TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste de Tração

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

ENSAIO DE TRAÇÃO

CAMPO GRANDE/MS

2017

Bruno Padilha de Oliveira – R.A. 9930024081

ENSAIO DE TRAÇÃO

Trabalho apresentado no curso de Engenharia Mecânica em Campo Grande MS no Centro Universitário de Campo Grande – Unidade 2.

Orientador: Prof. Michel

Campo Grande

2017

Sumário

Introdução......................................................................................................................2

Objetivo..........................................................................................................................3

Procedimentos experimentais.......................................................................................4

Perguntas........................................................................................................................7

Conclusão......................................................................................................................12

Referências Bibliográficas...........................................................................................13

Introdução

O ensaio de tração consiste em aplicar uma força uniaxial crescente em um corpo de prova até sua ruptura. Esse tipo de ensaio é muito utilizado pois fornece informações mecânicas muito importante dos materiais. Nesse procedimento utilizamos alguns corpos de prova de aço, cada um com um tipo diferente de tratamento térmico, para o teste foi utilizado uma máquina universal para ensaios mecânicos de tração de 100kN conectada em um computador para transmitir as informações.

Objetivo

Esse tipo de ensaio tem como objetivo obter informações mecânicas dos matérias, com isso utilizamos o procedimento para estudos acadêmicos para conhecer como os materiais reagem a esforços que os tracionam. Descobrir a partir dos resultados que tipo de materiais estamos pesquisado com as informações do gráfico de engenharia que podemos saber se o material é frágil, dúctil, tenaz ou um pouco de cada um, saber qual é a região elástica, plástica, e a qual peso ela chega nestas regiões, qual é o limite de resistência a tração do material e por fim o limite de ruptura que é onde o material se rompe e acaba o teste.

Procedimentos

Materiais

• Corpo de prova: Utilizamos 5 vergalhões de aço CA60 de 8 mm de diâmetro e 3 corpos de prova de aço 1020 com 8 mm de diâmetro.

• Equipamento de fixação na máquina: Foram utilizados para a fixação dois tipos de garras, para CP’s circulares e outra para CP’s chatos ambas com o diâmetro máximo de 12 mm.

• Equipamento de medição: Foram utilizados uma trena para medir o comprimento do corpo de prova e um paquímetro para medirmos o diâmetro.

• Equipamento de segurança: Para nossa segurança utilizamos óculos contra imapcto, luvas para se caso cair algum produto nas mãos e também usamos o jaleco.

• Equipamento de tração: Para o ensaio foi utilizado uma maquina de universal de ensaio mecânicos da Emic com capacidade maxima de 100 kN.

• Recebimento de dados: Para obtermos os dados usamos um computador e um software chamdo TESC que recebe os dados e transmite-os através de gráficos, apontamentos de medidas, etc.

• Métodos: Com o corpo de prova em mãos tiramos as medidas do comprimento e do diâmetro, após isto inserimos os dados na software informando o diâmetro, distância entregarras, comprimento inicial e a velocidade da tração em “mm/min”, todos os dados informados em mílimetros, colocamos o corpo de prova na máquina de tração, configuramos a maquina para o corpo de prova, mámixa e mínima altura, fixamos o CP zeramos as força e aplicamos um torque acima de 40 N após isto iniciamos o teste, e ficamos acompanhando pelo computador as informações geradas, após o rompimento retiramos o corpo de prova fazemos a medida final e inserimos no software para finalizarmos os dados, com isso conseguimos tirar as conclusões sobre o material.

• Resultados: Com o as informações obtidas a partir do ensaio, conseguimos identificar propriedades importantes dos metais usados, como o caso do aço 1020, por conter uma baixa quantidade de carbono cerca de 0,2% ele se torna um material mais dúctil rompendo-se com um alongamento maior,no gráfico podemos notar a grande fase elástica que ele possui, esse tipo de material é interessante para ser usado um locais onde sofrerá grandes tensões e precisara voltar a sua forma inicial. O aço CA 60 (CA-Concreto Armado) é também um matel com baixo teor de carbono, por conta disso suas caracteristicas são bem parecidas com a do aço 1020, o uso mais comum desse material é na contrução civil por conta da sua grande capacidade de se deformar ao receber grandes cargas e voltar a sua forma inicial.

1) De acordo com cada gráfico, cada ensaio, diga se o material é dúctil ou frágil?

Como podemos ver no gráfico essa esse tipo de caracteristica é de um máterial dúctil, onde ele apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com