TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Toyota de Produção

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS FRANCISCO GONÇALVES QUILES

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Bibliografia sobre sistema Toyota de Produção

Camila Wolffgramm Otto

INTRODUÇÂO

O Sistema Toyota de Produção é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1948 e 1975, que aumenta a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício, como a de tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e inventário desnecessário. Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, onde integra o lean manufacturing, just-in-time, kanban e o nivelamento de produção ou heijunka. O sistema Toyota só foi conhecido internacionalmente em 1990, sendo um método revolucionário, com muitos resultados e com o passar do tempo continuará evoluindo.

Ao longo de um período de cerca de 20 anos, Toyoda e Ohno colocaram em prática os princípios que formam a base do Sistema Toyota de Produção e que são os seguintes: eliminação de desperdícios e produção de veículos com qualidade. Esses dois princípios assentam-se numa base comportamental.

Eliminação de Desperdícios.

  1. Nos anos 50, a indústria ocidental tinha muito do que para os japoneses era desperdício de esforços, materiais, espaço e tempo.
  2. O mesmo era verdadeiro no caso dos recursos humanos: muita gente cuidando de planejamento e controle da produção, compras, controle da qualidade, manutenção.
  3. A indústria tradicional seguia uma filosofia conhecida como just-in-case, que significa manter recursos abundantes, particularmente máquinas e estoques, em estado de prontidão, para assegurar a produção e enfrentar as flutuações.
  4. O que os ocidentais enxergavam como precaução, os japoneses enxergavam como desperdício.
  5. O primeiro componente do sistema Toyota de administração é a eliminação de desperdícios, por meio da aplicação da filosofia do just-intime e das técnicas de racionalização do trabalho, criadas pelo movimento da administração científica.
  6. Just-in-time significa produzir apenas o necessário, no momento certo.
  7. Kaizen é a palavra japonesa que significa aprimoramento contínuo.
  8. É usada para designar os esforços sistemáticos de redução de desperdícios, levados a efeito por meio do procedimento inventado por Taylor: análise de uma tarefa, proposição da maneira mais eficiente de realiza-la e implantação da tarefa modificada.

 Produção com Qualidade.

  1. Depois dos desperdícios, a segunda inconveniência que a Toyota procurou evitar foi a maneira tradicional de enfrentar os problemas do processo produtivo.
  2. Os defeitos são tratados de forma pontual – um a um, sem preocupação de ir às causas.
  3. Em primeiro lugar, os trabalhadores receberam a instrução de parar a linha de produção sempre que encontrassem um problema que não conseguissem resolver.
  4. Em segundo lugar, eles deveriam analisar sistematicamente cada erro, perguntando sucessivamente “por quê?” até chegar à causa fundamental. Essa metodologia foi chamada de “cinco por quês”.
  5. No começo, quando esse procedimento foi instalado, a linha de produção parava a toda hora. 4
  6. À medida que eram corrigidos em suas causas fundamentais, os problemas caíam drasticamente, a ponto de a proporção de veículos fabricados em relação à produção prevista aproximar-se de 100%.

Produção Enxuta.

  1. As técnicas desenvolvidas na Toyota foram rapidamente adotadas em outras empresas no Japão.
  2. Nesse processo outros ingredientes foram agregados, originando um conjunto de soluções que se tornou conhecido como “o modelo japonês de administração”.
  3. O conjunto dessas técnicas e soluções também ficou conhecido como sistema de produção enxuta, por causa de sua orientação para a economia de recursos.
  4. Posteriormente, a idéia central da produção enxuta – a eliminação de desperdícios - ganhou maior envergadura e alcançou toda a administração da empresa.
  5. Nos anos 90, a expressão empresa enxuta passou a fazer parte do vocabulário da administração, já como um elemento que integra os chamados novos paradigmas da administração.

Um sistema de produção possui passos múltiplos, característico de muitos sistemas de produção envolvendo métodos de puxar e empurrar, cada um dos métodos tem seus méritos e fraquezas, escolher um desses métodos e aplicá-los depende da filosofia e criatividade de seus lideres em uma empresa. O sistema Toyota é um sistema puxado. A base do sistema é não possuir percas ou não haver desperdícios, tendo dois pilares necessários para a sustentação desse sistema : Just-in-time e Autonomação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com