TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Manufatura

Por:   •  28/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 17

FAEX - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE EXTREMA

Processos de Manufatura

Aluna Curso: RA:

Adriana Aparecida da Silva EPRO - 11125

EXTREMA

2021

FAEX - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE EXTREMA

Processos de Manufatura: Desenvolvimento da produção de produtos não metálico

Trabalho apresentado a FAEX - Faculdade de Ciências Aplicadas de Extrema, sob orientação da Prof.º Douglas Ferreira Goios, como requisito parcial para obtenção de média semestral a disciplina de Processo de Fabricação.

EXTREMA

2021

1ª FASE:

CONTRATO PEDAGÓGICO (Regras e Responsabilidades)

Nesta primeira fase do projeto cada grupo deverá se organizar para elaborar o escopo do projeto, conforme este modelo, que deverá ser entregue até 25/08/2021.

Neste escopo deverá conter o nome e RA de todos os integrantes do grupo, curso e turma (semestre).

• Cada grupo deverá ter entre 3 e 5 alunos.

• TODOS os integrantes do grupo deverão postar este arquivo no LIGA on line.

ESCOPO DO PROJETO

Para iniciarmos nosso escopo do projeto com base no que aprendemos nesta Fase 01, primeiro temos que saber que polímeros podem ser categorizados das seguintes maneiras: termoplásticos, termoendureciveis ou termofixos e elastômeros. No caso do termoplástico temos a possibilidade de reaproveita-lo diversas vezes o que é ótimo pois todo material é reutilizável até mesmo as rebarbas que ficam, já no caso dos termofixos não temos essa opção logo que após o aquecimento do polímero acabado ocorre-se a fusão do material com isso acaba sofrendo a decomposição. E nos casos de elastômeros também temos este problema com a reutilização porem possuem alta elasticidade (borracha).

Fixando o tema, vamos listar abaixo os produtos que cada tipo de processo realiza:

Termoplásticos: Obtemos como exemplos CD’s, garrafas pet, vedações, chapas, revestimentos etc. Ou seja, tudo que é possível ser reciclado. Neste caso o processamento é feito de diversas maneiras: preenchimento de molde sob temperatura aquecida através da injeção do molde, o processo também pode ser feito por extrusão de material conforme ferramental, moldagem de pré forma por meio de conformação térmica de sopro e a moldagem gradual por rotação.

Termoendureciveis ou termofixos: os clássicos exemplos de termofixos são os telefones antigos, cabos de panelas, disco de vinil, tomadas etc. O processamento é limitado geralmente em duas etapas: Preparação de um polímero linear líquido de baixa massa molar (eventualmente chamado pré-polímero) e o processamento do “pré-polímero” para obter uma peça dura e rígida (curada), geralmente em um molde que tem a forma da peça acabada. A etapa de “cura” pode ser realizada através de aquecimento ou pela adição de catalisadores, em geral com a aplicação de pressão. Ao longo da “cura” ocorrem mudanças químicas e estruturais em escala molecular, com formação de ligações cruzadas ou reticuladas.

Elastômeros: Sendo a intermediação entre termoplásticos e termoendureciveis, esses materiais não são fusíveis porem apresentam alta elasticidade e não dispondo da mesma rigidez que os termofixos e a reciclagem sendo extremamente complicada pela incapacidade de fusão. Alguns exemplos são: pneus, vedações, mangueiras de borrachas, câmaras de ar etc.

O processamento que mais nos chamou a atenção foi o de injeção de molde e a extrusão contínua de termoplásticos e iremos nos empenhar em realizar o estudo do caso da próxima fase com base neste processo para uma fabricação de determinado produto. Alguns exemplos de produto que pode ser o escolhido é a fabricação de mangueiras pneumáticas, mangueiras de quintal, e a injeção de garrafas pets, e embalagens de produtos de limpeza.

2ª ENTREGA (Meta e Detalhamento)

• Data de Entrega: 06/10/2021

• Nesta fase cada grupo deverá entregar um estudo de caso, sobre um processo de fabricação conforme modelo que será disponibilizado na fase 2.

Na fase 2 pretendemos realizar a análise e o estudo inicial do processo de fabricação que será nos disponibilizado e aprender com o projeto. Os polímeros tem um vasto campo de diversidades pois é considerado um dos materiais mais usados rotineiramente.

3ª ENTREGA (Meta e Detalhamento)

• Data de Entrega: 17/11/2021

• Nesta fase cada grupo deverá entregar um estudo detalhado sobre o processo de fabricação de um produto metálico, conforme orientação que será disponibilizada na fase 3.

Na fase 3 pretendemos entrar mais a fundo na questão do processo que nos foi destinado de um produto não metálico conforme conteúdo apresentado.

4ª ENTREGA (Meta e Detalhamento)

• Data de Entrega: 08/12/2021

• Nesta fase cada grupo deverá realizar uma apresentação do projeto na forma de infográfico; vídeo ou qualquer outra mídia de forma a ilustrar e resumir o projeto do processo de manufatura.

Para findar esse 6° semestre, pretendemos adotar os mesmos recursos utilizados no semestre anterior para gravação da explicação e como nosso objetivo pretendemos repassar todas as informações do projeto da maneira mais clara possível para o seu entendimento e compreensão de todo nosso trabalho e dedicação para com esta matéria.

OBSERVAÇÕES

Como consideração final, é a primeira vez que estudamos sobre este tipo de fabricação de certo produto em um processo de manufatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com