TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ACIDENTES DE TRABALHO

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE BRASILEIRA

 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ALINE CAIADO MACHADO

LUIZA PALASSI ASSAF

MANUELA LOUREIRO COSTA

MARIANA DALLAPICULA MONFRADINI MARQUES

RENATA VIEIRA LOBO JARDIM PIMENTEL

ACIDENTES DE TRABALHO

VITÓRIA - ES

2016

ALINE CAIADO MACHADO

LUIZA PALASSI ASSAF

MANUELA LOUREIRO COSTA

MARIANA DALLAPICULA MONFRADINI MARQUES

RENATA VIEIRA LOBO JARDIM PIMENTEL

ACIDENTES DE TRABALHO

[pic 1]

VITÓRIA - ES

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CASOS REAIS DE ACIDENTES DE TRABALHO        5

2.1 CASO 1: CABO DE ANDAIME ROMPE E TRABALHADOR FICA PENDURADO EM OBRA DE HOSPITAL        5

2.2 CASO 2: POLICIAIS DA CIPTUR SOFREM ACIDENTE A CAMINHO DO TRABALHO EM LUÍS CORREIA        6

2.3 CASO 3: MILHÕES DE TRABALHADORES SÃO EXPOSTOS AO PÓ DE SÍLICA NO BRASIL        8

3 CONCLUSÃO        10

4 REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

Acidente de trabalho é toda lesão corporal ou perturbação funcional que, no exercício do trabalho, cause a morte ou a incapacidade para o trabalho, sendo ela: total ou parcial, permanente ou temporária. E que podem ser classificados como: acidentes de trajeto, típico ou doença ocupacional.

Muitos dos casos de acidentes podem ser evitados através de medidas adotadas, como por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual ou coletiva onde muitos deixam a desejar nesse aspecto.

Sendo assim, neste trabalho serão apresentados três casos reais de acidentes de trabalho, explicando o que leva cada um a ser considerado um acidente conforme a Lei Nº 8.213 e suas respectivas causas e medidas de prevenção.

2 CASOS REAIS DE ACIDENTES DE TRABALHO

2.1 CASO 1: CABO DE ANDAIME ROMPE E TRABALHADOR FICA PENDURADO EM OBRA DE HOSPITAL

Um cabo de segurança salvou a vida de um operário que, por muito pouco, não despencou de um andaime posicionado no 4º andar da Santa Casa de Misericórdia de Santos. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (17). Após ficar pendurada por cerca de meia hora, a vítima foi encaminhada à emergência do hospital, com ferimentos no rosto. 

Conforme apurado pela Reportagem, o acidente de trabalho ocorreu por volta de 8h20. Neusvânio Antônio Ferreira Ferro, de 23 anos, realizava um reparo na fachada de um dos prédios do hospital, quando um dos cabos de aço que sustentava o andaime se rompeu. 

O trabalhador, que estava sozinho sobre o equipamento, utilizava um cabo de segurança, que o manteve pendurado enquanto o Corpo de Bombeiros era acionado. Segundo testemunhas, como o corpo da vítima estava amarrado a um cinto de segurança, ele ficou pendurado, mas chegou a ser chicoteado em direção ao edifício, provocando ferimentos em seu rosto. A ferramenta do operário, um martelo, também caiu de cima do andaime. Por sorte, no momento ninguém passava pelo local. 

De acordo o tenente do Corpo de Bombeiros, Abdias Fernandes Sales, o trabalho de resgate do operário durou cerca de meia hora. “Ele teve um ferimento no rosto e uma leve escoriação, mas está bem”. 

Um funcionário do hospital, que não quis ter sua identidade divulgada, informou que a vítima estava tonta por conta do impacto na parede, mas ficou de pé e deitou na maca normalmente, assim que foi resgatado.

O trabalhador foi socorrido no Hospital Santa Casa. Conforme informações da assessoria de imprensa da unidade, o operário é funcionário de uma empresa terceirizada, contratada para as obras de ampliação do complexo hospitalar. 

LINK DA REPORTAGEM: 

http://www.viaseg.com.br/noticia/16530-acidente_de_trabalho_cabo_de_andaime_rompe_e_trabalhador_fica_pendurado_em_obra_de_hospital.html

O acidente relatado pela reportagem acima, pode ser classificado como típico, pois ocorre no local de trabalho durante o exercício da função, já que o trabalhador executava uma tarefa à qual foi designado durante o horário de trabalho. De acordo com a NR - 18 - Condições na Construção Civil, a empresa responsável deve objetivar a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Visto que ocorreu a ruptura do cabo de aço, conclui-se que não foi realizada a vistoria necessária neste equipamento, descumprindo a exigência da NR-18 e expondo o trabalhador a riscos que só não tiveram proporções maiores pelo uso do cabo de segurança pelo operário. A medida preventiva necessária para esse caso seria a inspeção periódica do equipamento, e certificar que o funcionário encarregado da atividade esteja fazendo o uso correto do dispositivo de segurança.

2.2 CASO 2: POLICIAIS DA CIPTUR SOFREM ACIDENTE A CAMINHO DO TRABALHO EM LUÍS CORREIA

Dois Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), sofreram um acidente por volta das 08h30 na PI-116, na zona rural de Luís Correia, entre os povoados Carapebas e Camurupim.

Os policiais seguiam em uma motocicleta Lander, da própria Polícia Militar, quando o pneu traseiro estourou. O cabo Rodrigues Neto, condutor da moto quebrou o pé; já o passageiro o cabo Castro sofreu uma fratura exposta na tíbia da perna esquerda. Tanto a Polícia Militar em Parnaíba como em Luís Correia foram comunicados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro as vítimas, que posteriormente foram levadas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Outros policiais militares estiveram no local dando apoio a resolução do ocorrido. Antes do acidente, os policiais estavam indo para o município de Cajueiro da Praia para cumprir plantão ao qual estavam escalados, o que configura acidente de trabalho.

[pic 2]  [pic 3]

LINK DA REPORTAGEM:

http://cidadeverde.com/luiscorreia/71906/policiais-da-ciptur-sofrem-acidente-a-caminho-do-trabalho-em-luis-correia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com