TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  9/3/2021  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso Filipe Fonseca Aguiar

Trabalho da disciplina Higiene do trabalho Tutor: Prof. Marcio Jorge Gomes Vicente

Vila Velha 2020

REFERÊNCIA

SILVA, Emerson C. & OLIVEIRA, Ualison R. GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES        EM        UMA        EMPRESA        DE        CONSTRUÇÃO        CÍVIL.        Maio        2018.

Disponibilizado pela Universidade Estácio de Sá em 29 de Junho de 2020 pelo portal acadêmico da universidade.

Esta resenha faz-se referência ao estudo de caso em uma construtora, do ramo de construção e montagem industrial, onde a mesma em quatro anos, teve, em sua fase inicial produtiva muitos acidentes e ainda, como conseguiu reduzir estes ao final desse período.

O acidente de trabalho é o que ocorre durante o exercício laboral do colaborador para a empresa, provocando lesões corporais ou perturbações funcionais que possa levar a redução, perda permanente ou temporária assim como a morte, conforme art. 19 da Lei 8.213.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), o numero de acidentes de trabalho no território nacional já foi muito alto, chegando a representar eventuais custos para o nosso Produto Interno Bruto (PIB) de 4%, demonstrando o peso que existe em relação ao acidentes de trabalho para ao trabalhador, sua família e ainda os efeitos para as empresas e previdência social.

A construtora, empresa disposta para o estudo de caso, fez análise e levantamento em cima de 127 (cento e vinte e sete) acidentes. Foi utilizado vários métodos para análise dos dados e melhoria de seus processos, como o Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), que é uma metodologia sistemática que permite prever as possíveis falhas potenciais de um sistema, com o objetivo de minimizar os riscos isolados ou associados e eliminar as falhas.

Também fora utilizando o Método de Analise de Pareto, onde se usa um recurso gráfico para estabelecer uma ordem causal de perda que deve ser corrigida. Com esse método, pode ser avaliado e identificado os setores e as causas básicas com maior incidência, podendo assim fazer em seguida a categorização dos subsetores.

Nesta construtora citada, foi utilizado uma tabela FMEA, ao qual pôde ser categorizado por subsetores a começar pelo mais crítico. Deste, foi-se averiguando inicialmente sendo concretagem e forma, escoramento, descimbramento e desforma.

Ao final da análise dos dados pôde ser obtido o resultado de que 80% das causas básicas, que findaram nos acidentes, há vinculação ao comportamento e condicionamento psicofisiológico do trabalhador, estando abaixo a representativa por falhas de manutenção ou equipamento. Notou-se também a condição de formação acadêmica e profissional destes trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com