TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Procurem-na e Desenvolvimento de Fornecedores

Por:   •  28/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz  do projeto de logística de suprimentos

Disciplina: Procurement e desenvolvimento de fornecedores

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Andreas Augusto Landi Meneghin

Turma: 1

Tarefa:

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

Procurement e desenvolvimento de fornecedor na cadeia da indústria de Biodiesel

INTRODUÇÃO

Apresente a questão em linhas gerais.

No presente trabalho, abordaremos os principais fornecedores envolvidos na indústria de Biodiesel, especificamente a indústria Delta Cuiabá Produtora de Biocombustíveis Ltda e as operações logísticas que envolvem os fornecedores-chave, analisando tecnicamente as decisões em relação ao frete de cada fornecedor, CIF ou FOB e os impactos consequentes de cada uma das decisões. Ainda, analisaremos alguns aspectos do mercado de Diesel e Biodiesel no Brasil, e a relação entre a regulamentação com o nível de estoque. Por fim, será realizada uma análise sobre a viabilidade da implementação de uma atividade de suprimento enxuto, caracterizada como Milk Run.

CENÁRIO

Apresente o cenário escolhido por você.

Ingressando no setor de Biocombustíveis em 2010, o Grupo Delta Energia, ingressa no setor de biocombustíveis com a aquisição de uma unidade fabril localizada em Rio Brilhante (MS), com uma capacidade produtiva de 600 mil litros do combustível por dia, que é proveniente de matéria prima diversificada como gordura animal e óleo vegetal. Em 2019, a atuação do Grupo no setor de energia se expande com a aquisição da unidade produtiva de Biodiesel em Cuiabá, Mato Grosso (MT).

Esta unidade, que será o enfoque para o estudo deste trabalho, possui uma planta com 1 milhão de litros de combustível por dia.

Além da matéria prima citada acima como gordura animal e óleo vegetal, a área de suprimentos da planta é encarregada de outras matérias primas como ácido clorídrico, antioxidante, metilato de sódio, além de máquinas, equipamentos, itens de uso e consumo e prestação de serviços. O cenário para análise terá como foco os fornecedores de ácido clorídrico, antioxidante e metilato de sódio que atendem a unidade de Mato Grosso.

RELAÇÃO DE FORNECEDORES
Informe os fornecedores de matérias-primas da organização. 

Para as matérias primas escolhidas, entre elas, ácido clorídrico, antioxidante e metilato de sódio, há algumas opções de fornecedores disponíveis e que atendem os requisitos técnicos  de qualidade e de segurança exigidos, porém, observa-se uma escolha pré definida de fornecedores para cada um desses produto, por atenderem os requisitos técnicos exigidos e apresentarem custos mais atratativos que os demais.

Apresentando os fornecedores para cada matéria prima, o antioxidante, é geralmente comprado através do fornecedor CFS ( Camlin Fine Sicence), localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo, e distante da planta em 1450 Km aproximadamente.

O fornecedor de ácido clorídrico, Unipar Carbocloro, está situado próximo ao litoral de São Paulo, em Cubatão, a uma distância de 1578 Km de Cuiabá.

Por fim, o fornecedor de Metilato de Sódio, Bio Óleo pertence ao mesmo estado de Mato Grosso e está há uma distância de apenas 2 Km da unidade fabril.

MODALIDADE DE COMPRA

Informe a modalidade de compra que tem sido praticada e avalie, criticamente, a sua adequação às demandas da organização.

A modalidade de compra praticada para cada uma das matérias primas varia, sendo que na aquisição de algumas matérias primas a modalidade de compra é CIF e para outra matéria prima é FOB.

Avaliando primeiramente o antioxidante, fornecido pela empresa Camlin CFS, em algumas demandas o transporte de escolha é CIF e na maioria dos fornecimentos, opta-se pelo transporte FOB.

Até o final do ano de 2022, a comercialização do biodiesel era realizada através de leilões.

Assim, a quantidade de compra escolhida para as matérias primas davam-se com base nos volumes de biodiesel vendidos no leilão. Somente após o processo de venda e pedido colocado, haveria a definição das quantidades adquiridas. Devido a definição tardia das quantidades de compra, o prazo para que a matéria prima chegasse na fábrica é muito curto, assim, na maioria dos casos, opta-se por contratar o frete fob, dedicado para o antioxidante, afim de assegurar que a mercadoriaa chegasse em tempo hábil para manter o estoque mínimo de segurança. Em alguns casos, em que o fornecedor constatava que há uma rota para o mesmo estado do cliente assim que a mercadoria ficasse pronta, adotava-se o frete CIF e fracionado, de modo que o custo fosse mais atrativo a companhia, atendendo o prazo para manter o estoque mínimo.

No caso do ácido clorídrico, pelo transporte ser realizado em caminhões específicos que assegurem a segurança do produto periogoso, e devido ao know how do fornecedor tanto no transporte, como nas documentos exigidas pelo tipo de transporte e treinamento de funcionários para manusear esta classe de produto de alto risco, opta-se pelo transporte CIF.

Para o fornecedor Bio Óleo, o transporte adotado também é CIF, uma vez que o fornecedor localiza-se muito perto do cliente e já possui o transporte adequado para transporte e manuseio do metilato.

POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DE MILK RUN

Analise as possibilidades e as condições de realização de um suprimento enxuto (Milk run) com os fornecedores que realizam as compras na modalidade FOB.

Para analisarmos a viabilidade de implementação de MILK Run, ou seja, realização de suprimento enxuto para as matérias primas escolhidas, vamos supor que para as três matérias primas fosse adotado a modalidade de compra FOB.

Adotando este cenário em que os fornecedores realizem compras FOB, temos algumas premissas básicas que norteiam a implementação MIlk Run, nesta situação, é realizada uma coleta programada, de modo que a coleta inicia no fornecedor que possui uma distância maior do cliente até o fornecedor de distância menor.

Neste cenário, a rota de transporte iniciaria pelo fornecedor de ácido clorídrico, localizado em Cubatão, prosseguindo em seguida para o fornecedor de antioxidante no interior de São Paulo e por fim, seria realizada a coleta no fornecedor de metilato de sódio, próxima a planta da Delta Cuiabá em Mato Grosso.

Como informado anteriormente, as ecolhas dos fornecedores seguem uma decisão pré definida, devido ao fornecedor apresentar melhores condições comerciais e já estar homologado e apto para fornecer nos padrões de qualidade exigidos, porém, não há contrato com estes fornecedores de matéria prima e há alguns casos em que o produto que o fornecedor comercializa sofre ação de variáveis como dólar, encarecendo o custo do lote atual e nestas situações observa-se uma postura da companhia típica de uma cultura de relacionamento típica do modelo ocidental clássico, oque norteia o comprador a estimular a competição do fornecedor já homologado e atual e algumas vezes trocar este fornecedor em algumas situações em que não há uma vantagem na negociação ou uma vantagem na negociação.

Estas situações tornam difíceis a aplicação do modelo Milk Run, uma vez que o fornecedor neste modelo deve ter uma grande proximidade do cliente e uma relação de muita confiança para que haja um compartilhamento de informações e uma conexão ideal entre os fornecedores para que a logística do transporte seja realizada corretamente,

ANÁLISE DE VIABILIDADE

Justifique, sob o ponto de vista econômico, a viabilidade da sua proposta.

Sob o ponto de vista econômico, a adoção de um modelo de suprimento enxuto, Milk Run traz muitas vantagens para o negócio, como redução do custo de transporte, menor custo de estoque, uma vez que as matérias primas são coletadas por apenas uma transportadora, enquanto que no sistema antigo seria necessário considerar o custo de três transportes diferentes.

No sistema MIlk Run, devido a agilidade e a integração entre as informações dos fornecedores, há uma vantagem ao trabalhar com estoques mais baixos

CONCLUSÃO

Apresente as considerações finais do seu projeto.

O trabalho e as análises propostas como maneira de comparar as diferentes estratégias de conduzir as operações logísticas entre os fornecedores contribuiu para uma nova ótica em relação as modalidades de compras adotadas.

Para que a adoção do sistema Milk Run pudesse contribuir com as características positivas que constatamos desse tipo de suprimento é necessário uma relação diferente com alguns fornecedores, de maneira que haja uma abordagem com o fornecedor mais parecida com o modelo global, que vise uma maior parceria e integração de informações. Assim, a relação poderá ser benéfica para ambos os lados e haverá a sinergia necessária para que os fornecedores estratégicos de matéria prima conectem-se e compartilhem informações.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (802.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com