TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio Supervisionado

Por:   •  21/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

MAXMULLER OLIVEIRA RIBEIRO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA CIVIL

        

[pic 3]

MAXMULLER OLIVEIRA RIBEIRO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA CIVIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Civil da IES faculdade Pitagoras, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório

Coordenador de Curso: Giliam de Matos Araujo

Paragominas

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO         4

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        5

4  DISCUSSÕES        9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO.

O período de estágio foi realizado entre 23/08/2021 a 29/10/2021, com um total de 200 horas, sendo subdivididas em 20 horas semanais. Nesse período tive a oportunidade de acompanhar a ampliação e construção de anexos em um templo evangélico, sendo contemplado uma estrutura interna e um pavimento, além de outras pequenas obras que aconteceram concomitantemente.

A ampliação foi iniciada pois a capacidade do templo já estava superada, logo fez-se necessária uma expansão da área física do templo, assim ampliando também sua capacidade. O Eng. Manoel Ribeiro Rocha foi o responsável técnico pela obra e também meu supervisor de campo.

O estágio supervisionado me proporcionou a aplicação na vida profissional dos conhecimentos teóricos obtidos durante o período acadêmico, também agregou conhecimentos que são obtidos apenas quando se vivencia a engenharia civil na prática e desenvolveu a habilidade de resolução de problemas.

Durante o estagio na obra foram feitos acompanhamentos em diversos processos como: compra de materiais, montagem de ferragens, concretagem de estrutura e concretagem de laje.

 


2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

 O engenheiro Manoel Ribeiro Rocha reside em outra cidade então durante a semana ele trabalha de forma autônoma gerenciando varias obras na cidade de Paragominas – PA e nos fins de semana retorna a sua cidade de residência. Houve um contato onde acertamos que eu ficaria acompanhando essa obra que fica na rua Bernardo Sayao em frente a praça da bíblia.

A obra já estava em andamento quando iniciei o acompanhamento, sendo que uma boa parte da demolição da estrutura anterior já havia sido concluída e o primeiro pavimento já estava pronto. O próximo passo foi a concretagem da estrutura e laje do púlpito.

No canteiro de obra haviam 3 funcionários sendo 1 mestre de obras, todos os colaboradores da obra são contratados pela própria instituição religiosa que dispunha também de um administrador que ficava responsável por gerenciar a obra (compras, contratação, etc.), a cargo do engenheiro estava apenas a parte técnica do projeto.


3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Com o administrador da obra, fizemos vários orçamentos de materiais como: ferro, areia, seixo, cimento, tijolo. Alguns orçamentos foram feitos in loco outros por telefone, foram feitos para cada item sempre mais de um orçamento para comparação de preços e posteriormente finalizada a compra com a oferta mais viável, pois nem sempre o preço foi determinante, outros fatores como: disponibilidade do produto e prazo de entrega também foram fatores que afetaram a decisão final de qual orçamento era mais viável.

        Após o ferro ser entregue foram confeccionadas as ferragens da estrutura do palco com 4 barras de ferro de12mm na extensão de 13,8m, estribos de 5mm com distanciamento de 15cm entre si. Os pilares centrais de sustentação foram calculados com espessura de 10mm mantendo a especificação para os estribos A montagem da caixaria (figura abaixo) foi realiza deixando uma área de 2,5cm de distancia entre a ferragem e a face interna da caixaria para cobrimento total da ferragem.

        O canteiro foi organizado para o dia da concretagem da estrutura, a betoneira foi instalada próxima ao local de concretagem e todo o material que seria utilizado também já estava em fácil acesso. No dia seguinte foi realizada a concretagem, a medida do concreto foi de 7 latas de seixo, 5 latas de areia e 1 saco de cimento meia lata de água, como a areia estava molhada por ocasião de estar exposta a chuva o mestre de obras dosava a água de acordo com a necessidade visual como mostram a imagem abaixo

Decorrida uma semana da concretagem da estrutura a caixaria e as escoras foram retiradas assim sendo iniciada a montagem da caixaria para concretagem da laje que mede 13,57mx7m totalizando 95m². A laje foi projetada com placas de poliestireno expandido - EPS (figura 3), e suas funções principais são reduzir o volume do concreto, o peso da laje e servir como forma para o concreto complementar (TESSARI 2006).

Para (NERVO 2012) existem desvantagens em utilizar placas de EPS nas lajes como: alto consumo de fôrmas e escoramento, apresenta grande quantidade de vigas, fato esse que deixa as fôrmas do pavimento muito recortadas, diminuindo a produtividade da construção e grande consumo de aço e concreto. Como vantagens cita-se a existência de muitas vigas, por outro lado, forma muitos pórticos, que garantem uma boa rigidez à estrutura, facilidade no lançamento e adensamento do concreto e possibilidade de descontinuidade em sua superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com