TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Mental

Por:   •  13/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Munique

Teresina (PI), 29 de março de 2019

• Tema e Problema

Tema: Estudo de tempos e movimentos utilizados desde o recebimento até o descarte dos medidores do setor de almoxarifado da Eletrobrás-PI.

Problema: O setor da Companhia Elétrica abordado, lida com, atualmente, 8 tipos de medidores, e é responsável pelo armazenamento, separação, classificação e, por fim, o descarte correto dos medidores coletados. Sabe-se que, todo o processo chega a durar dias, sendo realizado por 2 funcionários, que seguem um padrão estabelecido pelo método dedutivo. Logo, é notório que há um problema de desperdício de tempo, visto que, é um processo aparentemente simples, mas que levas dias para ser concluído.

• Referencias Teóricos

Marconi e Lakatos (2010), ressaltam que os procedimentos sistemáticos nascem da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer que seja a tomada de decisão se fundamenta naquilo que se entende como o mais lógico, racional, eficiente e eficaz. A aprendizagem acontece na medida em que o sujeito age sobre o objeto e na medida em que possui estruturas previamente construídas ou em processo de construção. Assim, nota-se que as autoras possibilitam acesso ao conhecimento necessário para a elaboração e o conceito de estudos científicos e pesquisas de campo.

O engenheiro Frank Gilbreth e sua esposa psicóloga Lilian Gilbreth, foram os pioneiros no Estudo de Tempos e Movimentos, responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas: gráfico de fluxo do processo, estudo de micromovimentos e o cronociclográfico (BARNES, 1977). Com os estudos e as ferramentas criadas pelo casal, é será de grande auxílio na compreensão e na utilização das análises feitas em campo.

O Gráfico de Fluxo do Processo ou Fluxograma, é uma técnica para se analisar um processo de maneira sucinta, com o objetivo de facilitar a compreensão e melhoria (BARNES, 1977). Essa ferramenta de alta relevância para observar e, posteriormente, analisar as etapas de diversas áreas desde o setor de produção como de serviço.

• Justificava

“Qualquer empresa sem estratégia simplesmente corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência” (PORTER, 1997). O estrategista Michael Porter, ressalta a importância de se ter um esquema sobre qualquer área em que se for trabalhar. Dessa forma, com a conclusão do artigo, poderá ter um considerável retorno acadêmico na área de Engenharia de Métodos, uma vez que poderá ser utilizado como instrumento de aprendizado para as demais gerações. Além disso, com a conclusão do artigo espera-se que a Companhia Elétrica tenha seu tempo de ociosidade no armazenamento de medidores reduzido.

• Objetivo

Tem como proposito principal é reduzir o período que vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com