TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  3/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3
  1.  Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1][pic 2][pic 3]

  2. Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

  1. Nome

Renan Lopes Braga Gomes

  1. RA

8686292318

  1. Atividade de Autodesenvolvimento


  1. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

  2. Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

  1. Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

Escuta ativa é quando nos ouvimos e entendemos de form clara, ou seja,muitas das vezes que escutamos as pessoas não estamos de fato atentos ao conteudo da mensagem transmitida(não conseguimos enterde-las).Com isto para haver escuta ativa devemos evitar nos distrair com certa coisa por exemplo:distrair-se olhando para objetos,produzir ruidos que incomode o onterlocutor,mexer em objetos,mexer no celular,etc.

Além disso devemos manter o canal de comunucação “aberto”,isto é assenar com a cabeça,sinalizando que esta de acordo e entendendo oque a pessoa esta falando ou ate mesmo pronuciar frase de efeito como: OK,prossiga.

Quando as pessoas se sentem ouvidas,elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si própria,em relação aos outros.Sentem-se valorizadas,menos defensivas,menos autoritarias e mais flexíveis e mais abertas,Com isso se torna mais pro ativo,onde consegui cumprir as tarefas designadas do dia a dia com confiança,pois conseguiu entender a oque a pessoa gostaria.

São estas e outras aplicações que nos distinguirá de uma simples escuta ativa.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

Para uma escuta ativa devemos empregar algumas atitudes,são elas:

  • Observar as reações emocionais presentes;
  • Escutar e compreender a menssagem inteira(verbal e não verbal);
  • Resumir;
  • Pontuar oque foi dito pelo interlocutor.

Como podem os ver a seguir: observar as reações emocionais presentes:manter atenção à comunicação não verbal e procurar a perceber motivações ,interresses,emoções,necessidades,crenças e valores.

Escutar e compreender a menssagem inteira(verbal e não verbal):desmonstrar sinais que estamos prestando atenção como: Ahan,Uhum,Ok,Ah, acenando com a cabeça,sorrindo e sempre mantendo um contato visual direto.

Resumir:fazer um feedback com palavras diferentes usada pelo interlocutor.

Pontuar oque foi dito pelo interlocutor: repetindo com palavras diferentes uma parte da fala do interlocutor,dar sua opnião sobre oque foi dito,criticas e elogios.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (328.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com