TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Por:   •  22/9/2018  •  Dissertação  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade:

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) A produtização e a servitização são estratégias adotadas por empresas que buscam

integrar produtos com serviços em um sistema PSS. Descreva as características da produtização e da servitização citando um exemplo.

Produtização:

A produtização é um método prático e sistemático para implementar características de produto há um serviço. A produtização surgiu em empresas tradicionalmente de serviços, como bancos que começaram a usar produtos para facilitar a entrega de seus serviços passando a ter um maior controle sobre as especificações do projeto dos produtos usados para produzir e entregar esses serviços. Baines et al. (2007) definem a produtização como sendo a evolução do componente dos serviços de modo a incluir um produto ou mesmo um novo componente desse serviço definido como um produto.

Exemplo: Um advogado opta por atuar na área civil, porém essa área é muito abrangente e com isso ele se especializa em um segmento. A atuação de um advogado é considerada um serviço, porém esse advogado que se especializou em contratos passa a vender um produto, podendo ser uma gestão de contratos isso é uma produtização de seus serviços.

Servitização:

A características da servitização consiste em agregar mais valor aquilo que as empresas oferecem aos clientes quando se incluem serviços que tragam um diferencial ao produto, solucionando problemas que o cliente tem.

A servitização é um processo pelo qual a produção de bens industrializados tem evoluído para uma visão mais abrangente, agregando serviços e permitindo um maior foco na função.

Exemplo: Como exemplo podemos citar o aplicativo Uber, você adquiriu um produto no caso o aplicativo que vem amarrado ao serviço de taxi.

2) Quais as diferenças entre cliente e stakeholder?

Clientes são os consumidores finais dos seus produtos e os stakeholders estão presentes em todos os projetos de produtos a serem desenvolvidos, precisando ser lembrados

durante o processo de desenvolvimento de produto, pois eles podem afetá-lo positivamente ou negativamente.

3) A análise da perspectiva ambiental e/ou financeira do ciclo de vida de um produto

representa a evolução do mesmo ao longo do tempo. Selecione um produto qualquer

e informe em qual etapa do ciclo de vida financeiro ele se encontra e quais suas

possíveis destinações ambientais.

Como trabalho em uma indústria automobilística vou citar como exemplo um automóvel da marca Honda, modelo Fit, esse modelo foi feito recentemente uma facelifit onde mudamos os seus para-choques frontais e traseiros e também alguns acessórios internos o produto se encontra dentro do ciclo de vida financeiro na etapa de crescimento. Como não existe solução universal para um produto complexo como o automóvel, todas as etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com