TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de viabilidade de uma loja de roupas

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.114 Palavras (17 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Marcus Vinicius de Carvalho Braga

ESTUDO DE VIABILIDADE PAR IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS MASCULINOS: PLANO DE NEGÓCIOS REXPEITA

Nome: Marcus Vinicius de Carvalho Braga

Matrícula: 2021.02.340422-3

Curso: Engenharia de Produção

Campus: Norte Shopping – Rio de Janeiro

RESUMO

Esse estudo teve como objetivo principal a elaboração de um plano de negócios que buscasse comprovar a viabilidade de abertura de um empreendimento comercial focado em roupas e acessórios masculinos na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Para embasar a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas empreendedorismos e plano de negócios, a qual deu sustentação técnica ao projeto. Dessa forma, foi elaborado o plano de negócios identificando o mercado de atuação, clientes, objetivos e estratégias competitivas, além dos investimentos necessários para o empreendimento. Após o estudos, clucluiremos que o negócio possui viabilidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedor, Plano de negócios.


SUMÁRIO


[pic 2]

ESTUDO DE VIABILIDADE PAR IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS E ACESSÓRIOS MASCULINOS: PLANO DE NEGÓCIOS REXPEITA

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estácio de Sá.

  1. INTRODUÇÃO

Devido à falta de estudos, muitas empresas não possuem sucesso na implantação de uma loja física. Segundo dados do SEBRAE, a maioria das empresas acabam não passando do primeiro ano de existência.

A viabilidade de abertura de uma loja envolve diversas ações e investimentos. Através do plano de negócios serão analisados os critérios necessários e o que deve ser considerado para implantar o empreendimento.

A marca “REXPEITA” é real e somente realiza vendas online. Seus colaboradores visaram a necessidade da abertura de loja física que tenha a identidade da marca, inovando o conceito das lojas de rua e assim elaboramos um plano de negócios.

  1. OBJETIVOS

   

1.1.2 Objetivos gerais

Analisar a viabilidade da abertura de uma Loja de roupas e Acessórios em geral, que prevê antecipadamente as situações de sua viabilidade de instalação.

1.1.3 Objetivos Específicos

  • Elaborar um Plano de Negócios, com base na perspectiva do cliente.
  • Promover um local agradável e confortável.
  • Apresentar as principais análises para viabilidade do negócio.
  • Análise econômica – financeira.
  • Análise de Risco.
  • Identificar os potenciais concorrentes da loja.
  • Tornar viável a abertura da loja.

  1. Justificativa

            Devido ao mercado de trabalho atual a cada dia estar mais competitivo, os empreendedores precisam estar sempre atentos as mudanças e procurar evoluir junto. O plano de negócios é de grande importância na elaboração de um projeto, pois descreve os objetivos de um negócio e o caminho a ser seguido para que o mesmo seja alcançado, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, aumentando a sua viabilidade.

                        Na condição de formando do curso de Engenharia de Produção, com a realização desse trabalho de conclusão de curso, aprimorei meus conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso. E acima de tudo, a escolha desse assunto surgiu pela perspectiva de abrir uma loja para a marca Rexpeita e assim empregar o conhecimento construído durante o estudo. Para a Universidade Estácio de Sá e alunos, o trabalho pode servir como uma importante fonte de pesquisa para estudos específicos dessa área.         

  1. FUNDAMENTAÇÃO TÓRICA

2.1 EMPREENDORISMO

O economista austríaco Joseph Schumpeter trouxe em seu livro “A Teoria do Desenvolvimento Econômico” (publicado pela primeira vez em 1911) a ideia de que o empreendedor era o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico.

Referiu-se ao empresário inovador como agente econômico que traz novos produtos para o mercado por meio de combinações mais eficientes dos fatores de produção, ou pela aplicação prática de alguma invenção ou inovação tecnológica. O autor também fala da relação entre inovação, a criação de novos mercados e a ação do empreendedor: é o produtor que inicia a mudança econômica, e os consumidores são por ele “ensinados” a desejar novas coisas ou coisas que diferem de alguma forma daquelas que têm o hábito de consumir, processo esse que Schumpeter chamou de “destruição criadora”. Segundo o autor, o empreendedor inovador é o motor da economia é quem faz acontecer o desenvolvimento econômico. Em nenhum outro ramo como o da moda e vestuário se aplica tão bem a ideia de Schumpeter sobre a “destruição criadora”, ou seja, a substituição de antigos produtos e hábitos de consumo por novos (SCHUMPETER, 1982)

Hisrich e Peters (2004, p. 29) afirmam que em quase todas as definições de empreendedorismo há determinados comportamentais, tais como: “tomar iniciativa, organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático e aceitar o risco ou o fracasso”.

O empreendedorismo tem uma importância maior, pois além de satisfazer as vontades do empreendedor ele colabora com o crescimento econômico, levando inovação para o mercado e também erando novos empreendimentos e consequentemente novos empregos. (HISRICH, PETERS, 2004, P.43)

2.1.2 EMPREENDEDOR

O empreendedor é alguém com visão, que sabe convencer terceiros, sócios, colaboradores e investidores, os persuadindo que sua visão trará ganhos futuros (DOLABELA, 1999, P.43).

Os empreendedores são pessoas com potencial diferenciado, que possuem muita motivação, gostam e batalham por seus ideais, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e deixar algo para serem lembrado (DORNELAS, 2001, P.19).

Um bom empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo administrador é um bom apreendedor. O empreendedor tem algo além, características e atitudes que o diferem do administrador tradicional. (DORNELLAS, 2001, P.28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (395.5 Kb)   docx (106.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com