TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo de Inspeção Predial

Por:   •  20/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL

Recife, 13 de julho de 2018

Carlos André Brito Salgado, Engenheiro Civil, CREA/PE 1817186752, foi contratado pelo condomínio Kalay, para elaborar a inspeção predial.

O imóvel avaliado consiste em um edifício com 10 pavimentos e quarenta apartamentos, sendo duas coberturas duplex. A área comum é composta de um salão de festas com banheiros masculino e feminino, banheiro, casa de bombas, grupo gerador, reservatórios, guarita, estacionamento subsolo, casa de máquinas, caixa d´água e 02 elevadores.

Este Laudo de Inspeção foi elaborado em consonância com as Normas e Resoluções do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – Entidade Nacional) e da Norma de Manutenção em Edificações NBR 5674, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e conservação das edificações.

Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial como um “Check-up” da edificação, tendo como escopo um diagnóstico geral sobre o Edifício Kalay, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção – com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio – que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação, especialmente a estrutura em concreto, fachadas e instalações elétricas e hidrossanitárias. Neste contexto, a ANOMALIA representa a irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a FALHA diz respeito à manutenção, operação e uso da edificação. Resoluções do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e particularmente: Resolução Nº. 205, de 30/09/1971, que adota o Código de Ética Profissional; Resolução Nº. 218, de 27/06/1973, que fixa as atribuições do Engenheiro e Agrônomo nas diversas modalidades; Resolução Nº. 345, de 27/07/1990, que dispõe quanto ao exercício por profissionais de nível superior das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia;

LAUDO N° 001/2018 - INSPEÇÃO

DATA BASE 16 de junho de 2018

SOLICITANTE Condomínio Edifício Kalay

C.N.P.J. n° 09.055.617-001/89

Rua dos Navegantes, n° 191

Recife - Pernambuco.

RESPONSÁVEL Hans Jursa

ENDEREÇO Rua dos Navegantes, n° 191.

OBJETIVO Inspeção Predial, em conformidade com a Lei municipal 9.913/2012

FINALIDADE Determinação das condições físicas, de segurança e salubridade.

LOCAL DA VISTORIA:

Edf. Kalay

Rua dos Navegantes, n° 191

Documentos complementares:

Lista de verificação:

Elencamos os principais itens a serem vistoriado na edificação.

Nível de Inspeção – Rigor do Laudo

A inspeção predial é classificada quanto a sua complexidade e elaboração do Laudo. Consideradas as características técnicas da edificação, manutenção e operação existentes e necessidade de formação de equipe multidisciplinar para execução dos trabalhos. Os níveis de inspeção predial podem ser em Nível I, II e III.

NÍVEL 2

Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes.

A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

Nível de Inspeção: NIVEL II

Grau de Risco:

Critério de classificação das anomalias e falhas existente na edificação, e constatadas em uma inspeção predial, considerado o risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, dentro dos limites da inspeção predial.

A análise do risco consiste das anomalias e falhas identificadas nos diversos componentes de uma edificação, quanto ao seu grau de risco relacionado com fatores de manutenção, depreciação, saúde, segurança, funcionalidade, comprometimento de vida útil e perda de desempenho.

Grau de Risco: MÍNIMO

Relativo a pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário; recomendando programação e intervenção a médio prazo. Pode causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.

Grau de Risco: REGULAR

Pode provocar a perda de funcionalidade sem prejuízo à operação direta de sistemas, perda pontual de desempenho (possibilidade de recuperação), deterioração precoce e pequena desvalorização.

Grau de Risco: CRÍTICO

Pode provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e/ou meio ambiente, perda excessiva de desempenho causando possíveis paralisações, aumento de custo, comprometimento sensível de vida útil e desvalorização acentuada.

Critério e método da inspeção predial:

A elaboração da inspeção predial baseia-se na análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, diante das condições técnicas, de uso, operação e manutenção da edificação, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com