TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procurem-na e Desenvolvimento de Fornecedores

Por:   •  10/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz  do projeto de logística de suprimentos

Disciplina: Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

Módulo:

Aluno: Filipe Augusto Del Vecchio Cardoso

Turma: 01

Tarefa: Análise de um cenário de logística de suprimentos

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

Análise de logística de suprimentos dentro do varejo

INTRODUÇÃO

Apresente a questão em linhas gerais.

Nossa analise para esse case seguirá premissas dentro da logística de suprimentos para verificar as condições ou até mesmo a possibilidade de implementação de novos cenários, que possam agregar na questão da eficiência e economicamente para o estabelecimento. Teremos como objetivo alavancar o desempenho da empresa, apontando melhorias ou destacando os grandes acertos já praticados pela mesma.

O relacionamento com os fornecedores da cadeia que a empresa está inserida é essencial, assim como o conhecimento do profissional que atua com essas tarefas saber negociar a modalidade correta, focando na otimização do processo e corte de custos consequentemente.

CENÁRIO

Apresente o cenário escolhido por você.

O cenário que estaremos inseridos nessa analise é no ramo do varejo, e para nos situarmos estarei apontando uma visão ampla em que a empresa se encontra.

A Ammo.varejo, é uma empresa que pelo nome já diz esta voltada para o varejo, em seu portifolio estão as seguintes marcas: Persono, Santista, Artex, MMartan e Casas Moysés. Atuamos nos seguimentos de casa, mesa e banho, porém nosso escopo de SKU´s se amplia para a parte de decoração e bem-estar.

Nossa empresa possui lojas próprias e franquiadas, o que nos proporciona um grande desafio de abastecimento, logístico, e relacionamento em toda a cadeia de suprimentos. Isso se deve ao fato de trabalharmos com coleções de outono-inverno e primavera-verão, ou seja, temos que preparar essas coleções anuais para atendender todas as lojas, além de outras coleções que chamamos de capsula, que seriam pequenas atualizações de produtos de acordo com a ocasião, como por exemplo: dia dos pais/mães, black Friday e natal.

Dito isso, o trabalho de procurement e desenvolvimento de fornecedores é extremamente essêncial para termos total controle e transparência do processo de compras e negociação de nossos produtos.

RELAÇÃO DE FORNECEDORES
Informe os fornecedores de matérias-primas, de produtos acabados ou, ainda, de serviços da organização. 

Como a atuação da Ammo.varejo para aquisição dos produtos é muito ampla em relação aos seus fornecedores, vamos trabalhar aqui com os três maiores volumes de compra em nossas coleções.

Para iniciarmos essa listagem vamos citar nomes fictícios por questão de confidencialidade. Estarei apontando os “nomes” dos fornecedores de acordo com a localização de cada um deles e com o tipo de produto de cada um dos fornecedores:

  1. China: Esse primeiro fornecedor possui o maior volume de compras em nossas coleções e estão concentrados mais produtos das nossas linhas de entrada. Como exemplo jogo de lençol começando com 180 fios até 300 fios, também são linhas que a matéria prima está mais voltada para o algodão e polyester, ou até mesmo o que chamamos de polycotton que é uma mistura das duas matérias primas.

  1. Paquistão: Nosso segundo maior volume de compras é muito competitivo em produtos com maior valor agregado, como exemplo, produtos voltados para nossa linha de cama começando com 300 fios até 1.000 fios, além disso tem melhores preços em tecido Egipicio que fazem parte de uma categoria premium vendida nas marcas MMartan e Casas Moysés.    
  1. Índia: Para finalizar, o terceiro maior volume de compras é um fornecedor que tende a complementar os dois maiores forecedorescitados acima. Ele tem preços competitivos tanto em nossa linha de entrada como em produtos de categoria premium, porém está nessa posição pois a flutuação dos preços que pratica é maior nos que os demais, ou seja, faz com que muitas vezes perca no volume que de compras que temos abertura para aquisição.

Colocado isso, agora temos uma ampla visão do cenário em que a empresa está inserida e seus maiores fornecedores no mercado. Isso já nos da uma ideia de que o relacionamento com os mesmos precisa ser feito de maneira com que proporcione uma parceria prospera para que não haja ruptura de fornecimento ou qualquer outro imprevisto que comprometa a Ammo.varejo.

MODALIDADE DE COMPRA (para indústrias) OU MODELO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES (para revendedoras e prestadoras de serviços)

Informe a modalidade de compra que tem sido praticada e avalie, criticamente, a sua adequação às demandas da organização; ou se for fornecimento de produtos acabados ou de serviços, revisar criticamente se trata-se do modelo de relacionamento ocidental clássico ou globalizado, detalhando as características, tecendo críticas e comentando sobre o modelo mais adequado ao negócio.

Para iniciarmos nossa avaliação de relacionamento com os fornecedores da Ammo.varejo, abaixo vamos ver entender os dois modelos predominantes: ocidental clássico e globalizado. Assim conseguiremos direcionar aonde a empresa em questão está inserida na pratica desses modelos:

  • Modelo ocidental clássico: Esse tipo de relacionamento com o fornecedor está diretamente ligado ao capitalismo, e tem características muito marcantes. Dentre essas estão: grande numero de fornecedores para o mesmo item, total foco em preço e prazo de entrega, competição entre os fornecedores para ganhar o pedido em questão. Nesse tópico temos mais uma relação de curto prazo, onde não temos grandes relacionamentos entre fornecedor-cliente.

  • Modelo globalizado: Devido as mudanças no mundo dos negócios, esse modelo é basicamente uma adaptação aos tempos modernos. Onde a relação fornecedor-cliete está muito mais pautada em confiança e integração, até para saber questões como demanda de compra, desenvolvimento de novos produtos e principalmente visando o que chamamos do long term relationship (relacionamento de longo prazo).

Inserindo os modelos acima em nosso case, podemos concluir que no varejo o modelo ocidental clássico se encaixa melhor. Isso se deve ao fato da Ammo.varejo ter muitas opções de fornecedores para as mesmas categorias de produtos, essa estratégia é necessária para conseguirmos preços mais competitivos em um mercado que é muito agressivo em relação a precificação do produto final. Como trabalhamos com produto acabado e o ritimo do varejo para atender toda a demanda de abastecimento de suas lojas próprias e franquias é muito mais acelerado, o grande foco fornecedor-cliente é preço e prazo de entrega, pois dessa forma conseguimos garantir o atendimento das coleções em suas devidas épocas e com um preço de mercado mais assertivo para o consumidor final.

Concluindo esse tópico, temos um direcionamento para atuação no modelo ocidental clássico pois somos guiados pelo ritimo em que o varejo é ditado. É muito importante essa analise, pois a companhia deve se adaptar ou buscar as melhores formas de trabalhar, negociar e se posicionar de acordo com o mercado em que está inserido.

POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DE MILK RUN OU DETERMINAR O GRAU DE EVOLUÇÃO DO RELACIONAMENTO CLIENTE-FORNECEDOR

Analise as possibilidades e as condições de realização de um suprimento enxuto (Milk run) com os fornecedores que realizam as compras na modalidade FOB; ou analisar e propor um relacionamento e uma classificação, de acordo com o Modelo de Merli, mais adequados ao negócio.

A Ammo.varejo com sua extensa rede de fornecimento possui diferentes níveis de relacionamento. Dentro dessa perspectiva existem diferentes etapas dentro do relacionamento. Segue abaixo:

  • Fornecedor em desenvolvimento: É um parceiro que está sendo analisado em questão de preço, qualidade do produto oferecido e serviço prestado, ou seja, como o próprio nome diz ele está sendo desenvolvido para futuras compras, se é viável ou não te-lo como possível opção de fornecimento.

  • Fornecedor com qualidade supervisionada: Essa categoria já está aprovada como potencial fornecedor, porém com cuidados especiais em relação a qualidade do produto. Normalmente a carga é 100% inspecionada para garantir que não haja nenhum imprevisto.
  • Fornecedor com qualidade assegurada: Se refere aquele parceiro de longa data, em que a empresa tem confiança em suas entregas. As cargas não são inspecionadas ou apenas uma pequena porcentagem da mesma.
  • Fornecedor parceiro: Esse nível de relacionamento é atingidado somente com muito tempo de serviço prestado entre as empresas, a troca de informação entre ambas é muito grande e essencial, como definição de demanda para previsão dos futuros pedidos e até colaboração para projetos de desenvolvimento de novos produtos.

Antes de relacionarmos com a empresa, precisamos entender as classes de fornecedores de acordo com o modelo Merli:

  • Classe 1: Fornecedor comaker, esse é um fornecedor comaker ou parceiro como descrevamos acima. Com grande participação em todos os aspectos de negociação e desenvolvimento dos produtos.

  • Classe 2: Fornecedor de longo prazo: Relação de longo prazo; confiança na qualidade dos produtos fabricados.
  • Classe 3: Fornecedor normal: Total foco em preço; pouca interação entre cliente-fornecedor; realiação de 100% de inspeção nas cargas.

No escopo da Ammo.varejo temos fornecedores classe 3: que são aqueles com uma relação de muito curto prazo, apenas foco em preço e temos de realizar 100% da inspeção da carga final para averiguar questões de qualidade do pedido produzido pelo mesmo.

Temos também fornecedor classe 2: que foram os mencionados com maiores volumes de compra da empresa. Esse já tem uma relação mais duradoura e de confiança, também temos grande conhecimento da qualidade de seus produtos e serviço realizado.

Essas duas classes que compõe nossa grande gama de fornecimento são essenciais, pois conseguimos dividir a demanda e atingir nossos principais objetivos: preço, prazo e qualidade.

ANÁLISE DE VIABILIDADE

Justifique, sob o ponto de vista econômico, argumentando sobre a viabilidade da sua proposta em linhas gerais.

Dentre todos esses pontos que analisamos acima e relacionamos com a Ammo.varejo, acredito que a empresa está muito bem posicionada tanto em relação ao modelo de relacionamento praticado pela mesma, quanto pelo grau de relacionamento fornecedor-cliente que temos hoje em dia.

Sob o ponto de vista econômico, no ramo do varejo todos os processos relacionados a logística ocorrem de maneira rápida, ou seja, exigem parceiros que conseguem fornecer o pedido sempre em um curto prazo e com os melhores preços que o mercado pode oferecer devido a grande concorrência que enfreta. Então para atingir isso, o modelo ocidental clássico é o que mais te entrega esses objetivos, trabalhando com uma rede extensa de fornecedores o comprador tem mais opções e consegue ser mais agressivo na negociação dos seus produtos. Além disso o relacionamento praticado acima pela empresa, nos mostra que o fornecedor normal e de longo prazo atendem as especificações dentro desse modelo, onde as coleções tem que ser desenvolvidades com agilidade para abastecer as lojas do grupo em questão.

Esses pontos no varejo trazem uma redução de custos em questão de processos, pois você gera maior competitividade entre os fornecedores e ao mesmo tempo visando prazo e qualidade.

CONCLUSÃO

Apresente as considerações finais do seu projeto.

Com todos os pontos avaliados acima conseguimos ter uma visão abrangente de como deve ser feita uma avaliação de relacionamento com os fornecedores, e posicionamento de acordo com o modelo em que a empresa está inserida. Temos diferentes ramos de atuação em que a comanhia pode se encontrar, porém se os conceitos forem aplicados de acordo com cada cenário, pode haver um melhor aproveitamento dos recursos, e serviços.

Em nosso case foi avaliado o varejo, que tem características muito marcantes por conta do ritimo e praticas diferentes tanto na aquisição de seus produtos como na relação com seus fornecedores. Com uma extensa rede de fornecedores consequentemente tornando uma relação mais direta entre fornecedor-cliente, com total foco em preço e prazo para atender as demandas das diferentes coleções e atualizações perante ao mercado têxtil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (994.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com