TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  15/10/2023  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projetos

Turma:

Nome: Ana Paula Avelino Mota

ROL escolhida: ROL 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Gerenciar riscos em projetos é tão importante quanto qualquer outra etapa dentro do planejamento estratégico. Riscos quando não bem mapeados e identificados, podem trazer grandes prejuízos dentro do projeto, como riscos financeiros e até mesmo impacto na entrega final.

Sendo assim, é possível dizer que um plano de gerenciamento de riscos, nada mais é que um documento norteador que descreve todos os riscos mapeados do projeto, sendo eles positivos ou negativos, e apresenta de forma detalhada, como serão executados, acompanhados e monitorados. O plano de gerenciamento de riscos é um documento que integra o plano do gerenciamento do projeto, e por isso deve ser revisado e acompanhado no decorrer de todo o ciclo de vida de cada projeto.

Trazendo esses conceitos para a minha realidade, hoje atuo com projetos ambientais, e o processo de identificar e controlar riscos dentro da companhia é muito importante e é acompanhado de perto pela alta diretoria. Ou seja, é impossível diminuir a importância que esse acompanhamento deve ter dentro do negócio.

Quando identificamos e acompanhamos os riscos desde o início, é possível traçar possíveis plano de ação para mitigação dos seus impactos, podendo evitar problemas/ameaças e novos riscos.

Um bom gerenciamento de riscos em projetos, deve conter as metas e objetivos esperados do projeto, os stakeholders, matriz de riscos, plano de ação e também um plano de contingência. E todas as partes interessadas devem estar envolvidas no processo de elaboração do plano.

Gerenciar riscos é uma parte importantíssima do gerenciamento de projetos, pois junto com o um bom planejamento, pode garantir o sucesso desse projeto, de forma a minimizar possíveis impactos ao longo do processo.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (983.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com