TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Risco

Por:   •  2/5/2021  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Ana Maria de Souza Dias

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Riscos

                                              Tutor: Prof. Márcio Jorge Gomes Vicente

Lagarto - SE

2020

GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Referência: SILVA, Emerson Cláudio; OLIVEIRA, Ualison Rébula. Gerenciamento de Riscos de Acidentes em uma Empresa de Construção Civil. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork. Acesso em: 26 de outubro de 2020.

O artigo estudado propôs analisar os acidentes ocorridos em uma Empresa de Construção e Montagem Industrial no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, fundamentado nos dados da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) emitidas e as investigações de acidentes.

Na Construção Civil, considerando os aspectos de segurança no trabalho, encontra-se como um dos setores mais deficitários, com os altos índices de acidentes do trabalho, apresentando assim uma alta taxa de acidentes, lesões graves e óbitos. Além disso, aparecem como um dos setores industriais mais atrasados em termos de melhorias e qualidade de vida de seus colaboradores.

O acidente de trabalho é um evento indesejável e anormal que acontece durante o labor do trabalhador, que interrompe a tarefa, prejudica outras atividades, causa danos a saúde dos trabalhadores, e conforme o grau das lesões e/ou morte, provoca prejuízo às empresas. O estudo de causas dos acidentes laborais é de fundamental importância para empresa, trazendo sugestões de melhorias no processo de trabalho e demonstrando os impactos dentro e fora da empresa.

Neste trabalho o estudo de causas utiliza técnicas de análise e avaliação de riscos de modo reverso e complementar de todos os acidentes ocorridos na construção e montagem eletromecânica. O método tem como dados de entrada os efeitos das falhas, acidentes com e sem afastamento, e suas respectivas causas básicas. Em seguida é identificado o processo/setor e elaborado um fluxograma da sequência produtiva, com tarefas e medidas de prevenção de acidentes, dos subsetores com maior incidência de eventos não desejados, que impactam a política de segurança e saúde ocupacional da empresa.

A Failure Mode and Effets Analysis (FMEA) é uma abordagem estruturada, de baixo para cima, que permite prever as potenciais falhas do nível e associar os efeitos ao próximo nível ou subsistema, com a análise completa do sistema. O Gráfico de Pareto permite identificar e visualizar falhas, problemas, acidentes e suas causas de maior relevância. Desta forma, essa pesquisa utiliza essas ferramentas para quantificar e demonstrar em forma de gráfico os subsetores com maior índice de acidentes e em outro gráfico as suas causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com