TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Survey e Experimento

Por:   •  24/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

TAREFA 9 -SURVEY E PESQUISA EXPERIMENTAL

Acesse os capítulos do livro abaixo relacionado pelo:[pic 1]

MARTINS, R. A.; MELLO, C. H. P.; TURRIONI, J. B. Guia palra elaboração de monografia e TCC em Engenharia de Produção. São Paulo: Atlas, 2014.

  • Capítulo 5: Experimentos.
  • Capítulo 7: Pesquisa Levantamento ou Survey
  • Texto de apoio: Forza, C. (2002). Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, 22(2), 152194. https://doi.org/10.1108/01443570210414310.

Leia os capítulos (bem como o texto de apoio) e responda as questões a seguir.

  1. Defina o método “Survey” e descreva os passos/etapas para a sua execução.

Survey também conhecido como levantamento, é um método básicos de amostragem, interessante para estudos empíricos em Engenharia de produção (Martins et al., 2014). Sendo um método de coleta de informações diretamente de pessoas a respeito de suas ideias, sentimentos, saúde, planos, crenças e de fundo social, educacional e financeiro.

Uma survey pode ser feita com uso de um questionário autoadministrado em que alguém completa os dados com ou sem assistência. Esse questionário pode ser enviado pelo correio ou por correio eletrônico. A survey pode ainda ser feita por meio de entrevistas pessoais ou por telefone. Segundo Filippini (1997), a survey pode ter três objetivos: pesquisa levantamento exploratória, pesquisa levantamento confirmatória (ou teste de teoria ou explanatória e pesquisa levantamento descritiva, a primeira usada para obter uma percepção preliminar a respeito de um tópico, e trazendo base para um levantamento mais profundo, a segunda levantada para conhecimento de fenômeno articulado de forma teórica por meio de conceitos e modelos definidos e a terceira usada para ententer a relevÂncia de determinado fenômeno e descrever a importancia de determinada população. Para melhor entendimento de como realizar a implantação do Survey o modelo abaixo consegue demostrar de forma clara:

[pic 2]

Nas etapas de um survey:

  1. Com Vínculo com o nível teórico.

O estabelecimento de um modelo conceitual, fornecendo: nomes do constructo (conceitos teóricos ou variáveis) e definições nominais relevantes, proposições e ligações entre os conceitos/variáveis, explicações sobre as possíveis relações, observações e ligações sobre as teorias dos constructos e condições limites, ou seja, sobre o que se espera que as relações aconteçam.

 

  1. Projeto de uma Survey

Nessa etapa é considerado todas restrições macro: tempo, custo,  requisitos e etc.Tratando e identificando as principais necessidade de informações.  Definindo a unidade de análise (amostragem), determinando se é probabilistico ou não assegurando assim a representatividade da amostra do pesquisador sem generalizar seus resultados; O fornecimento e teste de definições operacionais  e a tradução das proposições em hipóteses. Na coleta de dados como método pode ser por questionários e entrevistas, por meio delas pode ser feito a definição de escalas utilizadas para medir as respostas dados pelos entrevistados, segundo Fink e Kosecoff (1998), existem quatro tipos de escalas de medidas: nominais, ordinais, intervalais e proporcionais.

  1. Teste Piloto: Por meio do pré-teste do questionário, a proposta de como ser feito é submetendo a versão final do mesmo a três tipos de pessoas: colegas, especialistas da indústria e respondentesalvo. O quadro abaixo  mostra o papel de cada uma dessas pessoas no pré-teste do questionário.

[pic 3]

Tal pré teste tem como finalidade aumentar a confiabilidade de dados e assegurar os dados da pesquisa. Em relação ao processamento dos dados, o primeiro passo requer transcrever esses dados dos documentos originais para um banco de dados ou planilha eletrônica. A avaliação da qualidade dos dados levantados pode ser feita em termos de validade e confiabilidade

  1. Coleta de dados para teste da teoria;

 Unidade de análise – agregação de dados durante a análise;

Seguir com a coleta de dados (realização da survey) só deve ser feito quando todos os assuntos relevantes levantados no teste piloto estiverem resolvidos.

Assim, problemas de coleta de dados e de medida deveriam vão ser reduzidos seguindo os passos: Abordar as empresas/respondentes e coletar os dados; Controlar e reduzir os problemas causados pelos não respondentes; Realizar limpeza e entrada de dados;  Se possível, entrar em contato novamente com as empresas para reduzir os dados problemáticos ou perdidos;  Avaliar a qualidade da medidas e feedback para as empresas sobre a amostra coletada.  

A avaliação da qualidade da medição pode ser feita em termos de validade e confiabilidade. A falta de validade introduz um erro sistemático (tendência), enquanto a falta de confiabilidade introduz um erro aleatório.

  1. Análise dos dados

Dividida em duas fases a anaálise de dados se encontra em: a análise preliminar dos dados e o teste de hipóteses.

 Para adquirir conhecimento das características e propriedades dos dados coletados algumas análises preliminares dos dados são geralmente realizadas antes de se fazer a avaliação da qualidade da medida ou de se conduzir os testes de hipóteses. A realizaçao dessas análises antes de avaliar a qualidade da medida de indicadores preliminares serve para saber o nível da análise feita. A análise preliminar dos dados é realizada checando-se as tendências centrais, dispersões, distribuições de frequência e correlações. A análise de dados para o teste de hipóteses pode ser feita com uso de testes de significância que são classificados em: paramétricos e não paramétrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (421.1 Kb)   docx (320.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com