TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  24/2/2018  •  Artigo  •  8.417 Palavras (34 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 34

IBPEX – INSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE PÓS - GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ROBERTO TROVO FARIA

TURMA 20090237

Trabalho de conclusão de curso apresentado à IBPEX – Instituto brasileiro de pós – graduação e extensão, como parte das exigências para a obtenção do título de especialização de Engenheiro de produção.

RIO VERDE – GO 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

TROVO FARIA, Roberto

DEDICATÓRIA

A Deus pela infinita bondade e capacidade de perdoar, amar e ensinar a viver nos momentos difíceis, pois, através dele podemos crer na sua existência e nos fortalecermos cada vez mais, conseguindo vencer a cada etapa de nossa vida.

Aos meus pais, Sidney e Roseli e minha esposa, Esthefhania, por me proporcionar não só hoje, mas em todos os dias da minha vida felicidade, amor, amizade, carinho e, principalmente compreensão.

Obrigado a todos vocês.

AGRADECIMENTOS

A Deus, que tanto me deste forças nesta caminhada.

Aos meus familiares, amigos e esposa que sempre torceram pelo meu sucesso profissional, dedicação, apoio e compreensão em minha trajetória.

Enfim, a todos que, de alguma forma, vieram contribuir na construção dos meus conhecimentos nessa longa caminhada.

RESUMO

Nas páginas a seguir será apresentado um projeto de TCC cujo tema é “Gerenciamento de Projetos”, metodologia já utilizada a muitos anos, mas que agora vem se evoluindo, alcançando novos patamares de sofisticação, tecnologia e popularidade. Há neste projeto informações contidas no Guide to the PMBOK, publicado pelo PMI e várias outras referências citando os principais processos do gerenciamento de projetos com suas etapas de planejamento, iniciando com o conceito de “projeto” e “gestão de projetos” seguindo após com a metodologia do PMI, PMBOK 2000 e com o apêndice, que mostra alguns softwares de gerenciamento e controle de projetos existentes no mercado.

Atualmente custos e tempo são ligados ao projeto, no passado estas fases de planejamento eram deixadas em segundo plano, prevaleciam o poder, a religião e construção de grandes monumentos, para um ideal planejamento, execução e controle de atividades e/ou projetos, empresas estão buscando adotar a prática de gestão de projetos em seu dia-a-dia a fim de atingir resultados e objetivos mais satisfatórios definidos pela organização ou clientes.

Inovações tecnológicas, abertura econômica, mudança de culturas, cenários políticos são incertezas para o futuro, para se adaptarem bem a essas mudanças as organizações devem estar preparadas, o gerenciamento de projetos oferece de forma organizada e padronizada a preparação e sobrevivência para essas transições e outros obstáculos, de forma que consiga atender todas as exigências do mercado com maior qualidade e menor preço, com funcionários qualificados, ferramentas e técnicos necessários para a execução e realização do que foi planejado.

PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento de projetos, Projeto, PMI, PMBOK.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS

SUMÁRIO[pic 1]

  1. Introdução

Os princípios da gerência de projetos surgiram na última metade do século XIX, assim que as organizações começaram a perceber os benefícios do trabalho em torno de projetos e a entender as necessidades para comunicar e integrar através de departamentos e profissões.

Hoje o mundo empresarial apresenta um elevado grau de competição, mudanças e adaptações constantes, o que força as empresas a possuir mecanismos de respostas rápidas para entender as necessidades dos mercados de forma a cada vez mais continuarem oferecendo produtos com maior qualidade e preços competitivos.

O gerenciamento de projetos é uma medida para alcançar este objetivo de uma forma profissional e planejada.

  1. Projeto

2.1 Definições de projeto

Projeto é uma série de atividades que buscam resultados, dentro de um prazo estipulado e um cronograma (Bruce, 2001).

Projeto é um esforço temporário a fim de criar um produto ou serviço, implicando um prazo limitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente do produzido na rotina operacional (Keeling, 2002).

Segundo Valeriano (1998), as ações executivas de um plano de uma organização/programa são classificadas como projeto.

Segundo Aurélio¹º, o termo projeto vem do latim “projectu”, que significa “lançado para diante”, “ideia que se forma de executar ou realizar algo no futuro”, “empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema”, “esboço ou risco de obra a se realizar”, “plano geral de edificação”.

De acordo com Valeriano (1998), o projeto é um conjunto de ações, executadas de forma coordenada por uma organização, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um dado prazo, alcançar um objetivo.

“Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.” (ISO10006, 1997).

“Um empreendimento de esforço temporário feito para criar um produto, serviço ou

resultado único.” (PMI,2002)

“Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações únicas ou empreendimentos de altos riscos o qual tem que ser completado numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo todos projetos necessitam de terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas” (Tuman,1983).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.7 Kb)   pdf (815.6 Kb)   docx (373.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com