cristina Gadelha Freitas - 470800

Paulo Victor Tavares Damasceno - 470635

Vitoria Sales Farias - 473625

Resumo

O trabalho objetiva a explicação da extração líquido-líquido, na qual são utilizados o açúcar tido como o soluto, o óleo como diluente e a água sendo o solvente da reação. Após a execução dos experimentos em diversas concentrações, foi necessário esperar a decantação da reação, onde a água extrai o açúcar que estava em conjunto do óleo, e a partir dessa água se obtém a medida em ºBrix para a determinação da concentração de açúcar. Com essa medida já obtida, é possível o desenvolvimento do diagrama ternário para avaliar a eficiência da extração nas diferentes concentrações.

Introdução

“Extração-líquido-líquido ( ou extração por solvente) refere-se a uma operação na qual dois componentes de uma mistura líquida são separados pelo contato com um solvente insolúvel o qual dissolverá preferencialmente um ou mais componentes.”(USP,disciplinas).A prática vem trazer a aplicação da operação de extração líquido-líquido que tem como objetivo obter o brix da solução preparada de água,açúcar e óleo. A ação de separação das fases acontece pela diferença de solubilidade dos componentes.

Nessa operação, a parte extraída é denominada de alimentação, o líquido residual tirado do soluto se chama refinado, já o solvente rico em produto é o extrato.A escolha do solvente é uma etapa importante no processo é necessário observar: densidade, seletividade, recuperabilidade e coeficientes de distribuição.

Para representar sistemas ternários recorre-se à geometria dos prismas de base triangular onde  às ordenadas se faz corresponder a temperatura ou a pressão e à base (um triângulo equilátero) se associa a composição dos componentes em fracção molar (ou percentagens molares) (x1, x2 e x3) ou fracções (e percentagens ponderais) (w1, w2 e w3)(FCTUC)”.Após obter os resultados, o equilíbrio líquido-líquido é representado pelo diagrama ternário no qual é possível observar fase imiscível, miscível , extrato e refinado, e como isso também o comportamento do sorvete e se ele é eficaz para extração.

Material e Procedimentos

Os materiais utilizados durante os experimentos foram:

  • Água destilada;
  • Óleo;
  • Açúcar;
  • Béquer;
  • Funil de Separação;
  • Balança;
  • Refratômetro;
  • Pipeta;
  • Espátula.

Com os materiais em mãos, deu-se início aos experimentos.

Para iniciar, a equipe ficou designada a fazer os experimentos com 3 diferentes concentrações, sendo elas:

Ensaio

Quant. Óleo (g)

Quant. Água (g)

Quant. Açúcar (g)

3

46

51

3

5

45

50

5

7

38

55

7

Com as medidas decididas, foram pesadas em balança analítica para se obter mais precisão nos resultados de cada um dos itens, na qual, utilizou-se 9 béqueres para armazená-los.

Após as medições devidamente feitas, cada béquer contendo açúcar foi posto no determinado e correspondente béquer de óleo.

Com a mistura feita, foi utilizado uma espátula com o fito de friccionar o açúcar no óleo e tentar a deixar a mistura mais homogênea possível.

Simultaneamente, foi adicionado corante azul nos béqueres contendo água, para fazer uma diferenciação de cores e a visualização da decantação ser mais ampla.

Logo em seguida, com a ajuda da espátula, adicionou-se em 3 funis de separação enumerados correspondentemente as misturas de óleo+açúcar, e depois a água colorida de tom azul.

Então, tampou-se os funis devidamente para não haver vazamento dos líquidos contidos neles, e foram feitos balanços braçais de 5 séries de 30 segundos cronometrados, objetivando uma melhor mistura dos líquidos para que a extração ocorra devidamente.

Após as séries de balanços braçais, esperou-se os funis decantarem e separarem, por cerca de 15 minutos.

Com os líquidos já separados dentro dos funis, foi possível fazer uma visualização de diferentes cores contidas, significando que houve a extração.

A partir disso, foram retiradas dos funis as amostras de água+açúcar obtidas e levadas ao refratôme tro. O refratômetro foi utilizado após a devida limpeza com água destilada e dois tipos de papéis para a secagem. E com a ajuda de pipetas, foram colocadas as soluções no refratômetro e feitas as medidas em ºBrix.

Já com os resultados obtidos, foi possível ser feito a determinação das diferentes concentrações de açúcar. E por fim, com os dados encontrados, foi feito o diagrama ternário onde mostra os resultados do processo.

Resultados e Discussão

Transcorrido o tempo para que a decantação acontecesse, com a ajuda de pipetas, foram colocadas as soluções no refratômetro e feitas as medidas em °Brix.

Determinação da concentração de açúcar

Soluto= (Água + Açúcar)  x Brix/ 100

Ensaio 3:

(50,82+2,98)x 3,2/100=1,72

Ensaio 5:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com