TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina:Gerenciamento de Projetos

Turma:4

Nome:Dalvan de Souza Pena

ROL escolhida: Semana 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Um projeto contempla a união de esforços temporários de pessoas com a finalidade de criar uma solução ou resultado exclusivo. Dessa forma, podemos verificar as três principais características de um projeto: singularidade, temporalidade e exclusividade.

A singularidade de um projeto começa com a análise de onde deve-se alocar cada esforço ainda que com muitas pessoas envolvidaes. A singularidade é aquilo que faz o projeto se tornar unido, ainda que igual a outros. Essa característica é atingida quando se pensa de forma mais simples, definindo onde se deve atacar em cada momento a partir das esolhas feitas diante das oportunidades de tempo apresentadas.

A temporalidade se trata das fases que um projeto apresenta ao longo do seu desenvolviemnto. Cabe aos executores entenderem que inicio, meio e fim devem ser claramente expressados para a boa conclusão do projeto como um todo. O inicio, meio e fim podem ou não ter curta duração de tempo, podendo durar até anos, e seus impactos sererm sofridos mesmo após a sua conclusão.

A exclusividade do projeto é ditada pelas entregas direcionadas para aquele momento, tornando-o único.

Cada projeto surge a partir da necessidade de se apresentar um novo produto ou serviço, nascendo do zero, ou apresentar a mudança de algum cenário ou a melhoria de um processo já existente.  

A forma como os projetos são tratados dentro de cada organização está diretamente ligada aos valores que a empresa tem, bem como sua missão e visão para com sociedade interna e externa que ela apresenta. Levando em conta, principalmente, as visões: financeira, interna, dos clientes e de inovação.

O portfolio é o conjunto de projetos, de programas e outras ações que visam atendem os objetivos empresariais. O programa é o conjunto de projetos coordenados entre si de forma articulada e dinâmica visando o objetivo comum. A integração de programas pode acontecer com o desmembramento de um projeto em partes menos ou na agregação de projetos relacionados e executados de forma paralela.

Os benefícios de um programa são as mudanças na cultura organizacional ou nos processos de trabalho. Os benefícios de portfólio são as melhorias nas tomadas de decisões, a minimização dos riscos operacionais, maximização e melhor aproveitamento dos recursos operacionais e a melhoria contínua.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (801.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com