TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ISO 9001:2015

Por:   •  21/6/2018  •  Artigo  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – ISO 9001:2015

Cada uma das seguintes situações pode evidenciar uma falha no sistema da Qualidade conforme estabelecem os requisitos da NBR ISO 9001. Caso esteja tudo conforme a NBR ISO 9001, marque a opção “OK”. Caso seja evidenciada alguma não-conformidade com relação à NBR ISO 9001, marque a opção “NC” e informe o requisito da norma que não foi atendido.

OK

NC

Requisito

Na auditoria de certificação de uma empresa, o Auditor verificou no Planejamento Estratégico da empresa não realizada uma análise de SWOT, porém, todas as questões internas e externas relacionadas ao negócio foram devidamente determinadas e analisadas.

X

O auditor verificou que, ao solicitar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade, foi lhe apresentado um documento na forma de Manual da Qualidade, porém, não havia no mesmo a declaração dos tipos de produtos e serviços cobertos pelo SGQ.

O Auditor solicitou ao Diretor Industrial da empresa que lhe explicasse sobre a Política e os Objetivos da Qualidade. O mesmo afirmou que iria chamar o Supervisor de Qualidade pois ele era o responsável pela área e poderia explicar melhor para o auditor.

Em uma auditoria de certificação, o auditor solicitou o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade. A empresa apresentou o escopo devidamente escrito em um extenso manual, porém, o auditor constatou que este documento não possuía identificação, revisão, aprovação e não havia controle quanto à sua distribuição.

Quando o auditor questionou a alta direção sobre a Política da Qualidade, os mesmos apresentaram a mesma através de um documento identificado, aprovado e com os devidos controles de revisão. Porém, verificou que não havia distribuição da mesma e que o referido documento só estava disponível na sala do Setor de Qualidade da empresa.

Ao ser questionado sobre a política da qualidade da empresa, o funcionário pegou o seu crachá e leu-a para o Auditor. Não satisfeito, o Auditor solicitou para que ele falasse qual era a sua contribuição para a realização daquela política. O funcionário não soube responder.

x

O Auditor questionou ao operador sobre as inspeções realizadas nos produtos finais, conforme era exigido no contrato com o cliente. O operador informou que as vezes ele realizava as inspeções e outras vezes deixava para o Gerente  de Produção realizar. O Auditor não conseguiu identificar, no Sistema de Gestão da Qualidade, o real responsável por realizar as inspeções.

Foi verificado, na auditoria de manutenção, a ocorrência de algumas não-conformidades no sistema, devido à construção da nova sede e a incorporação de novos serviços. O Auditor perguntou ao diretor se foi feito algum planejamento para garantir a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade. O diretor explicou que não tivera tempo para planejar nada, pois houve uma enorme demanda de serviços após a certificação.

Na auditoria de certificação de uma farmácia, o Auditor verificou que vários procedimentos estavam sendo realizados de forma não-conformes às legislações da ANVISA. Ao ser questionado sobre a forma correta de realizar o trabalho, o operador informou que o Diretor sempre informava que o importante mesmo era atender aos requisitos dos clientes e que o atendimento às legislações deviam ficar para segundo plano.

O Auditor perguntou ao funcionário se ele sabia qual a importância da sua atividade e de como ela contribuía para atingir os objetivos da qualidade. O funcionário ficou com uma cara de espanto e informou que não sabia e que nunca tinham falado nada para ele sobre objetivos da qualidade.

Ao verificar os indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa, o auditor verificou que os mesmos não tinham relação com dois dos objetivos da qualidade da mesma. Ao ser indagado sobre isso, o Diretor disse que não conseguiram identificar uma forma de mensurar os mesmos, por isso, não foram criados indicadores.

O Auditor verificou que muitas vezes a produção parava por falha no maquinário. O Chefe de Produção informou que não existia nenhum controle para manutenção preventiva e que inúmeras vezes atrasavam as entregas dos pedidos aos clientes.

A companhia aérea recebera diversas reclamações de clientes que viajaram em vôos para a Alemanha, pois nenhum dos tripulantes dominava o idioma alemão, apesar de ser um requisito obrigatório conforme os procedimentos da própria companhia.

O Gerente de Recursos Humanos falou para o Auditor que os registros dos treinamentos eram apenas as listagens informatizadas com o nome dos participantes. O Auditor não evidenciou nenhuma lista de presença para os treinamentos realizados.

Foram constatados diversos danos causados aos produtos acabados por falha no armazenamento. Após análise, foi constatado que a empresa não possuía um local adequado para o armazenamento do produto acabado.

Ao auditar o setor comercial de uma fábrica, o Auditor solicitou o contrato de fabricação e distribuição do produto, cuja produção já havia sido iniciada, com um grande cliente. Ao analisar a proposta que tinha sido enviada ao cliente durante a negociação, o Auditor verificou que vários pontos estavam divergentes do contrato. O Gerente Comercial alegou que após o fechamento do contrato o cliente solicitou algumas alterações e foi necessária a elaboração de um novo contrato. Informou ainda que não tivera tempo de comunicar ao setor de produção as alterações solicitadas pelo cliente.

O setor de compras de uma empresa fechou contrato com um novo fornecedor de matéria-prima crítica para a produção, levando em conta simplesmente o preço do produto fornecido, que era significativamente inferior aos outros concorrentes.

O cliente informou à empresa que tinha identificado uma falha no projeto e que este mesmo problema já tinha ocorrido no projeto anterior. Falou que se a empresa tivesse a preocupação de analisar as informações do projeto anterior, o problema não teria se repetido.

O Auditor identificou que apesar de ser muito importante, não existia nenhuma instrução de trabalho disponível para garantir o controle do processo de produção.

Ao auditar o setor de produção de uma fábrica, o Auditor verificou que vários paquímetros que estavam sendo utilizados para monitoramento da qualidade do produto final, não estavam identificados de forma a possibilitar a determinação da situação da calibração.

Ao auditar a fábrica de uma empresa, o auditor viu um lote de produtos intermediários que estavam aprovados pelo setor de Controle de Qualidade. O mesmo solicitou ao inspetor os documentos de liberação do lote e o mesmo mostrou uma ficha de controle com a identificação do lote, a data de inspeção, o nome do responsável pela liberação e todos os critérios de aceitação devidamente preenchidos.

Na auditoria em uma linha de montagem, o Auditor verificou que várias peças que tinham sido reprovadas no controle da qualidade estavam sendo enviadas para o cliente. O Gerente de produção falou que o problema foi muito pequeno e que o cliente tinha aprovado o envio do produto da forma que estava e mostrou a autorização escrita e assinada por parte do cliente.

Na auditoria de certificação de um grande supermercado, o Auditor encontrou, nas prateleiras, algumas caixas de leite com o prazo de validade vencido. O Gerente da Loja argumentou que essa era uma marca nova que eles estavam testando e que não teve muita saída.

Apesar de não existir um procedimento documentado para a realização das pesquisas de satisfação dos clientes, a empresa realizava todas as pesquisas necessárias para monitorar informações relativas à percepção dos clientes sobre se a organização atendeu aos seus requisitos.

Na auditoria de certificação de uma empresa, o Auditor verificou que apesar de não existir um procedimento documentado para auditoria interna, a empresa mantinha um programa de auditorias internas, possuía um grupo de auditores qualificados e estava realizando todas as auditorias conforme o planejamento.

A empresa tinha realizado três reuniões para análise crítica do sistema nos últimos dois anos. Nas reuniões, a Direção apenas analisava os tópicos que eram exigidos pela norma ISO 9001:2015, sendo que nenhuma delas serviu para tomada de decisão, definição de ações para a melhoria do sistema/produto ou definição da necessidade de recursos.

Apesar de não existir um procedimento documentado para a tomada de ações corretivas, o Auditor evidenciou que todas as ações estavam sendo executadas, os problemas estavam sendo solucionados e os registros estavam sendo mantidos.

Foi verificado que a ação tomada não era suficiente para evitar a ocorrência da não-conformidade potencial.

Na auditoria de certificação de uma empresa, o auditor verificou que as ações definidas no FMEA de processo para os modos de falha em potencial não foram realizadas.

O auditor verificou que os Registros de Ação Corretiva da empresa eram relacionadas somente às Não Conformidades encontradas no processo de produção e também provenientes de auditorias internas. No entanto, nenhuma das reclamações registradas na pesquisa de satisfação gerou um Registro de Ação Corretiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com