TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Sistêmico

Por:   •  8/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA[pic 1]

CARLOS ALEXANDRE DE JESUS SANTOS

GEOVANIA SILVA SANTOS

JOSÉ TARCÍSIO DOS REIS

MARIA JULIANA SANTOS VIEIRA

MÁRIO CÁSSIO CERQUEIRA MOURA

NELSON JESUS DOS SANTOS

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO E/OU REUSO

 

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

        

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2016

CARLOS ALEXANDRE DE JESUS SANTOS

GEOVANIA SILVA SANTOS

JOSÉ TARCÍSIO DOS REIS

MARIA JULIANA SANTOS VIEIRA

MÁRIO CÁSSIO CERQUEIRA MOURA

NELSON JESUS DOS SANTOS

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO E/OU REUSO

 

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO

Trabalho apresentado à disciplina Ciências do Ambiente do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Dom Luiz, como pré-requisito para obtenção da nota parcial do I bimestre.

Orientador: Esp. Jonielton O. Dantas

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2016


  1. Introdução

Sabe-se que a água está se tornando um fator limitante para o desenvolvimento, pois sua ausência torna difícil a sobrevivência. Mesmo nos lugares que já possuíram recursos hídricos abundantes, percebe-se a preocupação com os problemas de racionamento, escassez e poluição. O tratamento de água é de extrema importância para atender as necessidades humanas, para isso deve ser livre de contaminações, como organismos patogênicos e substâncias tóxicas.

Dessa forma, percebe-se que é necessário um manuseio apropriado dos recursos hídricos para evitar danos futuros, mantendo assim sua qualidade e quantidade apropriada para atender a população aproveitando-os de forma a garantir o uso para as gerações atuais e futuras. Verifica-se uma falta de ação dos governos que não investem em políticas de reaproveitamento da água para o uso não potável, como exemplo indústrias, pois isso seria uma opção para diminuir os impactos causados pelo desperdício, minimizando os problemas, já que economizar água é um dos grandes desafios dos dias atuais com o crescimento exagerado da população e os esgotamentos dos aquíferos subterrâneos.

O controle da água é de extrema importância para garantir o abastecimento adequado para a população, evitando assim doenças causadas por microrganismos. Para que isso ocorra é necessário que essa água seja tratada em uma unidade denominada ETA (Estação de Tratamento de Água), onde ocorre a limpeza e desinfecção para o consumo humano de acordo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 518 de 25 de março de 2004, na qual “estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências”.

A água adquire características para consumo potável após passar pelas etapas de tratamento físicas e químicas, sendo que algumas substâncias utilizadas para o tratamento químico são limitadas pelo padrão de potabilidade, havendo valores máximos e mínimos permitidos que são verificados nas águas do abastecimento público através de análises que são realizadas por empresas de saneamento ou laboratórios particulares. Entre os requisitos da água para consumo humano estão: não possuir odor, não ter cor e turbidez diferente do padrão, não haver substâncias nocivas ou tóxicas, e não conter germes.        

Em uma ETA convencional na qual a água bruta é retirada de fontes superficiais as etapas do tratamento de água completas para abastecimento são: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e a reservação/distribuição que são de extrema importância para transformar a água imprópria para o consumo humano em água tratada, para assim abastecer a população para os diversos fins.

Essa pesquisa tem como objetivo analisar criticamente o processo de tratamento de água que serve para abastecer o público da cidade de Tucano, estado da Bahia, através de uma pesquisa realizada no campo da empresa responsável pelo tratamento da água que é a Embasa. A visita teve como foco entender as informações a respeito das técnicas utilizadas na estação de tratamento de água.

  1. Justificativa

Mesmo sendo indispensável para nossas vidas a água pode conter substâncias, elementos químicos e microrganismos que devem ser retirados ou reduzidos antes de abastecer as casas. O crescente aumento da população e industrialização vem causando contaminação dos mananciais, causando problemas nos locais que não possuem estações de tratamento e sistema de abastecimento adequado. Boa parte das doenças nos países emergentes são causadas pela qualidade da água insatisfatória para o consumo humano.

O maior problema está relacionado com a falta de água potável no planeta, já que os recursos não são gerenciados de forma correta. A água na maioria das vezes está contaminada por causa da falta de saneamento básico, dos dejetos das indústrias e da contaminação causada por produtos químicos. O consumo de água potável vem crescendo cada vez mais já que a população cresce de forma demasiada, o que afeta ainda mais nossos recurso hídricos. O alto índice de urbanização ameaça ainda mais já que as águas provenientes dos esgotos das casas são jogadas nos rios e na natureza sem sequer algum tipo de tratamento, fazendo com que essa água não sirva como fonte de abastecimento.

A água por ser um recurso finito e não renovável, deve ser cuidada e conservada para garantir sua qualidade, já que para sua utilização é necessário que esteja limpa e tratada.

  1. Objetivos:

  1. Geral

Buscar o conhecimento acerca das etapas de tratamento de água, entendendo a importância do controle para manutenção e uma apropriada qualidade de água.

  1. Específicos
  • Entender a importância da água na vida do ser humano e a importância do seu controle para o abastecimento.
  • Encontrar através do referencial teórico as técnicas de tratamento que ocorrem com a água nas estações de tratamento antes de ser distribuída.
  • Analisar a técnica de tratamento vista na pesquisa de campo e comparar com as técnicas vistas no referencial teórico.

 

  1. Referencial Teórico

4.1 A importância da água        

Sabe-se que a água é o recurso natural mais essencial para a vida, já que dependemos dela para viver, seja como componente de seres vivos ou como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, seja como elemento representativo de valores sociais e culturais, seja como fator de produção de bens de consumo e produtos agrícolas. Sendo o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva de acordo Philippi Jr et al (2014), já que no homem, representa cerca de 60% do seu peso; nas plantas, atinge 90% e, em certos animais aquáticos, esse percentual chega a 98%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com