TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE NA GESTÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  15/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

MACEIÓ

2019


 janderson gomes peixoto[pic 5]

[pic 6]

 INDICADORES DE PRODUTIVIDADE NA GESTÃO DA PRODUÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição Faculdade Pitágoras.

Orientador: Camila Oliveira


        [pic 7]

Maceió

2019


SUMÁRIO

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12

1.1 O PROBLEMA

No cenário industrial os indicadores de performance tem sido uma ferramenta estritamente importante, devido as suas contribuições para uma tomada de decisão eficiente dentro da indústria. Sendo assim, de que forma a gestão de processos por indicadores pode influenciar no aumento da produtividade?  


 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar as melhorias que a gestão por indicadores pode trazer para o cenário industrial e suas implicações no processo produtivo.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Demonstrar os tipos de indicadores de produtividade existentes;
  • Compreender os fundamentos da gestão da produção no processo de melhoria contínua;
  • Descrever as relações entre os indicadores de produtividade e sua influência no aumento da produtividade.

3 JUSTIFICATIVA

A gestão por indicadores de produtividade tem auxiliado bastante no cumprimento de metas e objetivos, coletando e analisando os dados obtidos do processo produtivo, corrigindo falhas e diminuindo ao máximo as perdas e desperdícios dentro da indústria.

Tem-se implementado várias de ferramentas de controle, buscando melhoria da qualidade e produtividade nas empresas. A modernização da indústria requer a adoção de novos métodos de gerenciamento e gestão de processos e a incorporação de novas tecnologias, tornando a indústria competitiva e aprimorando o processo produtivo.

A aplicação dos indicadores de produtividade na indústria contribui diretamente para o processo de melhoria contínua, buscando reduzir gastos, identificando e eliminando falhas no processo, melhorando a qualidade do trabalho, criando mão de obra qualificada e apta a resolver problemas, assim aumentando a eficiência da produtividade.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A produtividade é um conceito que está diretamente ligado com a rentabilidade. Significa uma relação entre os meios, recursos empregados e o resultado alcançado. Os indicadores de produtividade são ferramentas que auxiliam as empresas a encontrarem oportunidades de crescimento e a identificar possíveis falhas no decorrer do processo.

Segundo Moreira (1991), "a mera existência de estimativas de produtividade pode servir de estímulo para que funcionários passem a raciocinar em termos de eficiência e preocupar-se com elas". Isso é necessário para que haja a garantia de que os próprios funcionários vão estar engajados no processo de melhoria contínua da empresa.

Quesnay em (1766) foi o primeiro a usar o termo produtividade de maneira formal. Para o economista francês “a regra fundamental de conduta é alcançar a maior satisfação com a menor despesa ou fadiga". Outro economista francês, conhecido como Littre (1883), usou o termo com o sentido de “capacidade para produzir”. Mas só em 1950 a comunidade econômica Europeia apresentou a definição de produtividade como sendo o “quociente obtido pela divisão do produzido por um dos fatores de produção”. Por isso associa-se a produtividade a eficiência e ao tempo.

Para Costa (1983), ele enxerga a produtividade como sendo “a relação da quantidade produzida em função do tempo para se produzir”.

No passado, pensava-se que a produtividade dependia de fatores trabalhistas e de capital, no entanto, agora é conhecido que há um grande número de fatores que afetam seu comportamento. Entre eles, destacam-se os investimentos, a pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, o uso da capacidade instalada, as características de máquinas e equipamentos, custos energéticos, a qualidade dos recursos humanos, a sindicatos, etc.

Com todos esses fatores influenciando a produtividade se faz necessário a criação e implantação de indicadores responsáveis por medir a produtividade, para assim garantir um produto ou serviço de qualidade.

De acordo com Prokopenko (1987), “a sua medição pode estimular a melhoria operacional: o simples anúncio, a instalação e funcionamento de um sistema de medição pode melhorar a produtividade do trabalho, entre 5 e 10%, sem qualquer alteração do investimento”.

É fato que para entendermos um processo produtivo precisamos medi-lo, se não fizermos isto não conseguiremos entendê-lo. Segundo H. James Harrington (Citado em Kaydos, 1999):

A medição é o primeiro passo que leva ao controle e eventualmente à melhoria. Se não podes medir algo, não o podes compreender. Se o não compreendes, não o podes controlar. Se não o controlas, não o podes melhorar (H. James Harrington. Citado em Kaydos, 1999).

A medição da produtividade contribui de forma direta no planejamento da gestão da produção, tornando mais fácil a tomada de decisões estratégicas, para garantir o processo de melhoria contínua. Para Syal et al. (1992 apud BERNARDES, 2001, p. 16) o planejamento consiste em “um processo de tomada de decisão que resulta em um conjunto de ações necessárias para transformar o estágio inicial de um empreendimento em um desejado estágio final”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com