TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

Jozimar Lima Sarmento

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Manaus

2020

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

[pic 1]

Manaus

2020

SUMÁRIO

Dados de Identificação4

Introdução5

Desenvolvimento6

  1. Setor de Orçamento6

Levantamento de Quantitativos e Serviços6

Levantamento de Insumos e Composições

Para a planilha analítica usando o orcafascio7

Cotação 8

  1. Setor de Projetos Arquitetônicos8
  2. Setor de Planejamento 8

Conclusão9

Obras Consultadas10

Figura 01 10

Figura 02 11

Figura 03 11

Figura 04 12

Figura 05 12

Figura 06 13

Figura 07 13

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DO ESTAGIÁRIO

Nome: Jozimar Lima Sarmento

Endereço: Rua Raimundo de Moraes, 578B - São Jorge, Manaus-AM

Telefone: 92 99125 - 5647

E-mail: jozimar.1990@gmail.com

Curso: Técnico em Edificações

Ano de Conclusão: 2018

DADOS DA EMPRESA

Nome: Nova Aliança construções Ltda

Endereço: Rua Tamarindo, 22 – Jorge Teixeira, Manaus - AM

Telefone/Fax: 92 3651 - 0166

E-mail: alexhospitalar70@gmail.com

Setor: Projetos, Orçamento e Planejamento

Função: Sócio - ADM

Período do Estágio: 13/03/2020 a 10/06/2020


INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo de apresentar todas as atividades exercidas em função da formação em técnico em edificações, na Empresa Nova aliança Construções Ltda. como estagiário. A Nova Aliança Construções Ltda. é uma empresa do ramo da construção civil que trabalha com orçamentos e planejamento de obras, construções de pequeno e médio porte, reformas e manutenção de obras públicas e privadas, além de projetos de Arquitetura em AutoCad ou Revit. As informações contidas no relatório relatam o processo de orçamentação de obras privadas, localizada na AV. Tancredo Neves S/Nº - Parque Dez de Novembro – Manaus/AM. Sem, contudo, divulgar informações das empresas.


DESENVOLVIMENTO

Durante todo o período do estágio, desenvolveu-se as seguintes atividades:

        

  1. SETOR DE ORÇAMENTO

Com a finalidade de facilitar a compreensão por parte do estagiário dos processos que envolvem as atividades realizadas pela Nova Aliança Construções Ltda, foram realizadas instruções técnicas ministradas pelos Engenheiros responsáveis por orçamentos e planejamentos. Para o estagiário, foi criado um login e senha no site https://www.orcafascio.com/, onde é possível pesquisar e criar composições e insumos de vários bancos, tais como: SINAPI, SBC, SEDOP, SEINFRA ETC, além de ser possível criar novos orçamentos e gerar relatórios sintéticos e analíticos, curva ABC de insumos ou de serviços,  cronograma, memória de cálculo etc. Capacitou o estagiário com videoaula dentro do próprio site do orcafascio, para aprendizado do uso das ferramentas. A seguir seguem as etapas que foram necessários para fazer a orçamentação.

LEVANTAMENTO DE QUANTITATIVOS E SERVIÇOS

  •  Para fazer o levantamento de quantitativos, usou-se projetos no formato dwg e pdf.
  •  O engenheiro responsável dividiu as tarefas conforme as etapas da obra: administração da obra, infraestrutura, superestrutura, elétrica, hidráulica, hidrossanitário etc.
  •  Infraestrutura: levantou-se locação de eixos das estacas, locação convencional de obras (gabaritos), escavação mecanizada e manual, peso de aço por bitola, volume de concreto, fôrma e desforma de estacas, blocos de coroamentos, vigas baldrames e arranques de pilares etc. quantitativos tirados dos projetos estruturais.
  • Superestrutura: levantou-se volume de concreto, fôrma e desforma, peso de aço por bitola, volume de concreto, volume de argamassa, área de parede, área de piso, área de laje pré-moldada e laje nervurada (cordoalhas e cubetas), quantidade de tijolos e blocos de concreto de vedação e estrutural, impermeabilização de paredes e pisos de banheiros, calçadas e estruturas metálicas, etc. Dados tirados dos projetos estruturais, arquitetônicos, cortes longitudinais e transversais, cobertura etc.
  •  Hidráulico e hidrossanitário:  fez-se o levantamento de escavação de fossas, caixas de gorduras, caixas de inspeção, redes de esgoto, reservatório de incêndio etc., louças, bancadas etc. Dados extraídos de projetos hidráulicos, hidrossanitários, incêndio etc.
  • Elétrica: levantou-se a quantidade de cabos, quadros de energia, luminárias, tomadas etc.

LEVANTAMENTO DE INSUMOS E COMPOSIÇÕES PARA A PLANILHA ANALÍTICA USANDO O ORCAFASCIO

  •  Após levantar todos os quantitativos de serviços utilizando os projetos arquitetônicos, estruturais etc., faz-se a planilha analítica por meio do orcafascio, usando bancos de dados utilizados pela CAIXA e outros órgãos públicos, tais como: SBC, SINAPI, SEDOP entre outros.
  •  Para se começar a usar o orcafascio, é necessário, primeiramente, o engenheiro responsável criar um login e senha para então começar a usufruir dos bancos de dados do programa. Após o usuário estar logado na conta orcafascio, o usuário pode ter acesso à todas as ferramentas liberadas pelo engenheiro, como pesquisar insumos ou composições, criar, editar, criar e excluir etapas, mover e editar valores e quantidades, conforme a necessidade do projeto.
  •  Ao finalizar toda parte de inserir as composições, faz-se um resumo dos levantamentos de quantidades e serviços. Após isso, pode-se imprimir o resumo, o orçamento analítico ou sintético, cronogramas, importações, curvas ABC etc.

COTAÇÃO

  • Por fim, é feito a cotação de valores dos itens que não tem ou que estão com preços desatualizados no orcafascio. Entra-se em contato com três lojas ou empresas que vendem ou trabalham com cada serviço ou produto que se queira cotar o preço, usando como base o preço mais barato dentre as três.

  1. SETOR DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

No Setor de Projetos, são feitos os desenhos em AutoCad ou Revit. Podendo ser produzido um desenho do zero ou somente editando os que não estão em conformidade com as normas da ABNT. O setor é responsável pela edição, criação e impressão dos desenhos técnicos, trabalhando diretamente com o setor de orçamento e planejamento para que qualquer dúvida que se tenha em relação ao desenho, os projetistas possam tirá-las e resolvê-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (988.1 Kb)   docx (771.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com