TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procurement Desenvolvimento de Fornecedor

Por:   •  11/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz  de Procurement e Desenvolvimento de fornecedores

Disciplina: Procurement e Desenvolvido de Fornecedores

Aluno: Roberto Soares Romano Alves

Turma: 0722-2_3

Tarefa:

INTRODUÇÃO

Apresente a questão em linhas gerais.

Analisar dentro da cadeia de fornecedores de uma construtora as melhores praticas para garantir a relação Vulnerabilidade x Eficiência para o negócio.

CENÁRIO

Apresente o cenário escolhido por você.

A construtora Victa Engenharia (Onde trabalho como Supervisor de Suprimentos) vai começar uma obra e precisa avaliar sua curva ABC para encontrar a melhor relação Vulnerabilidade x Eficiência para o negócio.

Com isso temos as seguintes considerações:

Vulnerabilidade (Principal Risco) = Exposição do Fluxo de Caixa.

Eficiência (Principal Rendimento) = Aquisições com os menores preços possíveis (Compras dentro do orçamento).

Tendo como base iremos avaliar alguns fornecedores da “A” da Curva ABC, tendo em vista que os suprimentos dessa construtora compram aproximadamente 70% do orçamento temos uma grande amostragem com apenas 4 materiais/serviços (Consequentemente 5 fornecedores):

Fornecimento de Concreto Usinado;

Aquisição de Materiais de Instalações Hidrossanitárias;

Aquisição da Forma de Alumínio.

Temos como pre-requisito as seguintes definições:

O suprimentos da empresa é centralizado com ênfase em garantir que ao invés de termos um centro de distrubuição próprio para a centralização do estoque, tenha como meta fechar acordos corporativos para garantir que o fornecedor consiga garantir preços por um determinado período, assim garantindo que usermos o estoque do fornecedor como CD nosso. Mas isso não é possível em todas as disciplinas.

**Para garantir o sigilo nas informações da empresa, os dados e informações a seguir são totalmente fictícios**

RELAÇÃO DE FORNECEDORES
Informe os fornecedores de matérias-primas da organização. 

Fornecimento de Concreto Usinado – Polimix, Supermix, Apodi e afins.

Aquisição de Materiais de Instalações Hidrossanitárias – Tigre, Amanco, Krona e suas respectivas distribuições locais.

Aquisição de Forma de Alumínio – Forsa do Brasil, S-forms e SH.

MODALIDADE DE COMPRA

Informe a modalidade de compra que tem sido praticada e avalie, criticamente, a sua adequação às demandas da organização.

  • Fornecimento de Concreto Usinado:

A modalidade escolhida pela empresa nesse aspectro foi o CIF, mesmo sendo um material de grande peso de valor agregado, o seu fornecimento é muito especifico, tendo com base no seu preço o transporte por meio de caminhão betoneira.

E além do mais esses fornecedores são locais, portanto mesmo avaliando a possibilidade de um fornecimento pela modalidade FOB para garantir um controle do custo de transporte sabemos que esse transporte não tem necessidade de grande percurso. Portanto mantenho que essa compra está sendo feita na modabilidade mais efetiva - CIF.

  • Aquisição de Materiais de Instalações Hidrossanitárias:

Dentro dessa aquisição temos a possibilidade enorme de se trabalhar com as duas modalidades, mas onde tem que ser analisado compra a compra para determinar qual modalidade (CIF ou FOB).

Para isso temos dois casos para diferenciar essas modalidades, a compra sendo em fabrica ou mercado local, a empresa tem a seguinte regra para agilizar o processo de compras e facilitar volumes de negociações e garantir o ritmo junto a fabrica (Com os acordos corporativos) onde compramos 80% do orçamento (Sem verificação em campo ou qualquer perda por alguma especificidade do projeto).

Portanto em 80% das compras temos o estudo para definir a melhor modalidade (CIF ou FOB), onde estudamos a melhor condição para poder definir a compra.

Geralmente a situação FOB só é determinada pela empresa quando temos uma diferença de pelo menos 5% entre o preço FOB + Frete e CIF. (Geralmente esse estudo é viabilizado em CIF por não conseguirmos diferenças muitos significativas mesmo com longos percursos).

Já nas compras dos demais itens são feitos em mercado local devido a necessidade do nosso processo construtivo (Minha Casa Verde e Amarela), e como os percursos são pequenos as compras sempre ficam em modalidade CIF.

  • Aquisição da Forma de Aluminio:

O processo junto aos fornecedores de forma de alumínio sempre é viabilizado como FOB, seguindo de acordo com o apresentado na matéria. Como esses fornecedores são externos (Colombia, Coreia e etc) eles não se responsabilizam pelo frete dentro do país devido ao risco do transporte de um material tão caro em um país onde geralmente só se tem os setores comerciais.

E mesmo com essa modabilide temos a decisão do FOB tanto pela exigência do processo como a facilidade em manter um controle com o gasto de frete e a garantia junto a uma transportadora terceirizada, que garante que esse material chegue na obra sem grandes problemas. Como essa forma de alumínio gira em torno dos 6 a 7 Milhões por tipologia/obra temos uma grande dificuldade em manter uma frota própria pra esse transporte (Devido a esse material ser mobilizado só 3 vezes por ano, logo sem constância) e também no controle do custo desse transporte.

POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DE MILK RUN

Analise as possibilidades e as condições de realização de um suprimento enxuto (Milk run) com os fornecedores que realizam as compras na modalidade FOB.

Existem possibilidades dentro da construtora para garantir o sistema de suprimentos enxuto, mas para isso deve-se ter um grande fluxo de aquisições na obra, mas como geralmente fechamos em CIF fica mais complicado a analise das possibilidades.

Em obras MCVA como o sistema construtivo é muito rápido, geralmente as entregas rápidas acompanham a necessidade da obra, assim evitando estoque parado.

Mas temos um caso onde a obra era grande o suficiente e realizamos um processo bem parecido para evitar ao máximo o acumulo de estoque, eram 34 torres de 4 pavimentos onde tínhamos que evitar a exposição do fluxo de caixa da empresa, portanto o suprimentos junto ao PCP e aos principais fornecedores garantirmos que o fluxo de entrega dos materiais seguisse a necessidade mínima de apenas 1 mês de produção, assim evitando que o estoque ficasse em torno de 40% do valor do orçamento da obra (Previsão essa de acordo com entregas da mercadoria total e com base nas obras anteriores).

Vale lembrar que alguns desses fornecedores eram FOB – Como esquadria de madeira e alumínio.

ANÁLISE DE VIABILIDADE

Justifique, sob o ponto de vista econômico, a viabilidade da sua proposta.

Com base nas considerações apresentadas acima, temos que as modalidades CIF e FOB sempre são analisadas na empresa, mas caso o material não seja de valor agregado tão alto, como a forma de alumínio, não se vê a necessidade financeira para viabilizar o frete FOB.

Dentro da forma de alumínio por exemplo temos propostas com preço CIF em fornecedores de mercado local como a SH com preços de 20% acima do FOB do mercado externo, como temos transportadoras parceiras facilitam o transporte de materiais de grande valor, portanto temos um custo irrisório de frete em cima desse produto, girando em torno de 5-7% do valor do material com todas as garantias inclusas.

As demais aquisições ficam sempre em analise tendenciando ao preço CIF pela facilidade de não se preocupar com o frete para esse material, fechamos acordos/parcerias para garantir um preço sempre abaixo do FOB + Frete com variações de até 5% acima.

Como a construtora tem vários materiais / Materia-prima para negociar, o maior objetivo é garantir um preço CIF sempre competitivo, assim garantindo agilidade no processo de aquisição, garantindo que a obra foque em apenas um contato para a aquisição.

Vale também ressaltar que os pagamentos de transportadoras são de forma diferentes, expondo o caixa mais cedo do que o esperado ou então podendo ter desencontro de informações entre fabrica e transportadora (Sempre gerando dor de cabeça com relação a caminhões parados).

CONCLUSÃO

Apresente as considerações finais do seu projeto.

Apesar das considerações de construtoras como MRV / Direcional / Victa Engenharia tendem sempre a fechar suas compras com preço CIF, temos que sempre analisar quais as melhores condições para garantir o melhor custo beneficio para o negocio, inclusive a analise de estoque para evitar exposição de caixa e estoque parado.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (803.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com