TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Componentes Telhado Verde

Por:   •  18/8/2015  •  Dissertação  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Substrato

Entende-se como “substrato para plantas” o meio em que se desenvolvem as raízes das plantas cultivadas fora do solo in situ (Kämpf, 2000a). Considera-se, como sua função primordial, prover suporte às plantas nele cultivadas (Fermino, 1996; Kämpf, 2000a e Röber 2000) podendo ainda regular a disponibilidade de nutrientes (Kämpf, 2000a) e de água (Fonteno, 1996).

Nesta camada, a variedade de composição é extensa, porém precisam ser suficiente em relação a necessidades das plantas em absorver a umidade e nutrientes necessários. O substrato ideal para Telhados Verdes deve possuir as seguintes qualidades:

  • Capacidade de retenção de água, tornando-a disponível a vegetação;
  • Boa drenagem, evitando acumulo de água e sobre carga na estrutura;
  • Granulometria variada de tal modo que, mantenha a aeração;
  • Baixa taxa de decomposição que gera pouca manutenção;
  • “Leveza”, apresentar baixa densidade enquanto seco e\ saturado.

Os materiais comumente utilizados são: argila expandida de xisto ou ardósia e material vulcânico, como pedra-pomes e perlita. Porém, agregados expandidos exigem muita energia para serem produzidos, algo ruim diante da consciência sustentáveis. Já materiais de origem vulcânica possuem disponibilidade em regiões específicas, tornando os custos de transporte altos para longas distancias. Assim, há necessidade de pesquisar diferentes compostos e composições para a busca de um substrato mais adequado disponível em cada região.

  1. Filtro

Esta camada que separa a parte inferior do substrato da camada de drenagem e possui pouca espessura. Tem como função essencialmente impedir que as partículas finas do substrato obstruam a camada de drenagem, prejudicando o bom funcionamento do sistema. Normalmente é composto de tecido geotêxtil ou polipropileno.

Independente da composição o filtro deve apresentar as seguintes funções:

  • Reduzir o carreamento de partículas sólidas;
  • Garantir o bom funcionamento da drenagem na base do telhado;
  • Manter a circulação de ar necessária para o bom desenvolvimento radicular;
  • Não compactar sob pressão (pisoteio);
  • Alta durabilidade.

  1.  Drenagem

A camada de drenagem tem como função evitar o acúmulo em excesso de água no sistema. Pode ser composta de materiais granulares (argila expandida ou vermiculita), tecidos poroso, módulos de plástico ou poliestireno como bandejas ou caixas vazadas que permitam a circulação da água até seu destino final, os drenos.

  1.  Camadas de retenção de água

É uma camada alternativa, costumeiramente composta por formas de plástico, com reentrâncias na superfície superior para captar ou reter água. Assim sendo, ela aumenta a capacidade natural de retenção da água do telhado verde. Cantor (2008) afirma que as formas, quando devidamente instaladas, chegam a reter 0,1 a 0,5 litros por metro quadrado. A água armazenada nesta camada é absorvida pelas plantas e ainda ajuda a manter o substrato úmido.

  1. Camada anti-raiz

Para evitar que as raízes penetrem na impermeabilização e causem vazamentos, é conveniente adicionar as barreiras de raiz onde normalmente são utilizadas membranas termoplásticas, há ainda possibilidade do uso de membrana de cobre e produtos químicos retardadores de raiz. Porém, este tipo de procedimento é visto negativamente por códigos de construção por poder causar danos ambientais, como, a contaminação da água pelo cobre e agentes químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com