TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTE

Curso de Engenharia Mecânica

Aline Ferreira Lage

Isabella Nascimento Matos

Kenya Araújo Santana

Kiane Morais

A inserção da mulher na engenharia mecânica

Coronel Fabriciano

2014[pic 1][pic 2]

ALINE FERREIRA LAGE

ISABELLA NASCIMENTO MATOS

KENYA ARAÚJO SANTANA

KIANE MORAIS

A inserção da mulher na engenharia mecânica

Relatório de Projeto Interdisciplinar do Curso de Engenharia Mecânica, sob orientação da Professora Juliana Fioravante.

Coronel Fabriciano

2014[pic 3][pic 4]

RESUMO

Este trabalho busca investigar e compreender até que ponto a mulher é aceita na área da engenharia mecânica e quais os padrões estabelecidos para atuação no Vale do Aço. Para desenvolvimento e execução do trabalho foram analisadas as qualidades desejáveis de um profissional de engenharia. Dentre os autores pesquisados, ressaltamos Walter Antônio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, na medida em que trata sobre o engenheiro no mercado de trabalho e suas competências. Para a execução do trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa a fim de coletar depoimentos de mulheres na faixa etária entre 17 e 30 anos sobre a forma que elas identificam os padrões estabelecidos para a área da engenharia mecânica e aceitação da mulher nesta área no Vale do Aço.

Palavras-chaves: engenharia, mulher, mercado de trabalho.

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................5
  2. OBJETIVOS........................................................................................................................6
  1. OBJETIVO GERAL......................................................................................................6
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................................................6
  1. METODOLOGIA DA PESQUISA........................................................................................7
  2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................................8
  1. O ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO.....................................................8
  2. MULHER X ENGENHARIA..........................................................................................8
  3. A MULHER NA ENGENHARIA MECÂNICA................................................................9
  4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA........................................................................9
  1. CONCLUSÃO...................................................................................................................11
  2. ANEXOS...........................................................................................................................12
  3. REFERÊNCIAS................................................................................................................14

[pic 7]

[pic 8]

1 - INTRODUÇÃO

A ideia de fazer um trabalho sobre a inserção da mulher na engenharia mecânica partiu do espanto de algumas pessoas perante a atitude de nós, mulheres, em cursar a engenharia mecânica.

A intenção é investigar os padrões estabelecidos para a área da engenharia e revelar sobre a aceitação da mulher no mercado de trabalho da engenharia mecânica do Vale do Aço.

A curiosidade disso é que, segundo pesquisas, o público de 17 a 30 anos já está conseguindo enxergar a diferença da mulher para os homens na atuação da engenharia, já que as mulheres tendem a ser mais atenciosas e detalhistas.

A metodologia adotada constituiu na pesquisa bibliográfica, bem como pesquisa de campo quantitativa e qualitativa para perceber como o fenômeno se processa.

Considera-se importante tratar desse tema a fim de ser possível entender as causas que justificam a escolha da mulher na área da engenharia mecânica mesmo quando os padrões estabelecidos são tendenciosos ao perfil masculino.

O capítulo dois trata sobre a mulher x engenharia. Orson Camargo, no site Brasil Escola, diz que após o século XX houve uma percepção do aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, contrariando a concepção social de que a mulher tem de cuidar dos serviços domésticos e da família. Apesar de estarem quebrando um tabu, as ocupações no mercado não passavam de trabalhos que eram considerados femininos, e quando houve a formação da primeira engenheira, uma profissão que até o momento era considerada de forma exclusiva para homens, gerou surpresa e rejeição da sociedade.        

Já no capítulo três, Kamilla Custódio retrata a mulher na engenharia mecânica revelando a desproporção de aprovação nos cursos de mecânica e a influência que os homens exercem sobre esse curso.                                                                          

No entanto, os resultados apresentados, baseados em dados e entrevistas coletadas com estudantes e engenheiras mecânicas da região do Vale do Aço, tende a descrever as possibilidades e aceitação da mulher no mercado de engenharia mecânica, as dificuldades encontradas no decorrer do curso e na procura de um bom reconhecimento profissional perante alguns padrões impostos pela sociedade.                          

2 - OBJETIVOS

2.1 - Objetivo Geral

Compreender até que ponto a mulher é aceita no curso e no mercado de trabalho na área de engenharia mecânica no Vale do Aço.

2.2 - Objetivos específicos

Investigar padrões estabelecidos para a área da engenharia mecânica.

Fazer uma pesquisa quantitativa e qualitativa para verificar a aceitação da mulher no mercado da engenharia mecânica no Vale do Aço.

3 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Optou-se pelo estudo exploratório, que possibilita ao pesquisador investigar a realidade de modo mais abrangente. Os aspectos quantitativos e qualitativos serão importantes ferramentas para que se possa perceber como o fenômeno se processa. Será utilizado questionário, enviado por e-mail, e entrevista para a coleta de testemunho. A amostra do estudo é constituída por estudantes de engenharia mecânica e mulheres que já atuam no mercado de trabalho na região do Vale do Aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com