TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos

Por:   •  16/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual – ETAPA 1        

Matriz do plano do gerenciamento de riscos[1]

Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projetos

Módulo:

Aluno: Giuli Aparecida Padilha

Turma: 1023-3

a) Definição do projeto que funcionará como a situação-problema desta atividade e descrição de todo o contexto em que se insere o projeto escolhido.

A multinacional Elegance, fundada nos Estados Unidos, atua no setor de óleo, gás e produtos químicos em diferentes países e é conhecida mundialmente por ser uma das maiores empresas do segmento. Sua missão é fornecer produtos de alta qualidade aos seus clientes e contribuir para o crescimento econômico e social das comunidades em que opera. Nos últimos anos, a Elegance vem trabalhado em novas linhas de pesquisa e aplicações de tecnologia visando trilhar o caminho da energia limpa e sustentável, como as soluções de baixo carbono que consistem na captura e armazenagem do CO2, a vasta produção de hidrogênio para aplicação como descarbonizador na produção de cimento e aço por exemplo, e mais recentemente, a extração de lítio para a produção de baterias para carros elétricos.

O projeto Lithium começou em outubro deste ano,  possui como objetivo quadruplicar a produção de lítio até 2030 e atender 1 milhão de carros elétricos e possui valor base de 5 milhões de reais. O processo inicia com a extração de salmoura rica em lítio de formações rochosas subterrâneas profundas – um tipo de água salgada imprópria para beber ou agricultura – então, acima do solo usa-se um processo chamado Extração Direta de Lítio para extrair lítio da salmoura de forma rápida e eficiente e então, por fim, a salmoura restante é bombeada novamente para os reservatórios de onde veio dentro do solo.

Premissas do projeto:

  • A área de atuação do projeto é somente na América do Norte.
  • Ocorre maior extração durante períodos quentes, logo, mais horas de trabalho dedicadas.

Restrições do projeto:

  • Não pode ocorrer extração em períodos definidos por órgão ambiental.
  • A evaporação da salmoura demora de 8 a 12 meses para ocorrer.

b) Plano de gerenciamento de riscos (PGR)

O Guia PMBOK (PMI, 2017) e o Standard for Risk Management in Portfolios, Programs and Projects (PMI, 2019), mencionam a importância do planejamento, identificação, análises quantitativa e qualitativa, monitoramento, gerência e implementação de respostas dos riscos como processos fundamentais para a abordagem de riscos em um projeto. O plano de gerenciamento de riscos é uma forma de de concentrar as principais informações e responsáveis para atender as necessidades do projeto, conforme tabela abaixo.

[pic 3]

Abaixo apresenta-se a Estrutura Analítica de Riscos – EAR do projeto.

[pic 4]

Na identificação dos riscos será utilizada a técnica de brainstorming com as pessoas envolvidas no projeto a fim de coletar o máximo de informações possíveis e de diferentes fontes, junto ao barainstorming será aplicada a metodologia do Diagrama de Ishikawa para determinar a causa raíz e o efeito de cada risco. Já na fase de análise os riscos serão descritos, a probabilidade de impacto será calculada e e a definição de prioridades será realizada, por meio dessas definições o valor do risco será calculado com base na fórmula RISCO = IMPACTO x PROBABILIDADE.

Através da análise e da priorização dos riscos será possível responder aos riscos de maneira apropriada classificando-os como ameças ou oportunidades e utilizando diferentes estratégias, em caso de ameaças pode-se aceitar, evitar, mitigar ou transferir, e já no caso das oportunidades é possível aceitar, explorar, melhorar ou compartilhar, e por fim, em ambos os casos é possível escalar o risco caso esteja fora do alcance da responsabilidade do gerente de projeto.

Para assegurar que todas as fases do projeto e o monitoramento de riscos estão compreendidos por todos acontecerão reuniões diárias antes do início da extração de apenas 15 minutos, baseadas no formato sprint de metodologia, reuniões quinzenais mais longas para revisar o projeto e compartilhar o monitoramento dos riscos e por fim, a cada trimestre, reunião com a vice presidência para apresentar os números e evolução do projeto. A comunicação também será realizada via e-mail e por quadro Kanban disponibilizado em plataforma online da Elegance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (255.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com