TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  22/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL

Curso de graduação em Administração

EDMEIRE ZENNARO DE OLIVEIRA

FLAVIO WILLIAM CONSTANTINO

GABRIELLA ASSUEIRO TIMOTEO

KAMILA SATIRO DA SILVA

LILIAN AKAMINE CEZAR

LUAN PETERSON DE OLIVEIRA PEREIRA

MONIQUE PEREIRA RODRIGUES DE CARVALHO

WELSON DE LIMA SANTOS

        

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL:

um estudo de caso – Pull Sport

São Paulo

2021

RESUMO

O presente trabalho tem como escopo estudar a empresa Pull Sport, com foco no ambiente operacional desta indústria do ramo da moda, buscando compreender todo seu funcionamento e as características da empresa, evidenciando seus pontos fortes e pontos fracos e seus erros e acertos, além da tentativa radical de mudança após a consultoria que culminou em sua falência.  

Dessa forma, com uma perspectiva descritiva e propositiva, conclui-se que a empresa, apesar de seguir numa administração informal, era lucrativa e destacava-se no mercado pela satisfação de seus clientes.

Palavras-chave: Administração, ambiente operacional, Pull Sport

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. A EMPRESA PULL SPORT: ATUAÇÃO ORGANIZACIONAL E ESTRUTURA FÍSICA        5

2.1 Estrutura organizacional, organograma e divisão de tarefas        5

2.2 Processo decisório e hierarquia        6

2.3 Princípios da Administração e Teorias Administrativas        8

3. GESTÃO DE PESSOAS        10

3.1 Liderança e poder        10

3.2 Cultura organizacional        10

3.3 Processos de admissão e demissão        11

4. GESTÃO DE MATERIAL        11

5. ANÁLISE DA EMPRESA E CONSULTORIA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        15

1. INTRODUÇÃO

        A análise ambiental de uma organização envolve três ambientes: o geral (externo), o interno e o operacional. Dentro do ambiente operacional busca-se analisar cliente, concorrência, mão-de-obra, fornecedor e mercado internacional (LIMA, [s/d] b, Unidade III, p. 17-18).

Segundo Chiavenato (2003, p. 11)

A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Essa, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações. Assim, cada uma dessas seis variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas seis variáveis.

A análise do ambiente operacional de uma empresa baseada nos estudos de Frederick Winslow Taylor (Escola da Administração Científica) foca na análise e divisão do trabalho do operário, com uma “abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial)” (CHIAVENATO, 2003, p. 48), ou seja, o foco era o método de trabalho. Já a visão de Henry Fayol (Teoria Clássica) preocupava-se em “aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais” (CHIAVENATO, 2003, p. 48), enfatizando a estrutura e o funcionamento da organização, com uma abordagem de cima para baixo e, assim, “Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização” (CHIAVENATO, 2003, p. 48).

Diante do exposto, o objetivo deste artigo é demonstrar se a empresa Pull Sport utilizava da aplicação dos preceitos da Teoria Geral da Administração no seu dia-a-dia e em quais pontos estavam presentes ou ausentes.

Para tanto, será realizada a pesquisa do tipo bibliográfica, a partir de livros e artigos publicados, em meio impresso e eletrônico, além do estudo de caso apresentado, com uma abordagem qualitativa. Inicialmente, de forma breve, compreender a atuação organizacional da empresa e os princípios da administração, presentes e ausentes. Em seguida, dedica-se a analisar a área de gestão de pessoas e a gestão de matérias adotados pela Pull Sport. E, por fim, uma análise dos seus pontos fortes e fracos, assim como a atuação do consultor contratado.

2. A EMPRESA PULL SPORT: ATUAÇÃO ORGANIZACIONAL E ESTRUTURA FÍSICA

A Pull Sport foi uma bem-sucedida empresa do ramo da alta moda, referência na confecção de vestidos e malhas. Enquadra-se como indústria no ramo de fabricação de roupas e é considerada de médio porte, segundo a classificação do Sebrae (2013, p. 17), pois conta com 200 colaborares, além das costureiras e bordadeiras autônomas. Durante seu tempo de funcionamento, no início da década de 60 do século passado, foi uma exitosa empresa, que ao final da estação de moda resultava em altos lucros.

Fisicamente, apresentava ótima estrutura, divididas em dois prédios: um deles, exclusivamente para a fabricação de malhas e o outro, abrigava toda a área administrativa e o almoxarifado, áreas funcionais meio, e mais três andares para a fabricação de confecção de roupas, áreas funcionais fim, cada qual com sua equipe completa, de modelistas às diversas seções de confecção. Havia, ainda, a perspectiva de expansão do setor de malharia, com a aquisição de modernos equipamentos para a redução de perdas de tecidos. A empresa contava ainda com o setor de vendas e de expedição ao comércio lojista, comum a todas divisões fabris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com