TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  14/11/2018  •  Artigo  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Este trabalho propõe a utilização de ferramentas e técnicas em Gerenciamento de Projetos, bem como processos de Coaching para a transformação da realidade dos discentes de graduação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Mucuri, em Teófilo Otoni-MG.

Atualmente, os discentes não possuem uma orientação direcionada à sua formação integral quando egressos no curso, pelo menos no que diz respeito às diversas possibilidades de cursar disciplinas afins ao que se é desejado. Desse modo, durante toda sua graduação, o discente é obrigado a buscar experiências e informações aleatórias, como: informações de formandos, de professores, técnicos, dentre outras.

A utilização de ferramentas e técnicas em Gerenciamento de Projetos, bem como a utilização dos processos de Coaching facilitará o entendimento da realidade do aluno ingressante, além de orientá-lo durante toda a sua trajetória na graduação, bem como a preparação para o mercado de trabalho.

2. Referencial teórico

2.1 A importância do coaching: breve histórico

Segundo Underhill, citado por Silva (2013), a palavra Coach proveniente da Hungria do século XV, faz alusão à aldeia de Kocs, onde era construído certo tipo de carruagens para transporte. O intuito era transportar pessoas aos seus destinos. O método Coaching, em comparação com a carruagem, é um processo no qual o Coachee (passageiro) recebe instruções específicas do Coach (condutor) para desenvolver alguma função que esteja além do esperado pela organização ou por ele mesmo como ser humano.

O Coaching com o passar dos anos foi sendo atribuído, tendo grande destaque na aplicação da área esportiva nos Estados Unidos na década de 80. De acordo Araújo (1999), Coach titulado de o treinador, e o Coachee o atleta. Um Coach era um treinador qualificado que conduzia os atletas ao aprendizado das técnicas dos jogos, monitoramento dos resultados, fornecimento de feedback e condução a melhores performances.

As definições de Coaching são inúmeras, mas não existem distinções significativas entre elas. As técnicas são aplicadas de acordo com a necessidade da organização ou da pessoa. Como para Gallwey, citado por Silva (2013), o conceito de Coaching consiste numa relação de parceria entre Coach e Coachee, que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o seu desempenho e mitigar sua fraqueza.

Dessa forma, o Coaching pode ser aplicado em diversas áreas, como empresarial, esportes, organizações no geral. Este método é muito usado nos outros países, no Brasil é recente, mas pelo seu resultado já ganhou grande destaque, pois o capital humano é o que rege todas as coisas, e sua confiança e autoconhecimento influência diretamente no seu desempenho pessoal ou profissional, este método impacta diretamente na vida do ser humano.

2.2 Coaching pessoal

O método Coaching pessoal permite ao ser humano fazer uma reflexão sobre sua vida e tudo que ocorre na mesma, com o apontamento dos seus pontos fortes e fracos e o que deve ser melhorado.

“Coaching é uma técnica para ajudar os outros a tornarem-se mais auto-conscientes e mais conscientes das demais pessoas e situações, e para se tornarem mais responsáveis pelas próprias ações” (WHITMORE, 2007, p.45).

Dessa forma, o individuo toma consciência, conhecimento de como se relaciona com as pessoas, consigo e com as coisas, tendo um diagnostico da sua vida. A questão que muitos possuem a consciência do que pode mudar e o que deve melhorar, porém não sabe como fazer, ou não sabe fazer da forma certa, ou seja, seu planejamento muitas vezes é levado ao fracasso, pois não coloca no papel, apenas contendo as ideias de mudanças na mente.

O balanço pessoal normalmente ocorre nos finais de ano, quando são revigorados os planos para o próximo ano, do que desejar fazer e se tornar melhor, o caso que se o planejamento não estiver no papel e bem definido com os objetivos e as metas e, principalmente o tempo determinado para cada coisa e a forma de fazer, acaba não conseguindo atingir o sucesso almejado, ou perde muito tempo para alcançar, no qual se torna exaustivo, estressante e com grande desgaste emocional e tendo perda de foco pelos obstáculos encontrados.

Com isso, a aplicação dessa metodologia é de extrema importância para o individuo, pois o mesmo se avalia, se conhece, e começa a ter um autoconhecimento e como resolver os bloqueios que ocorrem diariamente no decorrer dos dias, além de aperfeiçoar o seu potencial e sentir realizado.

2.3 Coaching profissional

Da mesma forma, que o Coaching pessoal lida com a vida do ser humano e suas emoções, o Coaching profissional vem lidar com o profissional de forma a capacitar e aperfeiçoar para encarar os desafios diários que ocorrem na profissão, ou melhor, no mercado de trabalho, como no relacionamento entre as equipes de trabalho que se comunicam diretamente e/ou indiretamente para um bom desempenho de atividade.

A definição de Coaching profissional é executar as ferramentas de coaching ao líder de uma organização para que ele consiga liderar sua equipe com uma comunicação eficaz e eficiente e com resultado em um menor tempo de trabalho, além de manter um equilíbrio no mesmo.

Contudo, a aplicação desse método no meio acadêmico permite uma facilidade na inserção do profissional no mercado de trabalho, pois o capacita para encarar as adversidades que podem ser encontradas no ambiente de trabalho e como solucionar as mesmas. Assim, quando o formando terminar o seu curso, as muitas inseguranças que acompanham o recém-formado terão sido sanadas e o mesmo se sente preparado para o mercado.

2.4 Aplicação de gestão de projetos na educação

De acordo com o PMI (2008), gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. Logo, para o Coaching obter o resultado adequado dentro da educação, deve-se possuir um excelente gerenciamento e principalmente a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com