TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento De Motor Elétrico Que Funciona Baseado na Repulsão Entre Imãs

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 21

Índice

1. Introdução        

2. Funcionamento        

2.1. Os principais tipos de motores são:        

3. História        

4. Fundamentos        

4.1. Motor DC com Escovas        

4.2. Motores CC        

4.3. Motores AC síncronos        

5. Nosso Trabalho        

5.1. Materiais utilizados        

5.2. Montagem        

5.3. Funcionamento        

5.4. Significado deste trabalho        

6. Conclusão        

Links de pesquisa        

 Lista de Figuras

Figura 1 - Motor elementar de disco        

Figura 2 - Faça num condutor imerso num campo magnético        

Figura 3 - Princípio de funcionamento de um motor DC        

Figura 4 - Movimento da armadura até a estabilidade        

Figura 5 - O sistema de escovas        

Figura 6 - Rotação constante        

Figura 7 - Motor DC com escovas (em corte)        

Figura 8 -A corrente flui ora num sentido ora no outro, no rotor desse motor CC, graças às escovas de metal (esquerda da ilustração). Essas escovas tocam o comutador do rotor de forma que a corrente inverte seu sentido a cada meia volta do rotor        

Figura 9 - O motor síncrono AC usa eletroímãs como estatores para fazer girar o rotor que é um ímã permanente. O rotor gira com frequência igual ou múltipla daquela da AC aplicada.        

Figura 10 - Motores de passo: Muitos dispositivos computadorizados (drives, CDRom etc.) usam motores especiais que controlam os ângulos de giro de seus rotores. Em vez de girar continuamente, estes rotores giram em etapas discretas; os motores que fazem isso são denominados 'motores de passo'. O rotor de um motor de passo é simplesmente um ímã permanente que é atraído, sequencialmente, pelos pólos de diversos eletroímãs estacionários, como se ilustra.        

Figura 11 - Num motor de passo, o rotor é atraído por um par de pólos do estator e a seguir, por outro. O rotor movimenta-se por etapas discretas, pausando em cada orientação, até que novo comando do computador ative um jogo diferente de eletroímãs.        

Figura 12 - Coletor utilizado        

Figura 13 - Imãs utilizados        


  1. Introdução

O objetivo do trabalho é demonstrar o princípio de funcionamento do motor elétrico, bem como suas diversas utilidades e todo trabalho ao longo dos anos para aprimorálo as necessidades da sociedade. É uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

Neste experimento vamos construir um sistema simplificado de motor de corrente contínua, trata-se de uma aplicação de grande importância nos conceitos estudados na Física dentro do que se propõe o ramo da Engenharia, que é projetar dispositivos utilizando esses conceitos observados como ferramentas para a obtenção dos resultados desejados. Neste experimento, utilizaremos materiais simples, que podem ser facilmente encontrados em casa, mas que são suficientes para demonstrar, na prática, as teorias vistas em aula.

A proposta deste experimento consiste no desenvolvimento de um motor elétrico que funciona com base na repulsão entre imãs,

  1. Funcionamento

A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecanica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.

A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator . O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do rotor e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator.

  1. Os principais tipos de motores são:

Motor síncrono: funciona com velocidade constante; utiliza-se de um induzido que possui um campo constante pré-definido e, com isso, aumenta a resposta ao processo de arraste criado pelo campo girante. É geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargas variáveis. Também pode ser utilizado quando se requer grande potência, com torque constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (561.2 Kb)   docx (676 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com