TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Patologia

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA FLORESTAL

Campus PATOS

Disciplina: Patologia Florestal

Professor: Gilvan Campelo

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

(Esterilização)

Lázaro Lavoisier Honorato da Silva

PATOS PB

SETEMBRO DE 2009


INTRODUÇÃO

Esterilização é o processo de destruir todas as formas vivas presentes num material ou ambiente. A mesma pode ser feita por diferentes processos, dependendo do material a ser trabalhado. Assim, tem-se esterilização pelo calor seco (estufa), calor úmido (autoclave), pelo emprego de produtos químicos e pelo calor da chama (fogo). Este último consiste no processo mais usado, denominado de Flambagem, onde os materiais esterilizados são objetos metálicos. A esterilização é feita pela passagem do material em chama, que é lançada pelo bico de Busen ou até mesmo uma lamparina.

Nos demais processos, como a esterilização via calor seco, é usada em vidrarias e a esterilização via calor úmido é usada em meios de cultura.

OBJETIVO

A aula teve como principal objetivo embrulhar placas de Petri em jornal e distribuir água destilada (H2O) em garrafas, fazendo o tamponamento das mesmas, logo em seguida com algodão e jornal, para que possam ser esterilizadas em estufa.

MATERIAS E MÉTODOS

Na a aula prática, realizada no Laboratório de Patologia Florestal (L.P.F.), foram usados os seguintes materiais: Placas de Petri; Garrafas; Estufa; Jornal; Algodão; Barbante; Faca.

As placas de Petri foram devidamente enroladas com jornal antes de serem colocadas na estufa para o processo de esterilização, com a finalidade de evitar contaminações posteriores, durante a estocagem do material.

Nas garrafas foi depositada água destilada (H2O) sendo tampadas com algodão. Para garantir a não contaminação da água coloca-se jornal prezo com barbante no gole da garrafa.

Após todo o processo de embalagem dos materiais (placas de Petri e garrafas) para evitar a sua contaminação, eles foram levados para a estufa para serem esterilizados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os materiais após terem passado pelo processo de esterilização na estufa, se encontram preparado para a utilização nas as aulas práticas da disciplina Patologia Florestal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com