TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PROJETO E GESTÃO DE RISCO EM SEGURANÇA OPERACIONAL

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 15

PROPOSTA DE REFORMULAÇÂO DA GESTAO DE RISCO EM SEGURANÇA OPERACIONAL NA GAVAG - CARGA GERAL

Introdução

GERENCIAMENTO DE PROJETO + GESTAO DE RISCO EM SEGURANÇA OPERACIONAL

Diante as transformações e mudanças estruturais que as organizações tem passado, somado a globalização e o consequente aumento da competividade, existe uma crescente necessidade de aprimoramento constante de seus critérios e procedimentos, buscando assim, empregar cada vez melhor seus recursos e desenvolvendo estratégias para diminuir as possibilidades de falhas e riscos associados.

Nesse contexto, têm surgido várias instituições com o objetivo de auxiliar à aplicação destas técnicas em variadas áreas em que podem ser empregadas. Entre estas organizações está o PMI (Project Management Institute).

Frente a este cenário de crescimento do gerenciamento de projetos, um dos pontos cada vez mais relevantes é o de Gerenciamento de Riscos, que trabalha somado com todas as outras áreas e permite que as organizações possuam uma melhor visão das incertezas.

Contudo, a sociedade tem esclarecido que se distinguir no mercado pela competividade e lucro não é suficiente, é também fundamental corroborar quanto aos requisitos de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com o bem-estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de que as pessoas envolvidas no trabalho são o bem mais valioso para uma atividade bem-feita que proporciona tornar uma organização competitiva e bem-sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).

Portanto, com as empresas incluindo a saúde e segurança de seus funcionários como fator preferencial, vários programas, estratégias e processos estão sendo elaborado com frutos positivos na diminuição de acidentes de trabalho. A percepção e a capacitação em segurança do trabalho são razões significativas no gerenciamento da segurança, pois destaca a magnitude de seguir os procedimentos de trabalho da forma como foi elaborado diminuindo a exposição ao risco. As capacitações são empregadas para padronizar procedimentos, acertar erros e impedir os acidentes de trabalho.

RESUMO VALE + TUBARAO + OFICINA DE VAGOES + CARGA GERAL

A Vale é uma mineradora multinacional brasileira líder em produção de minério de ferro, pelotas e níquel, com importantes operações nas áreas de logística, energia e siderurgia. Com sede no Brasil está presente nos 5 continentes, empregando em média 110 mil empregados, entre próprios e terceiros permanentes, as ferrovias operadas pela Vale no Brasil possuem 10 mil quilômetros de extensão. No complexo de tubarão, situado em Vitória – Espirito Santo, atualmente são 8 usinas com capacidade para produzir cerca de 36 milhões de toneladas de pelotas por ano.

PROBLEMA

FORMULAÇÂO DO PROBLEMA

HIPOTESE

OBJETIVOS

        Geral

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma reformulação da gestão de risco em segurança operacional na GAVAG – Carga Geral, que possa, com sua implementação, influenciar para um ambiente livre de acidentes e lesões.

        Específicos

Este Trabalho também tem como objetivos específicos, como:

  • Identificar oportunidades de melhoria na empresa entrevistada a partir de análise da teoria estudada;
  • Formulação de sugestões para mitigação de riscos em procedimentos padrões da empresa;
  • Identificação das principais dificuldades encontradas pelos gestores na proporás para mitigação de riscos.
  • Revisão dos procedimentos analisados de acordo com literaturas atuais.

JUSTIFICATIVA

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia. A indústria é o setor com maior incidência de acidentes a cada cem mil trabalhadores.

A eficiência da produção dos trabalhadores está ligada ao nível de segurança que o ambiente proporciona. Quão seguros os colaboradores se sintam, melhor executarão suas tarefas. Vários estudos já demonstraram que insalubridade, barulho e iluminação precária colaboram para o baixo rendimento, além disso um ambiente de trabalho adverso torna se desmotivador, o que conduzirá a comportamentos ruins, como: Atrasos, faltas frequentes, distrações e falta de comprometimento dos colaboradores com suas atividades. Esses hábitos agravados poderão resultar em situações de alto risco e consequentes acidentes de trabalho.

Trazendo esta realidade para o atual cenário de desvalorização econômica do minério de ferro, podemos compreender o investimento em segurança do trabalho como uma janela de oportunidade de redução de custos a longo prazo.

REFERENCIAL TEORICO

HISTORICO

O risco sempre foi ligado as atividades do ser humano. E, regularmente, elas ocasionaram lesões físicas podendo levar a perdas temporárias ou permanentes da capacidade de praticar tais atividades e morte.

Relatos históricos nos mostram que os riscos evoluíram juntamente com a evolução humana, passando desde o homem primitivo, onde a caça e pesca eram afetadas pelos acidentes impossibilitando os de produzirem, passando pelo homem das cavernas, que ao descobrir os metais capacitou sua atividade pela construção das primeiras ferramentas, e por consequências surgiu as primeiras doenças do trabalho, ocasionadas pelo contato com estes materiais.

O primeiro registro sobre segurança do trabalho está num documento egípcio, o papiro Anastácius V, que descreve as condições de trabalho de um pedreiro: “Se trabalhares sem vestimenta, teus braços se gastam e tu te devoras a ti mesmo, pois, não tens outro pão que os seus dedos”. Logo, a era industrial chegou seguido de novos e diferentes riscos que prejudicam a vida e saúde do trabalhador.

A definição de prevenção cresceu com o senso de organização da humanidade, criando formas de antecipar e reconhecer os riscos das suas atividades. No início, a proteção era preocupação individual, lentamente foi sendo substituída pela proteção das organizações e mais tarde pela proteção da raça humana. A partir de aí conhecer os perigos, descobrir formas de controlar os ambientes de riscos, criar técnicas de proteção, adquirir uma filosofia de preservação, buscar por materiais e produtos mais seguros foram medidas importantes para evolução da segurança do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (402.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com