TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E SANEAMENTO BASICO  

LUIS, Adilson de Mdeiros1

                                                                           TEMPORIM, Djanira³

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de relatar o crescimento da cidade de Campinas, que de certa maneira, alem de rápido e desenfreado, acaba acontecendo muitas vezes de maneira irregular, sendo o mais conhecido como invasões, essas atitudes contribuem de uma maneira negativa com o aumento da falta de infra-estrutura básica para o desenvolvimento humano, tais como, água encanada, coleta e afastamento do esgoto, coleta de lixo comum e seletiva, escolas e creches, postos de saúde, transporte publico, área de lazer publica dentre varias outras necessidades variando desde a mais simples ate a mais complexa.  

Palavras-chave: Urbanização; Sustentabilidade; Saneamento

1. INTRODUÇÃO

Como se sabe ainda hoje a falta de saneamento básico (tratamento de água e de esgoto) é causadora de impacto ambiental e de inúmeras doenças hídricas, por exemplo amebíase, criptosporidíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa, cólera, verminoses entre tantas outras que ocasionam muitas vezes perdas como morte, afastamento do trabalho, aumento do consumo de remédios.

Sendo o principal causador dessas enfermidades esta o contato direto ou indireto com o esgoto, pois numa região desprovida de saneamento não tem como evitar descarte de água que fora utilizada em comércio seja para manutenção ou produção de algo e principalmente o esgoto gerado em residências.

O esgoto não é somente formado por despejos de água para descarga do vaso sanitário, mas também pela água do banho tomado no chuveiro, a louça lavada na pia, pela roupa lavada no tanque e na máquina de lavar.

Hoje, no Brasil, leis de saneamento básico e meio ambiente garantem os direitos dos usuários de serviço de água e esgoto. Uma delas é a Lei número 11.445 de 2007 – que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para política federal de saneamento básico. Torna-se cada vez mais exigente e necessário o correto despejo de esgoto, evitando à contaminação do solo e do corpo hídrico, associado à uma incessante preocupação com a sustentabilidade e educação ambiental. A empresa SANASA é uma referência nacional em tratamento de água e esgoto, tem em sua política institucional utilizar o sistema de gestão de Qualidade, por isso tem padrões de serviços dentro das normas para se obter a ISSO 9001/2008. E está implantando no seu sistema de Gestão Ambiental práticas como: reduzir o consumo de matéria prima, aumentar a eficiência dos produtos gastando menos, reciclar resíduos, prevenção e mitigação de impacto ambiental, e de poluição baseado na NBR 14001.

Nesse sentido a SANASA preocupa-se em devolver o esgoto devidamente tratado ao corpo hídrico seguindo as resoluções da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, também o Decreto Federal 7.217 de 21 de julho de 2010 e a Lei Municipal 14.241 de 10 de abril de 2012.

Segundo a lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:

a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;

b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;

c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas;

Como é de conhecimento, a falta de esgoto tratado causa inúmeras doenças que prejudicam todos que moram em locais que não o tem, ocasionando gasto financeiro decorrente de afastamentos em serviços, gastos com saúde pública, com isso enfatizando a necessidade de uma ótima política de saneamento.

           Muitas doenças estão associadas aos baixos níveis socioeconômicos, principalmente pela precariedade de saneamento básico, higiene pessoal e educação ambiental, algumas já extintas em países de primeiro mundo. Em algumas regiões brasileiras, ocorrem de forma endêmica e em regiões mais precárias ocorrem epidemias.  

Tais como:

Febre Tifoide: o causador da doença é a bactéria Salmonellatyphi, transmitida pela ingestão de alimentos, de água, que estejam contaminados com urina e fezes humanos ou pelo contato direto com esgoto, principalmente em locais sem saneamento, ou esgoto despejado em córregos. Algumas pessoas são portadoras crônicas, mas assintomáticas, outras apresentam febre prolongada, constipação ou diarreia com sangue, dor de cabeça, aumento do fígado e baço, vômitos, manchas rosadas no tórax e abdômen.  

Febre Paratifoide: É semelhante à Febre Tifoide, geralmente menos grave, com sintomas parecidos, porém mais brandos. Causada por um gênero diferente de bactéria, a Salmonellaparatyphi, podendo ser do tipo A, B ou C.

Shigelloses: Infecção bacteriana aguda no intestino grosso, causada pela bactéria do gênero Shigella. Seus sintomas são disenteria forte, podendo levar à desidratação, fortes dores abdominais, em casos graves pode levar a coma, convulsões, delírios, ulceras intestinais provocando grandes perdas de sangue.  

Cólera: é causada pela bactéria Vibriocholerai, conhecida como Vibrião colérico. Os sintomas aparecem rapidamente, como forte diarreia, vindo a perder fluidos e sais importantes do organismo, outros sintomas são pressão arterial baixa, arritmia cardíaca, choque. Se não tratada pode levar uma pessoa a óbito em uma questão de horas.

Hepatite A: causada pelo vírus da hepatite A, principais sintomas são fadiga, náuseas e vômitos, desconforto abdominal principalmente próximo ao fígado, urina escura, icterícia. A doença pode durar por meses e raramente leva à morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com