TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM PROJETO DA UFVJM

Por:   •  7/2/2023  •  Artigo  •  3.386 Palavras (14 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 14

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM PROJETO DA UFVJM

Andressa Lopes Cantuária,

Bárbara Antunes Cunha Sá,

Maria Eduarda Ferreira Campos.

RESUMO

O gerenciamento de risco é de grande importância para as organizações e projetos, pois promove benefícios morais, legais, de imagem, financeiros, entre outros. Este trabalho tem por objetivo apresentar um gerenciamento de risco para um projeto assim como demonstrar a sua importância para as organizações quando bem apresentado por profissionais qualificados, alunos empenhados, ferramentas e técnicas adequadas. O presente trabalho teve como objeto de estudo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no qual o projeto recebeu o nome de “Você na UFVJM”, onde os alunos da Universidade da disciplina Gestão de Projeto realizou tal projeto com o intuito de fazer com que alunos das escolas tenham chance de conhecer mais sobre a Universidade. Nesta organização realizou-se um diagnóstico, ou seja, a identificação dos riscos e seus impactos ao realizar o projeto. A partir da análise dos riscos, foram sugeridas respostas de como desenvolver um projeto para minimizar ao máximo o grau de risco e assim ter  um melhor desempenho no projeto. Os modelos de avaliação dos riscos foram criados pelas alunas da UFVJM e consideram os postulados de várias bibliografias e estudos sobre o assunto. O valor da realização deste estudo está na possibilidade de a sua metodologia poder ser replicada em organizações da mesma atividade ou semelhantes.

Palavras-chave: gerenciamento de risco, projeto da UFVJM, riscos, alunos.

ABSTRACT:

Risk management is of great importance for organizations and projects, as it promotes moral, legal, image, financial benefits, among others. This work aims to present risk management for a project as well as demonstrate its importance for organizations when well presented by qualified professionals, committed students, appropriate tools and techniques. The present work had as object of study the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri, in which the project received the name of "You na UFVJM", where the students of the University of the Project Management discipline carried out such a project with the intention of making so that school students have the chance to learn more about the University. In this organization, a diagnosis was carried out, that is, the identification of risks and their impacts when carrying out the project. Based on the risk analysis, responses were suggested on how to develop a project to minimize the degree of risk as much as possible and thus have a better performance in the project. The risk assessment models were created by the UFVJM students and consider the postulates of several bibliographies and studies on the subject. The value of carrying out this study lies in the possibility that its methodology can be replicated in organizations of the same or similar activity.

 Key words:  risk management, UFVJM project, risks, students.

  1. INTRODUÇÃO

Toda organização nasce de um pensamento, transforma-se em um projeto, formalizado ou não, que é levado à prática e se concretiza, tornando real. A maior parte destes, não analisa ou considera os riscos de um possível fracasso e falha. Todos os projetos apresentam riscos agregados às suas atividades e de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2007), o risco “envolve a quantificação e a qualificação da incerteza, tanto no que diz respeito às perdas quanto aos ganhos por indivíduos ou organizações”.

Segundo Valeriano (2005), o gerenciamento de risco é um processo sistemático que deseja identificação, avaliação, análise e respostas apropriadas ao risco, tendo em vista o êxito do projeto e o sucesso organizacional. A gestão de risco, de acordo Vargas (2009) é importante devido aos fatores “[...] como o aumento da rivalidade, as condições econômicas e o avanço tecnológico e, que fazem com que os riscos assumam proporções muitas vezes incontroláveis [...]”.

É de grande importância ressaltar que o gerenciamento de risco é essencial em todos os processos dentro das organizações, na qual pretende estruturar o processo para lidar com as adversidades sem perder o foco. Auxilia na tomada de decisão para conseguir melhores resultados visando eliminar ou minimizar um impacto negativo (PMI, 2017).

Para apresentar a importância do gerenciamento de risco, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica para reconhecer  técnicas e ferramentas que possam ser aplicadas ao estudo de caso em uma Universidade.  As etapas do gerenciamento abrangem a identificação dos riscos, análise qualitativa e quantitativa e as respostas aos riscos.

Este estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de gerenciamento de risco, sendo que a partir dela, um projeto detalhado poderá ser desenvolvido para que o gerenciamento de risco se torne uma rotina nos projetos feitos na UFVJM . A partir da proposta deste estudo, a Universidade poderá implementar medidas que visem o tratamento dos riscos identificados.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Conceito de Risco e Risco de Projetos

Markowitz (1959) define o risco como o grau de dispersão entre o retorno possível de um ativo e o retorno que realmente se espera obter. O risco é caracterizado não apenas por seus aspectos quantitativos, mas também pela visão e avaliação financeira. Segundo Miguel (2002), o risco pode estar relacionado com perdas e insucessos, caracterizados pelo grau de exposição a eventos percebidos como negativos e suas respectivas possíveis consequências. O risco tem até uma dimensão cultural: segundo Sennara (2002), empresas que atuam em países com culturas muito diferentes podem enfrentar riscos culturais.

O risco envolve essencialmente uma condição que criará a possibilidade de um possível resultado adverso ou provável adverso. A dimensão mais crítica dos riscos é a probabilidade de que eles ocorram e a extensão de seu impacto, caso ocorram, ou seja, se essa probabilidade for efetivamente realizada, um contexto de risco eficaz necessariamente captura o quê, quando, onde, como e por quê ,de acordo com o National Aeronautics and Space Administration (1999).  

O risco do projeto é um tipo específico de risco que difere do risco geral devido à sua variedade e amplitude. Quando se trata de risco, estamos diante de um fenômeno complexo no sentido puramente financeiro, porém, mais especificamente o risco de projeto é de natureza variável dependendo da natureza, tamanho, grau de incerteza, duração, complexidade, das partes envolvidas no perfil do projeto , o grau de aversão ao risco do patrocinador do projeto e inúmeras outras variáveis. Os riscos do projeto têm uma dinâmica diferente dos riscos financeiros porque são mais amplos. O risco financeiro é um certo tipo de risco que pode ocorrer em um projeto. Riscos são eventos futuros que podem ou não ocorrer. Frequentemente, eventos passados ​​são categorizados como sendo causados ​​por um problema ou crise. Como esses eventos ocorreram no passado, eles não são exemplos de risco. Para que um risco ocorra no futuro, ele também deve ser um evento. Portanto, termos como custo, cronograma e qualidade não fazem parte da definição de risco que adotamos por não serem eventos (Sennara, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com