TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REUSO DA ÁGUA

Por:   •  17/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

É mundial a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O exagerado uso desse recurso e a frequente contaminação e poluição dos rios e lagos são fatores que favorecem a escassez de água potável no mundo todo.

Diante da carência de água, são pensadas alternativas a fim de obter um melhor aproveitamento deste bem valioso. Com a utilização da água de reuso podemos evitar o desperdício e reaproveitar este recurso.

Define-se água de reuso a água residuária que está conforme os padrões estabelecidos para a sua reutilização. Geralmente essa água é proveniente do banho, cozinha, processos de fabricação industrial e águas de infiltração, sendo geralmente tratada em Estações de Tratamento de Esgoto.

A água de reuso é dividida em dois grupos: o indireto e o direto. A água utilizada pelo homem e liberada novamente nos corpos hídricos com ou sem prévio tratamento é denominada água de reuso indireto. A água de reuso direto, no entanto, denomina-se pelo uso planejado da água residuária, sendo realizados tratamentos, e a água é conduzida até seu local de uso não sendo lançada no meio.

De qualidade inferior ao ser comparada à água potável, a água de reuso não é usada diretamente para o consumo. Na maioria dos casos, sua utilização engloba produção de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. A utilização de água potável não é necessária na realização dessas tarefas, com isso, a água de reuso ajuda com que maior quantidade de água potável seja ofertada.

Com a atual crise hídrica no Brasil, a água de reuso é uma alternativa positiva. A reutilização da água possibilita o uso sustentável de recursos hídricos, diminuindo a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, e aumentando a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

11

Será feito um estudo sobre a utilização da água de reuso na produção do concreto tendo em vista analisar se a troca da água potável pela água de reuso influenciará na resistência do concreto.

A proposta deste trabalho é baseada em um diagnóstico sobre a água de reuso, proveniente de estações de tratamento, a fim de utilizá-la na produção do concreto final. Ele se delimitará ao estudo dos resultados dos ensaios de compressão, onde diversas amostras de concreto serão produzidas e classificadas de acordo com a idade da água utilizada, onde testes padrões serão realizados para aferir a qualidade do concreto produzido, com a finalidade de assegurar se é viável ou não a utilização deste tipo de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (24.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com