TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Gerenciamento de projetos

Módulo: Liderança de equipes

Aluno: André Zelazowski

Turma: Gerenciamento de projetos

Tarefa: Elaborar um plano de liderança

Introdução

Este trabalho consiste em elaborar um plano de liderança para uma determinada equipe que tem como função realizar a construção de uma barragem. Esta equipe é formada por diferentes especializações, sendo que algumas recentemente contratadas, não conhecem totalmente a cultura da empresa e nunca trabalhou em conjunto.

O objetivo deste trabalho é transformar o grupo de funcionários em uma equipe de alto desempenho.

Equipe de alto desempenho é a união de um grupo com elevada competência e grau de conhecimento, são extremamente alinhadas apresentando forte conhecimento aos valores, missão, objetivos e engajamentos.

Para o desenvolvimento desta consultoria, será analisado o perfil do líder que conduzira a equipe, verificando a forma de condução, como: autocrático, democrático, misto ou liberal visando à transformação do grupo em uma equipe de alto desempenho. Uma equipe de maturidade, aquela que possui os requisitos de alto conhecimento e alta liderança é necessária um líder que possuam características de gerenciamento o suficiente para manter a equipe alinhada, motivada como um líder “coach” que ensina os caminhos e flexibiliza as ferramentas para alcançar o sucesso.

Uma equipe de alto desempenho tem capacidade de desenvolver, ser competitiva e manter sempre em constante aperfeiçoamento. Para o evolução desta equipe são utilizadas técnicas e ferramentas na formação de maturidades que serão vista no decorrer do trabalho.

Para a elaboração de um plano de liderança tem alguns fatores que devem ser analisados como: proposito da equipe, cliente a quem se devem servir, os resultado desejado, competências e atitudes e posturas para uma equipe de excelência.  Nestas tarefas vamos analisar os pilares para uma equipe de alto desempenho, com a: formação, crescimento e maturidade.

Não adianta ter uma equipe especializada se não tiver uma comunicação corporativa definida. Esta ferramenta de comunicação deve estar bem desenvolvida, pois a interação em uma equipe devem fluir continuamente. A comunicação da liderança tem uma importância imprescindível para os entendimentos das normas, valores, objetivos e proposito das tarefas recebidas, ou seja, a importâncias da comunicação interpessoal e corporativa.

Analisando o cenário atual da empresa, pode-se avaliar que o líder tem papel importante para a mudança da sua equipe de uma fase de formação para uma fase de maturidade. Esta mudança depende do perfil que este líder possui e das técnicas e ferramentas necessárias para aplicação para a equipe passe de estágio.

Para facilitar o entendimento da ação que será tomada para transformar a equipe em alto desempenho, foi criado um fluxo da empresa atual e o desejado (figura1-Cenários), onde representam os pontos que serão trabalhados para alcançar o resultado esperado.

Na figura 1-Cenário atual x desejado, demonstra os cenários atuais proposto na análise e o cenário desejado que tenha o plano de desenvolvimento de equipe desenvolvido pelo gestor do projeto.

 Figura 1-Cenário atual x desejado[pic 2]

O cenário atual da empresa demonstra uma liderança sem perfil e grau de liderança desconhecido, os seus liderados também sem perfil e geração x e y e com um grau de engajamento e relacionamento muito pobre, ou seja, sem comunicação. As normas da empresa e seus valores não são conhecidos, bem como missão e valores.

O cenário desejado da empresa é um líder com alto conhecimento e com um perfil “coach”, seus liderados com geração y e com uma sinergia forte de uma equipe de alto desempenho fazendo uso das ferramentas de comunicação.

Desenvolvimento

A comunicação é uma forma de duas ou mais pessoas trocarem códigos, que serão decodificados internamente dentro do emocional recebendo estimulo para que palavras sejam pronunciadas e a comunicação aconteça. A comunicação pode sofrer interferências externa e interna, como ruídos, emoção, falta de dicção e outros. Para a corporação, a comunicação é extremamente essencial para um bom alinhamento e entendimentos das tarefas, normas, informações e avisos, sendo assim, a comunicação corporativa são mensagens que transitam a respeito da empresa.

Os primeiros passos para equipe produtiva é entender as normas da empresa, valores, missão e visão. Para a equipe da barragem será necessário um alinhamento das pessoas envolvidas no organograma, equalizando o conhecimento da empresa, integrando e ambientando para melhor entendimento das áreas, setores e canais de comunicação e hierarquias a serem respeitadas.

Segue modelo para comunicação dos profissionais, conforme tabela 1 – Comunicação dos profissionais.

Tabela 1- Comunicação dos profissionais

COMUNICAÇÃO

OBJETIVO

EFEITO

Integração

Alinhamento do grupo para que as normas e diretrizes da empresa sejam conhecidas por todos

Reunião para apresentação dos procedimentos da empresa

Porta voz-oficial

Passar as informações com credibilidade

Comunicação oficial do representante legal com objetivo de ter credibilidade sem formação de informações negativas

Mural de informações

Informações e aviso

Comunicar por meio de mural, estrategicamente instalado em locais estratégico para atingir maior publica em transito no campo

Interpessoal

Informações direcionada a pessoa ou grupo

Atingir de forma focada as pessoas ou grupo interessado para informação de forma focada e direcionada.

Digital

Formalizar comunicação vinculada a registro de recebimento

Comunicação onde são necessário registro e formalização

Com a finalidade de equalizar e manter a manutenção da equipe, as comunicações apresentada acima, serão iniciadas na empesa com objetivo integrar, alinhar, aproximar, gerir acontecimentos, divulgar indicadores comunicar-se de forma sintética e definir formas de comunicação para que tenhamos critério bem definido para cada necessidade de compartilhamento vinculado a corporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (972.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com