TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Princípio de Arquimedes

Por:   •  15/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal Do Amazonas[pic 1]

Instituto De Ciências Exatas E Tecnologia – Icet/ Engenharia De Produção

Princípio de Arquimedes

Agberto de Castro Marinho Júnior (agbertojunior@gmail.com)

Erika Tiaki Reis Nakanome (erikanakanome@gmail.com)

Nádia Araújo Gomes (ninagomes762@gmail.com)

INTRODUÇÃO

No Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), mais especificamente nas dependências do Bloco C, onde se encontra o Laboratório de Fenômenos de Transporte, ocorreu no dia 13 de abril de 2018 a realização de experimentos que tinham a finalidade de verificar as informações a respeito do Princípio de Arquimedes.

O empuxo pode ser analisado quando se é mergulhado um corpo em um liquido onde pode-se verificar que o mesmo exerce uma força (vertical e dirigida para cima) de sustentação sobre o corpo, sendo assim este fenômeno é definido como uma força hidrostática resultante praticada por um liquido em condições hidrastinas sobre um corpo que está mergulhado nele. A impulsão existe devido a diferença de pressão hidrostática do corpo, pois esta é proporcional à massa do fluido, aceleração da gravidade, e a altura de profundidade.

Arquimedes, autor deste princípio que rege este fenômeno foi um grande matemático, físico e filosofo francês, responsável por relevar e elaborar o princípio fundamental das forças de flutuação, que segundo Keller (1997) é entendido como: Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido tende a ser ejetado/ lançado para cima devido a um força de modulo igual ao peso do fluido movido, e orientada para cima segundo um reta que passa pelo centro da gravidade do fluido deslocado.

Bonjorno (1993), compreendeu que princípio de Arquimedes é: todo corpo imerso total ou parcialmente num liquido recebe uma força vertical com se comporta de baixo para cima, que é igual ao peso da quantidade do liquido que foi deslocado A formula deste princípio pode ser expressa da seguinte forma pela equação 1:

 (eq. 1)[pic 2]

O empuxo, está associado a uma extensa quantidade de tecnologias, como os submarinos, os barcos, navios, plataformas de petróleo, aviões, etc. Com a inexistência do empuxo, seria impossível um navio navegar sobre a água devido ao seu peso, ou um avião voar, isso expressa um pouco importancia do empuxo para o ser humano no seu dia-a-dia.

OBJETIVO

O experimento tem como escopo expor o conceito que rege o Princípio de Arquimedes, e mediante a pratica elucidar o comportamento das forças que agem sobre um corpo submerso em um fluido, para assim contribuir de forma satisfatória para a entendimento do assunto.

MATERIAIS

Os materiais empregados durante o procedimento estão listados na tabela 1.

Tabela 1 - Materiais utilizados no experimento

MATERIAIS

QUANTIDADE

Haste com suporte

01

Dinamômetro

01

Corpo de prova

03

Balança Analítica

01

Becker de vidro

01

Paquímetro

01

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Os materiais utilizados no experimento estavam localizados em uma mesa, como ser visto na figura 01.

Após recebimento de instruções sobre o procedimento, foram iniciadas as etapas para realiza-lo. Inicialmente, foi empregado a balança analítica para encontrar a peso de

[pic 3]

[pic 4]

cada uma das barras, do béquer vazio e do béquer contendo água e tais informações

foram registradas para posterior cálculo. Em seguida, utilizou-se o paquímetro para achar as dimensões das três barras, quanto ao diâmetro e a altura. Utilizando a haste de suporte para suspender o dinamômetro, mais a adiante foi inserido na extremidade deste equipamento individualmente cada barra para assim achar o peso das barras.

Posteriormente, colocou-se sobre a balança analítica um béquer contendo 300 mL de água e com o mecanismo já mencionado que estava acima do reservatório, na qual a

Haste de suporte suspende o dinamômetro e o corpo de prova, as barras foram submersas individualmente na água. Fez-se o mesmo procedimento novamente, apenas diferenciando que as barras foram parcialmente submersas. Os dados obtidos na balança e no béquer (que indicou comportamentos diferentes nas duas situações, da barra está total ou parcialmente submersa) foram registros tanto para serem empregados nos cálculos e para verificar as condições de realização do Princípio de Arquimedes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como comentado no procedimento experimental, foi solicitado a medição quanto a massa, comprimento e diâmetro de cada uma das barras. Foi encontrado também a massa do béquer vazio que apresenta 425, 0 g e com água de 135, 7 g. Os dados aferidos, que estão localizados na Tabela 02.

Tabela 2 - Medições da Barra

Polímero

Alumínio

Aço

Massa

14 g

31,7 g

97, 2 g

Comprimento

4,00 cm

4,00 cm

4,00 cm

Diâmetro

1, 91 cm

1, 91 cm

1, 92 cm

Força-peso

0, 1 N

0, 13 N

2, 91 N

Seguindo roteiro do procedimento realizou-se a etapa onde foi achado a força-peso de cada prova retiradas do dinamômetro, no qual observou-se duas condições especificas. Os resultados encontrados em tais situações, no qual na primeira as barras estavam totalmente submersas e na segunda de forma parcial estão contidas na Tabela 03.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (559.1 Kb)   docx (349.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com