TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Qualidade da Produção

Por:   •  27/10/2018  •  Seminário  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FEN – Faculdade de Engenharia

Gerenciamento da Qualidade da Produção

[pic 1]

Grupo:

Gabriel Martins

Ricardo Marques

Marcelo Chemp

  • Objetivo do trabalho

    Definir um critério de excelência (será o do PNQ). Projetar um dos elementos do caso à luz dos requisitos do critério de excelência.

  • Critério Escolhido

    O critério de excelência escolhido pelo grupo é o de processo. Será discutido como a empresa gerencia os processos chave do negócio e os processos de apoio e como isso deve ser feito. Abordaremos também como é a relação entre os fornecedores e a empresa, tanto na parte financeira quanto na avaliação de eficiência. Como o cliente adquire o serviço? Como cumprir os prazos quando há imprevistos? Como gerenciar os processos financeiros do negócio? Esses tópicos serão respondidos abaixo?

  • Gerenciamento da relação com fornecedores

   Com relação aos fornecedores, estes são escolhidos através de licitações. No caso da empresa gráfica UERJ, foi dito que há uma boa relação entre fornecedores e empresa, porém se houvesse atrasos constantes, o respectivo acordo seria rescindido, além do fornecedor ser praticamente descartado em futuras licitações (seria enviado uma carta aos responsáveis pela respectiva licitação explicando o porquê da má avaliação e o fornecedor seria imediatamente desclassificado).

   Ainda com relação a eventuais problemas de fornecimento, vale ressaltar que a empresa pode encerrar o contrato a qualquer tempo, se esta, obviamente, se sentir prejudicada.

  • Gerenciamento dos processos financeiros

 

   A empresa não tem como presumir um número de pedidos futuros baseado em médias históricas, entretanto a empresa tem conhecimento dos períodos em que a demanda atinge os dois extremos. Segundo um dos responsáveis pela direção, há muitos pedidos imprevistos, que acabam rendo que mudar o planejamento de trabalho da empresa. Sendo assim, há a necessidade de fazer hora extra, tanto para atender àqueles pedidos que já estão sendo trabalhados, quanto aos outros que surgem por fora do programa da empresa.

    A quantidade de hora extra trabalhada depende do prazo de entrega e demanda. Se houver necessidade, será necessário trabalhar após o turno padrão de trabalho. Além de haver a possibilidade de trabalhar no final de semana. Essas são as medidas que a empresa toma para não atrasar seus trabalhos e causar uma má impressão para seus clientes. Por isso, é provável que empresa tenha um gasto considerável em adicionais para os seus funcionários.

   A forma de pagamento que os clientes será abordada no tópico sobre os clientes.

   Em relação a possíveis investimentos de melhoria, a gráfica tem que fazer uma proposta para a divisão de administração e finanças da faculdade para receber recursos financeiros necessários para implantar as melhorias.

  • Gerenciamento da relação com clientes

   

     

   Em relação aos clientes, no trabalho anterior já foram citados alguns dos clientes que a gráfica possui (a própria UERJ, OAB, Procuradoria Geral do Estado, entre outros). O pagamento do serviço prestado é feito da seguinte maneira: depois de definido o preço do pedido, o cliente deposita o dinheiro na conta da gráfica (vale ressaltar que quem é o dono da conta é a UERJ) para depois o gerente pedir ao UERJ a compra dos materiais necessários para a confecção dos produtos.

  A empresa trabalha com estoques que duram seis meses, que ficam localizados no almoxarifado da empresa e num depósito. Essa quantidade é devido ao que já foi exposto acima: atender demandar imprevistas. O objetivo da empresa é entregar um produto de qualidade no prazo acordado, por isso tem que pensar em qualquer obstáculo que pode aparecer.

  • Gerenciamento de melhorias do processo

      A empresa é muito eficaz nos seus processos, até por isso parece apenas administrar o que tem, não investindo muito nesse quesito. Porém há melhorias que deveriam ser implementadas tanto no ambiente de trabalho, já que a empresa oferece condições de trabalho muito precárias no setor offset e no pós-impressão, tendo problemas no sistema de ventilação e, no caso específico do setor offset, problemas com o cheiro forte de produtos químico e equipamentos de proteção para os ouvidos. Isso tudo pode ocasionar perda de produtividade. A empresa também poderia aumentar a quantidade de máquinas a fim de diminuir a necessidade de fazer hora extra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (244.9 Kb)   docx (791.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com